Artigos Anteriores

O MUSSOLINI TROPICAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

GRITAR

Foi preciso o ditador venezuelano expropriar três empresas siderúrgicas argentinas, que integram o Grupo Techint, para que os empresários portenhos começassem, finalmente, a gritar e reclamar do governo Kirchner que anda cheio de amores e bastante conivente com as preocupantes atitudes do ditador.

SILÊNCIO INCOMPREENSÍVEL

Desta vez a impressão é de que lá a ficha finalmente caiu. Os empresários parecem ter acordado. Desde 2003 que não se manifestavam, coisa totalmente incompreensível pelo estilo dos hermanos. O curioso é que os Kirchner jamais guardaram segredo da afinidade que têm para com a ideologia e as atitudes de Hugo Chávez.

APOIO TOTAL

Vejam que na semana passada, em El Calafate, Chávez declarou total apoio à reeleição de Cristina. Agora, com a expropriação anunciada, os empresários argentinos já se convenceram de que o pensamento e os interesses dos Kirchner é o mesmo de Chávez. São coniventes.

BABACAS

Como já me manifestei por diversas vezes sobre o risco que representa para o Mercosul o Mussolini Tropical, título dado pelos argentinos ao ditador venezuelano, creio que os empresários brasileiros também deveriam sair do silêncio. Caso contrário serão tão babacas quanto foram os argentinos. Portanto, antes de ver algumas de nossas empresas serem também expropriadas é melhor fazer coro contra a entrada da Venezuela no Bloco.

NOVO FORO DE SÃO PAULO

É sempre bom lembrar que grande parte dos países latinos têm presidentes afinados e com assento no Foro de São Paulo. O Brasil inclusive, onde o PT até é fundador da organização comunista. Esse grupo é que está fazendo de tudo para transformar o Mercosul no novo FSP.

BNDES

Chamo a atenção pela enésima vez, embora saiba que muita gente ainda vê exagero nos meus comentários, porque na semana passada, em Caracas, ou seja, no exato momento em que expropriava empresas argentinas e outras mais, Hugo Chávez se encontrava com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e pedia apoio financeiro a projetos que estejam sendo tocados ou que venham a ser desenvolvidos por empresas brasileiras naquele país. Sabem o que irá acontecer depois de concedido o empréstimo? Vamos assistir a expropriação das empresas brasileiras que lá atuam. Viva!

FASCISMO

Têm razão os argentinos. Hugo Chávez não se parece nem um pouco com o revolucionário Simon Bolívar, como prefere ser comparado. Ele está muito, mas muito mais identificado com o ditador Benito Mussolini, criador do fascismo. Daí ter ficado bem apropriado o título que lhe deram de Mussolini Tropical.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • GANÂNCIA
    No Brasil, infelizmente, a maioria da população não sabe o quanto paga de tributos. A realidade é que todos os brasileiros pagam uma grande quantidade de impostos, taxas, contribuições etc. De acordo com a carga tributária atual, os brasileiros têm de trabalhar o equivalente a 145 dias por ano (de 1º de janeiro até 25 de maio) apenas para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) cobrados pelos governos (Municípios, Estados e União Federal). Hoje, para lembrar a ganância, o evento será realizado em POA, RJ, SP e BH.
  • PIB
    Os economistas consultados pelo Banco Central na pesquisa semanal Focus aumentaram a previsão para a desaceleração da economia em 2009. A expectativa para a queda do PIB passou de 0,49% para 0,53%. Na semana passada, o governo também revisou para baixo a expectativa, de um crescimento de 2% para 1%.
  • TÁ NA MESA
    O deputado Ivar Pavan, presidente da Assembléia Legislativa do RS, é o palestrante do próximo Tá na Mesa da Federasul, que acontecerá na quarta-feira, 27/05, às 12h30. Tema: O papel do parlamento gaúcho no contexto atual.
  • CAMPANHA DO AGASALHO
    Com a chegada do inverno, o Sheraton deu a largada nesta semana à sua participação na Campanha do Agasalho 2009. Até final de julho, os hóspedes que efetuarem reservas para os finais de semana a partir do site do hotel e que doarem um cobertor durante o check in recebem descontos que podem passar de 50% na tarifa balcão. O valor especial vale para os apartamentos superior, luxo, suíte e temático, com direito a café da manhã no restaurante no hotel. As reservas são feitas pelo site www.sheraton-poa.com.br .

FRASE DO DIA

IMAGINAÇÃO É A VOZ DO ATREVIMENTO.

H. Miller