Artigos Anteriores

O PAPEL CORRETO DOS CONSELHOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

A BOA ADMINISTRAÇÃO

A estrutura empresarial, cada dia mais, precisa estar apoiada nos princípios e práticas da boa administração. Só assim os acionistas ficam mais confiantes no sucesso da gestão e dos empreendimentos.Esta administração, portanto, para que seja boa, sugere que os diretores das organizações sejam EXECUTORES das políticas e das tarefas pensadas, determinadas e monitoradas pelos Conselhos de Administração.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Esta prática moderna e eficiente, que vem sendo muito festejada e exigida, é o que passamos a conhecer como Governança Corporativa, onde a estrutura como um todo se envolve, continuamente, na busca dos objetivos definidos para as empresas.

STATUS

Já está, pois, ficando distante o tempo em que o convidado a ocupar o cargo de Conselheiro, de qualquer organização, estivesse recebendo uma homenagem pessoal, prêmio por serviços prestados ou em busca de status e jetons. Isto, em qualquer empresa mais ou menos séria já é simplesmente inconcebível.

PROFISSIONAL PREPARADO

Conselheiro, hoje, para deixar bem claro, é um profissional preparado e formado para tanto, que assume sérias responsabilidades. É alguém que precisa pensar e entender o cotidiano da empresa e do setor para que possa melhor aproveitar as ondas do mercado.

TEMA PRA CASA

Além disso, ao sair das reuniões semanais, quinzenais ou mensais, leva os temas pra casa. E nos intervalos dos encontros precisa estar em constante contato com seus pares, com a direção e/ou relatórios.Só assim o Conselheiro poderá conferir se as idéias e políticas decididas são compatíveis com os objetivos propostos.

APREENSIVO

Pois, quando passei os olhos na lista daqueles que a partir de março vão compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS fiquei apreensivo. Dos 80 escolhidos, muitos que ali estão não tem perfil nem conhecimento mínimo para pensar ou definir o que é bom para o Estado e o país.

PUXA-SACOS NARCISOS

Do jeito que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS foi montado fico com a impressão de que o governo gaúcho mais se preocupou em agradar e homenagear empresários, professores, sindicalistas e outros puxa-sacos narcisos.Um Conselho efetivo, que realmente pode vir a fazer algo para melhorar a situação do RS, precisa ser composto de notáveis. Poucos, para que produzam boas respostas. Muita gente só dificulta as decisões a serem tomadas. Pior, só quando a maioria não é minimamente credenciada.Os Estados e o Brasil precisam mesmo é de uma efetiva Governança. Nos moldes das empresas modernas e bem administradas.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DA AUSTRÁLIA
    A propósito do artigo de ontem, o feliz leitor Otacílio M. Guimarães, que mora na Austrália, mandou a seguinte mensagem: Aqui, 75% do estado de Queensland ficou em baixo d\'água e as mortes não chegaram a 50. A diferença é que aqui não se mora em cima das serras e muito menos nas encostas dos morros. Além disso, quem ousar cortar uma árvore sem autorização vai parar na cadeia. Em razão disso, aqui não aconteceram desmoronamentos de morros, mas sim, alagamentos de vales e planícies. E os prejuízos se restringiram a perdas de bens móveis, porque as casas e edifícios não caíram. Que tal?
  • EFEITOS DA PRIVATIZAÇÃO
    A Vale é hoje a principal exportadora brasileira. Deixou para trás, inclusive, a Petrobrás, que liderava desde 2002. Com um crescimento de 122,07% em relação a 2009, a Vale respondeu por 11,91% do total das exportações brasileiras. Fruto da privatização, não?
  • SIMON, O ÉTICO
    Vinte anos depois de ter governado o Rio Grande do Sul, o senador Pedro Simon requereu a aposentadoria por ter ocupado o cargo. Ele já recebeu cerca de R$ 52 mil referentes aos meses de novembro e dezembro e uma parte do 13º de 2010. Que tal? Deve ir para o Conselho, não?
  • MOBILIZAÇÃO
    O deputado Ibsen Pinheiro começa a mobilização pela derrubada do veto do presidente Lula aposto à distribuição equânime dos valores dos royalties do petróleo no mar a todos os estados e municípios brasileiros.Este será o sentido da sua manifestação sob o título: Um passo adiante para o Federalismo -, marcada para amanhã, às 10h30min, na programação do Encontro Brasileiro de Legislativos que se realiza na Assembléia do RS.

FRASE DO DIA

A ignorância não faz perguntas.

Richard Sacks