Artigos Anteriores

O PESO DO FUTEBOL E DO CARNAVAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

O QUE É AMOR À PÁTRIA

O brasileiro, ao longo dos anos, vem demonstrando ao mundo todo que as coisas que mais merecem atenção e tem maior importância no Brasil são o carnaval e o futebol. O enorme empenho nos desfiles e o sofrimento durante a apuração das Escolas de Samba é qualquer coisa fora do comum. E no futebol, por envolver um público maior, não é nada diferente. A ponto de confundir amor à Pátria com torcer pela Seleção.

ÓPIO DUPLO

Este ópio em dose dupla ainda precisa ser melhor compreendido pela ciência médica para tentar a cura do povo. Não é possível que toda a carga física e emocional se concentre basicamente só nestas duas atividades ? futebol e carnaval -, cujos ganhos só são embolsados pelos dirigentes, atores e figurantes.

SEM UFANISMO

Naquilo que deveria haver um forte espírito de patriotismo, que poderia representar uma melhor qualidade de vida para todos, como é o caso dramático da Previdência Social, infelizmente não acontece este tipo de ufanismo que se mostra de forma tão intensa no futebol. Não há torcidas organizadas para impedir os rombos verificados a cada mês no INSS e que assustam as contas públicas.

SEM ABDICAR DAS PAIXÕES

Esta falta de discernimento, sem que fosse preciso abdicar das paixões pelo futebol e carnaval, não é concebível nos dias de hoje onde há tanta informação. Quem exige uma melhor distribuição de renda, com menos impostos e contribuições, não poderia ficar alheio e passivo, em hipótese alguma, aos déficits crônicos da Previdência, que estão nos levando a uma catástrofe impressionante.

HINO NACIONAL

Nesta questão não há gritos exigentes para com os técnicos e governantes. Ninguém canta o Hino Nacional. Ninguém se comove. Ninguém fica indignado, como ocorre quando o tema é futebol. Se a Seleção é vitoriosa no campo somos os melhores do mundo em tudo. E se for derrotada, a perda de um jogo ou campeonato desola a todos de forma tal que dá a impressão de que estamos no pior dos mundos.

SEM PATRIOTISMO

Enfim, não choramos quando é anunciado, a cada mês, como ontem, o rombo nas contas da Previdência. Aí não há patriotismo nem indignação. O incrível é que justamente naquilo que afeta demais vidas de toda a sociedade, nas suas contas, de forma real e palpável, o brasileiro não chora. Simplesmente deixa pra lá e não pára para assistir a apresentação dos números tenebrosos da Previdência.

PALESTRA

Soluções Logísticas Intermodais para Empresas do Rio Grande do Sul - Mercado Interno e Exportações, é o tema da palestra de Bruno Lino, gerente de Industrializados Sul da ALL - América Latina Logística nessa quarta-feira (28), às 8h, na Câmara Americana de Comércio - AMCHAM (Av. Mostardeiro n° 322, 11º andar - 51 - 2123.8999).

NETWORKING

A Associação CompRaS promove o 1º Networking CompRaS nesta quinta-feira, 29, às 19h, na sede da FDRH (Av. Praia de Belas, 1595). O evento reunirá associados e empresas interessadas em estabelecerem novos contatos para efetivarem negociações através da rede. O Networking tem entrada franca. Mais informações pelo fone 3311-3547 ou pelo email compras@compras.org.br

FEBRAMÓVEL

A Febramóvel, que terá sua segunda edição de 15 a 18 de março de 2007, no Serra Park, em Gramado, estará buscando o público paranaense nesta última semana de junho. A equipe que organiza a Febramóvel irá coordenar o stand exclusivo da feira gramadense na FIQ, evento que expõe equipamentos para fábricas de móveis, que acontece em Arapongas/PR.

SIMPLES GAÚCHO

Eliminar dúvidas sobre a nova lei tributária gaúcha e enaltecer seus benefícios. Com este propósito, a AGAS ? Associação Gaúcha de Supermercados promove no dia 28 de junho, às 15 horas, no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre, o evento ?ICMS ? O Simples Gaúcho ? Redução da Carga Tributária no Supermercado?. Ocasião para falar sobre as vantagens da legislação, que será sancionada pelo governador Rigotto no próximo dia 30 de junho e que entra em vigor a partir de 1º de julho, alterando o sistema de recolhimento de ICMS no Rio Grande do Sul.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O HOMEM É O QUE ELE ACREDITA.

Anton Tchecov