Artigos Anteriores

O MAL DA IDÉIA FIXA

ANO XIV - Nº 007/14 -

IMPERMEÁVEIS

Entre as doenças graves que são produzidas pelos portadores da forte ideologia socialista (ou comunista) está a idéia fixa. E, pelo visto, não há remédio capaz de fazer com que seus portadores arredem pé do que elegem. Impedidos de usar o raciocínio, o que mais caracteriza a grave doença, os socialistas também manifestam uma paixão ardente pelo Estado. O que os torna totalmente impermeáveis ao discernimento e à lógica mais simples.

FALTA DE RACIOCÍNIO

Esta intransigência, infelizmente, é muito contagiante. A ponto dos mais jovens estarem sempre dispostos a contrair o terrível vírus e, como seguidores fieis, passarem grande parte de suas vidas sendo comandadas pela falta de raciocínio. Movidos, entretanto, por uma forte capacidade de mobilização, crêem que isto é suficiente para que mostrem ter alguma razão. Ledo engano.

ÚLTIMO EXEMPLO

Se exemplos não faltam, o último foi presenciado recentemente na Assembléia Legislativa do RS. Deputados do PT tentaram, de todas as maneiras, evitar a aprovação das PPPs para questões relacionadas com a água. Argumentando que água é um bem universal entendem que só o Estado é capaz de garantir a sua existência em condições de uso e de potabilidade. E, pelo fato de existir uma empresa estatal que já atende 98% do mercado, tudo já está plenamente resolvido.

MAIS CONCORRÊNCIA

Ora, isto não é suficiente para provar que empresas privadas, que porventura queiram entrar na atividade, não possam mostrar algum sucesso ao querer oferecer serviços melhores e preços menores. Tudo dentro de regras mínimas eleitas que garantam a água como um bem universal. Com normas claras, a concorrência informará corretamente quem é mais eficiente.

MEDINDO A QUALIDADE

Se o Estado conseguir mostrar que pode e sabe competir estará dando provas através da satisfação ao contribuinte. Só a concorrência pode promover isto, gente. Portanto, mesmo sem falar em privatização, o que já é um demônio para os socialistas, é possível aumentar o número de ofertantes de serviços para medir a qualidade existente.

DESLUMBRADOS ARREPENDIDOS

Os franceses, na 2ª Guerra, caíram numa armadilha quando facilitaram a entrada das tropas alemãs na França. Mesmo advertidos pelos ingleses e americanos de que as promessas dos alemães não se concretizariam e as perdas poderiam ser grandes, não adiantou. Mais tarde, como se sabe, os aliados conseguiram a vitória, mas tudo às custas de grande destruição. Pois é. A história, ao que parece, deve se repetir.

INTENÇÕES CLARAS

Só que em outro hemisfério. Ao saber da manifestação dos EUA, que mostrou preocupação com as intenções de Hugo Chávez, Lula preferiu ficar ao lado do populista. E afirmou que não admite difamações e insinuações contra Chávez. Pelo andar da carruagem é bem provável que ainda vamos pedir ajuda pelos descalabros que vão atingir a América Latina. O tempo dirá, mas as intenções são claras.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SEMINÁRIO
    Dia 7 de abril,a partir das 8h, no Hotel Gran Meliá Mofarrej, São Paulo, acontece o seminário - Perspectivas para o Agribusiness em 2005 e 2006- Inscrições pelo site: www.bmf.com.br/agribusiness2005
  • BONIFICAÇÃO
    O Grupo Gerdau aprovou uma bonificação de 50% em ações para os acionistas das empresas Metalúrgica Gerdau S.A. e Gerdau S.A. A partir de 11 de abril, as ações das empresas serão negociadas ex-bonificação.
  • TURISMO NA SERRA
    Pelo menos 300 micro e pequenas empresas ligadas ao setor de turismo de 24 municípios da Serra e da rota turística Uva e Vinho deverão ser beneficiadas até o final de 2005 com o projeto que prevê investimentos de R$ 1,2 milhão em ações de desenvolvimento e qualificação.
  • BOVESPA VAI À ARACRUZ
    O programa de popularização do mercado de ações da Bovespa chegou ontem à Aracruz. Com o suporte dos promotores de negócios da Bovespa, os empregados vão conhecer os conceitos básicos do mercado acionário e o passo a passo de como aplicar em ações. O \"Bovespa vai à Aracruz\" vai promover palestras sobre a \"Bovespa e o Mercado de Ações\" para os 1.500 empregados da Unidade Barra do Riacho (ES) até amanhã, 01/04. Entre os dias 26 e 29 de abril, vai atender os 500 empregados da Unidade Guaíba, no Rio Grande do Sul.

FRASE DO DIA

QUEM TEM OLHO GORDO USA COLÍRIO DIET.

Anônimo