Artigos Anteriores

O PIBINHO DE 2018 E SUAS CONSEQUÊNCIAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

70 DIAS

Considerando que o mês de fevereiro já era e parte considerável das atividades que se desenvolvem no nosso empobrecido Brasil só voltarão ao -normal- no dia 10 de março, a conclusão é muito clara: até lá o atual governo estará completando 70 dias marcados mais por promessas e menos por realizações.

PROTAGONISTA

Na real, gostem ou não os mais OTIMISTAS, o que vimos, de fato, foi a continuada colheita da interminável safra de ROMBOS nas Contas Públicas, onde a INJUSTA e INDECENTE PREVIDÊNCIA SOCIAL é a grande protagonista. 

PIB 2018

Como se não bastasse esta -COLHEITA SEM FIM- de ROMBOS nas Contas Públicas, tanto do País quanto dos Estados e Municípios, hoje cedo o IBGE divulgou nota informando que o PIB brasileiro de 2018 fechou com uma paupérrima alta de 1,1%. 

PIB/DESEMPREGO

Pois, comparando este baixíssimo crescimento econômico (1,1%) com a elevada taxa de desocupação/desemprego (12%), como revelou ontem o mesmo IBGE, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), não precisa ser iniciado em economia para concluir que  com este PIBINHO pífio não há como aumentar o nível de emprego. 

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Como o meu papel, assim como o do PENSAR+, é o de prestar o máximo de esclarecimentos sobre a importante relação CAUSA/EFEITO das coisas que acontecem principalmente na nossa economia, aí estão alguns exemplos incontestáveis:

CAUSAS

1- a CAUSA do nosso alto DESEMPREGO se deve ao baixo, ou nulo, crescimento econômico;

2- a CAUSA do baixíssimo crescimento do PIB tem como responsável maior a nossa ridícula TAXA DE INVESTIMENTO; 

3- a CAUSA do nossa ridícula TAXA DE INVESTIMENTO se deve ao excessivo tamanho do ESTADO, que se apropria, constantemente, de grande parte da nossa poupança.  

A GRANDE RESPONSÁVEL

Infelizmente, o que mais se vê, lê e ouve na maioria dos meios de comunicação, é um constante ataque às CONSEQUÊNCIAS, deixando INTACTAS as verdadeiras CAUSAS dos nossos graves problemas.

De novo: a maior responsável pela nossa ridícula TAXA DE INVESTIMENTO é a INJUSTA e INDECENTE PREVIDÊNCIA SOCIAL. Aí está, portanto, a GRANDE CAUSA do nosso fracasso econômico, fiscal e, consequentemente, da ALTA TAXA DE DESEMPREGO.

Anotem aí: o Brasil só sairá da UTI quando a TAXA DE INVESTIMENTO chegar em torno de 25% do PIB (hoje está em torno de 15%). Ou seja, tudo depende da REFORMA DA PREVIDÊNCIA!!!!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ALÉM DOS PRIVILÉGIOS...

    Como se já não bastasse a enorme INJUSTIÇA imposta através de nojentos privilégios concedidos aos aposentados do setor público do nosso país, estados e municípios, coisa mais do que suficiente para deixar qualquer ser humano muito revoltado, os gaúchos  ainda precisam conviver com uma escancarada falta de CARÁTER de certos bandidos que ocupam cargos públicos no RS.

    Ontem, os jornais da RBS noticiaram que o servidor da Assembleia Legislativa do RS, Luís Fernando Coimbra Albino, é suspeito de fazer atividades fora do parlamento em períodos em que alegou estar doente e sem poder trabalhar. Ao cumprir buscas no apartamento dele, a polícia gaúcha encontrou um atestado assinado em branco em nome do cirurgião vascular Nilo César Mandelli.

    Durante as buscas, a polícia também apreendeu dois carros de Albino por suspeita de lavagem de dinheiro. Um deles, um Volvo ano 2017, está em nome da mãe dele.

    Albino apresentou, desde 2017, pelo menos 11 atestados médicos alegando enfermidades que permitiram que ele ficasse 131 dias, não contínuos, afastado das funções no parlamento. Seria de Mandelli a maior parte destes documentos. Assim como Albino, o médico também é filiado ao Solidariedade e já concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

    Mandelli e Albino não são apenas colegas de partido. Quando respondeu a uma ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o médico teve o servidor da Assembleia como advogado de defesa.

    Chamou a atenção da polícia a quantidade de atestados em nome de Mandelli apresentados por Albino ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP). O delegado Max Otto Ritter, da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat), disse que atestados com assinatura que seria de Mandelli e carimbo do médico aparecem com o texto em grafias diferentes. Não está descartado que alguma informação tenha sido falsificada, mas o fato é que a folha em branco do atestado apreendido é oriunda da clínica de propriedade de Mandelli.

    O Grupo de Investigação da RBS flagrou Albino em atividades quando, perante a Assembleia, ele estava doente e impossibilitado de trabalhar. Ele participou de eventos partidários, viagens e até de audiências judiciais, já que é advogado. Para o delegado, se estava doente para cumprir suas funções como servidor público, Albino não poderia realizar outras tarefas.

    O presidente estadual do Solidariedade, vereador Cláudio Janta, disse que Albino será imediatamente afastado da direção do partido, já que atuava como diretor jurídico.

    — Não vamos acobertar. Queremos que fatos sejam apurados. Ele tem mais de 30 anos de carreira na Assembleia. Já foi de gabinetes e comissões, o que permitia que saísse para atividades. Nunca imaginamos que agisse de má-fé. Quando estava comigo, e até em viagem, sempre dizia que estava de licença ou de folga da Assembleia. Nunca me disse que estava doente — afirmou Janta.

     Que tal?

FRASE DO DIA

Planeje seu trabalho para hoje e todos os dias. Em seguida, trabalhe o seu plano.

Margaret Thatcher