Artigos Anteriores

O PAC EMPACADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

FESTEJANDO O DISCURSO

Já se vão quatro meses desde que iniciou este segundo mandato de Lula e mais uma vez foi praticado o discurso e foram deixados para trás os fatos. O decantado PAC, anunciado em prosa e verso, simplesmente não decolou. E pelo visto não vai decolar tão cedo. Até agora, menos de 5% dos recursos destinados para o programa foram usados. Simplesmente porque faltam projetos. E o povo segue festejando o discurso.

QUESTÕES AMBIENTAIS

As questões ambientais, que vem travando assustadoramente o desenvolvimento brasileiro, contam cada vez mais com novas e fantásticas frentes, todas com o propósito de impedir o início de qualquer obra.

ONGs

Quando não são os próprios órgãos de governo que as impedem, com suas burocracias arcaicas e interesses conhecidos, as inúmeras ONGs que se dizem protetoras do meio-ambiente tratam de detonar tudo. Adicionando isto tudo à conversa fiada dos governos, quase nada anda.

DESCRENÇA

Prestem a atenção: não estou me colocando contra o Programa de Aceleração do Crescimento. A minha descrença quanto ao êxito do PAC vem sendo alimentada diariamente pelos próprios governos. Pela falta de projetos, pela insegurança jurídica, pela constante vontade que os governos demonstram em não pagar fornecedores e, infelizmente, por não respeitar contratos.

LOGÍSTICA

Muita gente ainda está vibrando com o discurso e não percebeu que o PAC está cheio de dificuldades para ser implementado. Vejam, por exemplo, a forma com que está sendo tratada a nossa brutal falta de infra-estrutura. Ainda não foi percebido que a logística é o que define a maioria dos investimentos. Sem modais adequados e completos não há como incentivar investimentos.

APAGÕES

Estamos sempre prontos para conviver com apagões. O elétrico já aconteceu e pelo visto vai retornar. O aéreo ainda está em curso. O das estradas é antigo e os contrários aos pedágios querem perpetuar o caos. Os portos nunca receberam a devida atenção. E ferrovia é artigo de luxo. Enquanto isto, o governo do RS, por exemplo, nem dinheiro para a folha dos servidores tem.

PAC DA EDUCAÇÃO

Ora, se o primeiro PAC não saiu do papel em quatro meses, como poderá evoluir o anunciado PED - Plano de Desenvolvimento da Educação. O discurso de Lula, ao fazer o anúncio, soou como o anterior. Muita gente já foi pra casa com a sensação de que seremos melhor do que a Coréia do Sul. Viva o discurso.

FÓRUM

A ONG Brasil Sem Grades, juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, realiza o III Fórum Regional de Planejamento Familiar, nesta sexta-feira dia 27 de abril, das 9h às 17h30min, no Auditório da Promotoria de Justiça (Alameda Montevidéu, 253 - Nossa Senhora de Lourdes) em Santa Maria.

ENGENHARIA ESTRUTURAL

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e pelo Grupo Gerdau, está sendo lançada hoje no Hotel Hyatt, em São Paulo. O prêmio destaca profissionais de engenharia de estruturas que desenvolveram projetos diferenciados e de qualidade nos últimos cinco anos.

BRASIL SABOR

A Arena Abrasel, espaço gastronômico integrante do Festival Brasil Sabor 2007, promoverá uma série de eventos gratuitos até o dia 29 de abril, em Porto Alegre. Serão oficinas, degustações e cursos ? os segredos do bacalhau, técnicas de corte de cordeiro e a confecção de massas frescas são alguns dos destaques da programação desta semana. O espaço está localizado no Shopping Iguatemi Porto Alegre e funciona das 10h às 22h. Informações através do site www.brasilsabor.com.br ou pelo telefone 3012-9922.

CONGRESSO

A Gerdau, uma das maiores empresas do Brasil, é uma das grandes marcas que participarão do 17º Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Promovido pela Associação Gaúcha para Qualidade ? AGQ, e a União Brasileira para Qualidade ? UBQ, o Congresso será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Centro de Eventos Hotel Serra Azul, em Gramado.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

TODA A ASSOCIAÇÃO É UM GOVERNO DENTRO DO GOVERNO.

N. Bonaparte