Artigos Anteriores

O PLANO REAL FOI ASSASSINADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ILUSÃO

Da mesma forma como tratou de iludir o povo brasileiro quanto ao crescimento da economia (repetiu várias vezes que o PIB cresceria acima de 4,5% em 2011 e 2012; e neste ano de 2013 disse que vai ficar acima de 4%), o governo, neste momento, está tratando de convencer o povo pouco esclarecido de que a inflação está sob controle.

DESCONTROLE

O que a realidade mostra, lamentavelmente, para desespero geral, é que nada está sob controle, mas sim dentro de um total descontrole. É possível que uma boa parte do povo (os ignorantes) continuará se deixando levar pela conversa do governo, ou pela ilusão de que Dilma está preocupada com problema.

REGIME DE METAS

Os fatos, porém, traduzem uma indiscutível verdade: o REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO, por exemplo, um dos importantes pilares do tripé que dava sustentação ao Plano Real, simplesmente foi abandonado. Sem qualquer surpresa, porque o PT jamais escondeu que foi contra à aprovação do Plano Real.

ÀS TRAÇAS

Assim, o teto da meta deste ano passou a ser uma mera referência e não mais um objetivo a ser atingido. Como os demais pilares do Plano Real (câmbio flutuante e lei de responsabilidade fiscal) já haviam sido jogados às traças no ano passado, isto significa que o Real está completamente à deriva.

CHOQUE DE DEMANDA

Entendo perfeitamente que o sentimento OTIMISTA de muitos leitores não permite que aceitem os meus argumentos. Para esses lembro que o aumento da renda de grande parte dos brasileiros foi produzida pelo efeito crédito, que por sua vez se traduziu em importante CHOQUE DE DEMANDA.

CHOQUE DE OFERTA

Como não houve o necessário e imprescindível CHOQUE DE OFERTA, como bem esclarecem os índice de investimentos e de comportamento da indústria, a quantidade de produtos oferecidos foi menor do que a interesse de consumo. Assim, o alinhamento se deu pelo aumento generalizado de preços. Simples assim.

REINDEXAÇÃO

Ademais, para se tornar simpático com todos os setores, o governo, de forma irresponsável, resolveu reduzir drasticamente a TAXA DE JUROS (SELIC), o que alimentou a fome do dragão da inflação. Para ganhar a confiança de todos os que não têm um pingo de raciocínio, o governo e a mídia resolveram dizer que só os bancos ganham com SELIC alta. Pode? A situação, como se percebe a olhos vistos, está pra lá de complicada. Até porque o processo terrível da reindexação vai produzir os piores resultados daqui para frente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DESEMPENHO CATASTRÓFICO
    A atividade econômica brasileira teve o pior desempenho para o mês de fevereiro desde 2005, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. O IBC-Br recuou 0,52% no segundo mês deste ano, após registrar alta de 1,43% em janeiro. A queda do indicador, que é considerado uma prévia do PIB, foi menor do que o esperado pelo mercado (-0,85%).
  • MISTER X
    O que já era grave, pode se tornar ainda pior. Nos últimos dias, diversos gestores de fundos e investidores foram procurados por advogados norte-americanos, que estudam propor ações coletivas contra o bilionário Eike Batista. A CLASS ACTION, comum nos Estados Unidos, e não no Brasil, é uma modalidade de ação proposta por advogados em nome de várias vítimas, que alegam prejuízos difusos. No caso de Eike, o que se estuda propor é uma reclamação por fraude no mercado de capitais, tendo como principal objeto a empresa de petróleo OGX, que, nesta quinta-feira, caiu mais 7% e fechou cotada a R$ 1,45, atingindo novo piso histórico. No ano, a retração é de 90%.Investidores já começam a levantar fatos relevantes divulgados pelo grupo EBX, anunciando perspectivas excessivamente otimistas sobre as perfurações de petróleo, que jamais se mostraram verdadeiras. Até mesmo postagens de Eike Batista no Twitter, onde ele mantém um diálogo aberto, e polêmico, com investidores, estão sendo analisadas. A iniciativa pode atingir também o banco de investimentos Credit Suisse, presidido por José Olympio Pereira, que fez a maioria dos IPOs (lançamentos de ações) de Eike e ajudou a \"dourar a pílula\" de suas empresas.
  • MORNO
    O ano começou morno também para o comércio varejista, que vinha crescendo de forma muito mais acentuada do que a indústria. Um exemplo do desempenho mais fraco foram as vendas dos supermercados do Grupo Pão de Açúcar no primeiro trimestre, que descontadas a inflação e as lojas inauguradas recentemente tiveram queda de 0,2% em relação ao ano passado. Em fevereiro, segundo o IBGE, o volume de produtos vendidos caiu 0,4% frente a janeiro. (Valor)
  • CARNE SUÍNA
    As exportações de carne suína em março caíram 17,87% em relação ao mesmo mês de 2012. O Brasil exportou 39,25 mil toneladas e faturou US$ 105,32 milhões. Em receita, a queda foi de 13,35% na mesma comparação, divulgou há pouco a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

FRASE DO DIA

Com o atraso das reformas estruturais e das privatizações, o Brasil fica longe de realizar seu potencial. Poderia tornar-se um tigre e se comporta como uma anta...

Roberto Campos