Artigos Anteriores

O OITO A ZERO DIZ TUDO

ANO XIV - Nº 007/14 -

CRIME HEDIONDO

O placar não deixa dúvida. Por unanimidade (oitos votos a zero), os ministros do TCU - Tribunal de Contas da União-, através de pareceres exclusivamente técnicos, confirmaram que a presidente Dilma cometeu o gravíssimo CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

 

 

EFEITOS ESPECIAIS

O crime, mais do que provado, foi cometido quando Dilma autorizou o uso de recursos de bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil e BNDES) para fechar a meta de superávit fiscal. Ou seja, o governo fez uso de uma maquiagem e/ou efeitos especiais, para esconder o rombo que promoveu nas contas públicas.

SIMPLES ASSIM

Portanto, gostem ou não os adoradores do PT, o fato é que houve um sério descumprimento da lei. E, como tal, deve ser punido. E a punição, como se sabe, é o afastamento dos criminosos. Pronto. Se a lei manda, que se cumpra. Simples assim.

LISTA DOS CRIMINOSOS

Vale registrar que além da presidente Dilma Rousseff, na lista dos criminosos estão os seguintes AQUIMISTAS:   Alexandre Tombini, presidente do BC; Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda; Arno Augustin, ex-secretário do Tesouro Nacional; Nelson Barbosa, ministro do Planejamento; Manoel Dias, ministro do Trabalho; Jorge Hereda, ex-presidente da Caixa; e Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

HUMORISTA

A parte cômica do julgamento das contas ficou por conta do humorista-advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, quando disse que nem toda infração à Lei de Responsabilidade Fiscal é crime. Segundo o humorista, a afirmação de que o atraso nos repasses do Tesouro Nacional a bancos públicos que pagam benefícios sociais foi um crime de responsabilidade fiscal é leviana. Boa piada, não?

 

UNÂNIME

Olha, não sei qual será a decisão do Congresso Nacional quanto ao apontamento e identificação, clara, dos atos criminosos. No entanto, só pelo fato de ter sido uma decisão unânime dos ministros do TCU, a pressão vai ser muito grande. Caso contrário, o TCU não teria a menor razão para existir. 

LEI

Para não deixar qualquer dúvida, a Lei diz que CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL pode resultar em PERDA DE CARGO PÚBLICO por até cinco anos e PAGAMENTO DE MULTA. Até disso, os RESPONSÁVEIS deverão responder por ato de improbidade. Sendo assim, basta que a lei seja cumprida. Nada mais.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SÓ EM 2016

    Pelo que disse hoje o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, as contas do governo Dilma, totalmente reprovadas pelo TCU, só deverão ser analisadas em 2016. Até lá, portanto, novos crimes serão cometidos. A demora incentiva mais pedaladas. Pode? 

  • INGLATERRA

    O BC da Inglaterra (BoE) manteve sua taxa básica de juros na mínima histórica de 0,5% e seu programa de compra de ativos. 

     

  • EUA E ALEMANHA

    Nos EUA, os pedidos de seguro-desemprego caíram para 263 mil na semana passada, vindo abaixo do esperado.

    Já na Alemanha o superávit comercial recuou por conta da maior queda nas exportações desde 2009. O país registrou superávit comercial de 19,6 bilhões de euros (US$ 22,1 bilhões) em agosto, menor que o saldo positivo de julho, que foi revisado para 22,4 bilhões de euros.

     

  • COMÉRCIO NO FERIADO

    O Sindilojas Porto Alegre informa que na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, dia em que se comemora o feriado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, as lojas de rua e de shopping da Capital poderão atender com empregados. No entanto, para abrir seu estabelecimento, o lojista deve ter assinado a declaração de opção pelo trabalho em feriados e possuir a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas Porto Alegre e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre - SINDEC. Esta indicação vale para todos os feriados deste ano, exceto para o dia 25 de dezembro, Natal, conforme acordado na Convenção Coletiva de Trabalho. Mais informações no telefone (51) 3025.8300.
     

FRASE DO DIA

Tudo é considerado impossível até acontecer.

Nelson Mandela