Artigos Anteriores

O MECANISMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PRIMEIRA TEMPORADA

Dediquei parte deste sábado e domingo para assistir, na Netflix, os oito capítulos da 1ª Temporada da Série -O MECANISMO-, que mostra o passo a passo do desenvolvimento da Operação Lava Jato até às vésperas da prisão do empreiteiro Marcelo Odebrecht, que deverá abrir a próxima Temporada. 

APAIXONADOS PELO BANDIDO

Esta importante Série da Netflix chega no momento mais oportuno. Justamente na hora em que o povo brasileiro está no seu mais alto grau de indignação, motivada pela nojenta atitude tomada pela imensa maioria dos suspeitíssimos ministros da Corte Suprema, que na semana passada escancararam o quanto estão apaixonados pelo bandido número um do Brasil.   

ÓDIO E REVOLTA

Pois, a cada capítulo que assistia, mais o meu estômago ficava embrulhado. Por mais que tivesse conhecimento de tudo que a Operação Lava Jato revelou ao longo desses QUATRO ANOS, o fato é que o impacto que a Série provoca em POUCAS HORAS é algo que não mexe apenas com o estômago: gera muito ódio e revolta.  

RECOMENDO

Recomendo  aos leitores que não deixem de assistir -O MECANISMO-. Mais: estou convencido de que vão querer devorar, de uma só sentada, todos os oito capítulos desta 1ª Temporada. Mais: estou certo de que vão querer que José Padilha trate de disponibilizar o quanto antes a próxima Temporada, quando Marcelo Odebrecht será preso.   

ORIGEM DA CORRUPÇÃO

Ficou ótima a passagem em que o bandido que presidia a Transpetro disse aos agentes da PF e do MPF que a CORRUPÇÃO no Brasil teve início em 1808, quando da chegada da Família Real ao Brasil.  Naquela oportunidade, o comerciante português Elias Antônio Lopes, então proprietário da Quinta da Boa Vista, resolveu doar a sua propriedade a D. João VI, que decidiu transformá-la na residência real.

ELIAS ANTÔNIO LOPES

Pois, para quem gosta de história, a atitude de Elias Antônio Lopes foi o primeiro ato de corrupção que o Brasil registrou. Em -gratidão- D. João VI concedeu ao doador a Ordem Militar de Cristo e o nomeou tabelião e escrivão da Vila de Parati.
Mais: em 1810, Elias Lopes foi sagrado cavaleiro da Casa Real e agraciado alcaide-mor e senhor perpétuo da Vila de São José Del-Rei. Depois foi nomeado corretor e provedor da Casa de Seguros da Corte. Por fim, responsável pela arrecadação de impostos em várias localidades. Que tal?


 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CONFIANÇA NA CONSTRUÇÃO

    O índice de confiança da construção, elaborado pela FGV, avançou 0,7 ponto entre fevereiro e março, alcançando 82,1 pontos. A alta observada decorreu tanto da avaliação que afere as expectativas, que passou de 92,7 para 93,2 pontos, quanto da melhora no índice de situação atual, de 70,5 para 71,4 pontos. 

  • SEMANA DE PORTO ALEGRE

    Hoje, 26, data do aniversário de Porto Alegre, a Capital recebe o novo atracadouro construído junto à Usina do Gasômetro. O espaço, que integra o conjunto de obras de revitalização da orla do Guaíba, irá concentrar a atividade dos barcos turísticos na região. A entrega da obra é uma realização da prefeitura e faz parte do calendário da Semana de Porto Alegre. 

  • PÁSCOA

    O Bistrô Porto Alegre promove dois cardápios temáticos para marcar as celebrações da Sexta-feira Santa e da Páscoa. No dia 30 (sexta-feira), o restaurante do Sheraton Porto Alegre Hotel apresenta almoço com frutos do mar e estação de risotos. Em sistema de buffet, os visitantes poderão encontrar iguarias como o strudel de bacalhau, quiche de salmão ao molho de maracujá, ovos recheados com camarão e opções de risotos com bacalhau, lula, mexilhões e camarão.

    Já para o Domingo de Páscoa (01/04), o chef Mauro Sousa prepara um brunch especial, com receitas clássicas de café da manhã, como panquecas e ovos mexidos, além de um buffet de pratos quentes como pizza italiana de sardinha e pernil de porco, e saladas. O destaque da data, no entanto, será da ilha de sobremesas de chocolates, que irá brindar a Páscoa como a pavlova de chocolate branco, cupcakes de cenoura e brigadeiro e torta de chocolate em camadas.

    Serviço:
    O almoço da Sexta-Feira Santa estará disponível entre as 12h30min e 15h30min, com o valor de R$ 110,00 + 10% por pessoa. O brunch de Páscoa acontece das 11h30min às 15h30min e possui valor de R$ 149,00 + 10% por pessoa, incluindo bebidas como água, refrigerantes, vinho e espumante. Informações e reservas pelo telefone (51) 2121.6060 ou pelo e-mail portoalegrebistro@sheraton.com.
     

  • FÓRUM DA LIBERDADE

    O Fórum da Liberdade tem como sua principal característica as discussões entre as personalidades convidadas para o evento, que trazem diferentes perspectivas para o Brasil do futuro.

    Esta edição nomes como Sérgio Moro (Juiz federal - Operação Lava Jato), Antonio Di Pietro (Promotor Italiano da Operação Mãos Limpas) e Deirdre Mccloskey (Economista, escritora e historiadora) são alguns dos convidados.

    Inscreva-se: www.forumdaliberdade.com.br - use nosso cupom de desconto “pontocritico
     

FRASE DO DIA

Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

Buda