Artigos Anteriores

O MELHOR CAMINHO

ANO XIV - Nº 007/14 -

HORA CERTA

Este XXIII Fórum da Liberdade foi 10. Se os anteriores foram excelentes pelos temas escolhidos, esta última edição tem muito a comemorar. Simplesmente, porque chegou na hora certa, como foi possível perceber durante todo o dia de ontem, pelo forte interesse que milhares de jovens mostraram com vistas ao entendimento sobre o melhor caminho para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país.

SUPERLOTAÇÃO

Durante todo o dia de ontem, o Salão de Convenções da PUC sempre esteve repleto. Em todos os painéis do Fórum da Liberdade ficou comprovada a enorme curiosidade da platéia de jovens quanto aos temas apresentados e debatidos. E, particularmente, nas apresentações do presidente do BC, Henrique Meirelles, no início da tarde, e no painel de encerramento, às 19h, com a presença do ex-presidente da Bolívia, Jorge Quiroga, do presidente do CA do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Jonhanpeter, e do ex-presidente Fernando Henrique, aí foi uma loucura total. Muita gente precisou ficar de pé e muitos tiveram que sentar no chão devido à superlotação do salão.

CAPITALISMO

Pelos constantes aplausos da platéia, que festejavam as colocações dos palestrantes, não tive dúvida de que todos saíram do evento convencidos de o caminho certo é o capitalismo. Entenderam, enfim, que sem capitalismo não há democracia. E que sem democracia não há liberdade. Esta sensação foi total e inconfundível. Felizmente.

HENRIQUE MEIRELLES

Henrique Meirelles, além de mostrar que é um técnico consagrado mundo afora, foi muito elegante. Em nenhum momento criticou a política econômica do governo, que peca por não propor as reformas que o país necessita, com urgência. Mas, para bom entendedor, o recado foi dado: o esforço que BC precisa fazer, através da política monetária, para compensar as dificuldades impostas pela péssima política econômica do governo, que só faz aumentar as despesas de governo.

SURPRESAS

Volto a dizer aquilo que já repeti aqui várias vezes: o presidente Lula realmente surpreendeu os agentes econômicos do Brasil e do mundo, por não fazer o que o PT prometera para a economia do Brasil durante a campanha.Mas não surpreendeu, minimamente, na área política, a considerar que todas decisões aprovadas nas reuniões do Foro de São Paulo, que consta na cartilha bolivariana vêm sendo postos em prática, paulatinamente. De forma firme, gradual e segura.

JORGE GERDAU

É impressionante o carinho que Jorge Gerdau desfruta em todas as camadas sociais, de todas as idades. A maneira simples, a credibilidade que passa e a confiança que Jorge desperta diante das platéias é incrível. Defensor do liberalismo, o empresário foi uma figura de destaque muito positivo no Fórum da Liberdade. Com razão.

FERNANDO HENRIQUE

Hoje, mais do que nunca, o ex-presidente FHC é muito aplaudido. Antes e depois de ser ouvido, o que é sempre difícil para um ex-governante. FHC chamou a atenção quanto aos destinos da América Latina, com a adesão ao programa bolivariano - Socialismo do Século XXI, já em vigor em Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, etc. E mostrou preocupação pelo interesse do atual governo em seguir no mesmo caminho.Ou seja: o recado é um só: votar para evitar o sucesso do programa.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FORÇA TAREFA
    Uma força tarefa contra crimes cometidos por deputados, senadores e ministros está sendo montada no STF. A mudança permitirá que uma unidade da Polícia Federal fique à disposição do STF para agilizar as diligências necessárias aos processos contra políticos. A mudança do regimento pode ser aprovada antes que Mendes deixe a presidência do Supremo, no próximo dia 23. Tomara.
  • AVANÇO?
    O governo de Cuba decidiu permitir que funcionários de barbearias e salões de cabeleireiros do país possam a partir de agora administrar seus próprios negócios. Um avanço importantíssimo, não é mesmo?
  • INADIMPLÊNCIA
    A inadimplência dos gaúchos permaneceu estável no mês de março, segundo informações do SPC/RS, fechando em 11,3% - mesmo índice verificado em fevereiro deste ano.
  • FEIRA DA FLORESTA
    A partir de hoje até a sexta-feira, os interessados na cadeia produtiva de base florestal estarão com as atenções voltadas para o Centro de Eventos ExpoGramado, na Serra Gaúcha, onde ocorre a 2ª Feira da Floresta e o 2° Fórum Internacional do Agronegócio Florestal. A Feira tem foco na geração de novos negócios e na mostra de inovações tecnológicas de produção oriunda dos plantios de acácia negra, eucalipto, pinus e outras árvores comerciais.

FRASE DO DIA

OTIMISMO SIGNIFICA ESPERAR O MELHOR. JÁ A CONFIANÇA SIGNIFICA SABER COMO LIDAR COM O PIOR.

Max Gunther