Artigos Anteriores

O JÚRI IDEOLÓGICO

ANO XIV - Nº 007/14 -

OS BOLIVARIANOS

Seria um absurdo e uma grande injustiça afirmar que Hugo Chávez, além de já ter patrocinado a Unidos da Vila Isabel, também teria comprado os jurados para que a Escola fosse escolhida como campeã do Rio de Janeiro. É plausível, todavia, admitir que a cabeça ideológica dos jurados tenha pesado de forma definitiva para a Vila ter chegado lá. Gente: é impressionante como os brasileiros (e os latinos em geral) estão embasbacados e enlouquecidos com Hugo Chávez. O populismo latino está ganhando uma força monumental a ponto de transformar cabeças. E fazer malucos. Viva!

PIB

No final do mês de fevereiro saiu a divulgação do PIB brasileiro de 2005. O pífio crescimento da economia já era esperado desde que tivemos notícia do desempenho do terceiro trimestre, que até foi negativo. De qualquer forma, mesmo sem ter surpreendido, o assunto vai ser recorrente neste ano eleitoral. Principalmente porque estamos muito próximos do resultado apresentado pelo magnífico Haiti.

PAÍS DE DESPESAS

De todas as coisas que já foram ditas, o certo é que a principal causa deste nosso péssimo desempenho já dura 20 anos e não é tratado. Pelo menos não é comentado como deveria. Gente, o fato é que construímos, a partir da Constituição de 88, um país de despesas. E despesas pesadas. Mesmo que o povo tenha sido esfolado brutalmente com aumentos sucessivos de impostos, desencadeando uma extraordinária economia informal, as receitas não conseguem tapar os buracos das despesas.

O HAITI É A NOSSA META

Com tantas evidencias e testemunhos, o mais lógico seria fazer reformas sérias e pragmáticas para estancar a hemorragia das contas públicas. Mas, não. Isto é pecado mortal no Brasil. Pois, é exatamente por isto que nunca crescemos o suficiente. Estamos bloqueados, impedidos e ninguém faz nada. Nada. Nós, de maneira alguma, não somos o Haiti. Nós queremos ser o Haiti. A qualquer preço.

PROPOSTA INDECENTE

Vejam se é possível freqüentar igrejas em que seus líderes pregam pela suspensão da dívida externa. Mal informados, e mal educados, os maus religiosos, que encerraram a 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, no dia 23 de fevereiro, em Porto Alegre, acreditam que desta forma sobrariam mais recursos para serem aplicados em educação e saúde. Com uma proposta indecente como esta, o certo é que os países devedores, caso se decidissem pela burrice sugerida, acabarão mais pobres ainda e com muito menos educação e saúde. Assim não dá para ir a igreja.

TODOS AO TOCANTINS

Estado decente é o Tocantins. Enquanto o governo do RS fica gritando aos quatro ventos, dizendo e repetindo que aqui são cobradas as menores alíquotas de impostos, vejam, por exemplo, o que acontece com o estúpido IPVA: o RS cobra uma das maiores alíquotas do Brasil, ou seja, 3% sobre o valor de avaliação dos veículos. O Paraná, como se sabe, cobra 1% . E o Tocantins, a alíquota é zero por um ano. A partir daí passa a ser 1%. Com certeza, muitos veículos daqui serão vistos com placas de TO a partir de agora. Também quero.

CHOCOFEST

O 12o Chocofest ? Festival do Chocolate, Doces e Balas - e a Semana Santa de Canela terão lançamento oficial em Montevidéo, Uruguai, na próxima quarta-feira, dia 08, durante evento promovido pela Associação Uruguaia de Agências de Viagem ? AUDAVI. O evento acontecerá no Ballroom do Hotel Radisson, e terá a participação do prefeito municipal de Canela, Cleo Port, do secretário do Turismo de Canela, André Vaccari e uma comitiva do Chocofest.

FÓRUM DA LIBERDADE

O Presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Leandro Gostisa, convida para almoço e coletiva de imprensa de lançamento do XIX Fórum da Liberdade, evento de reconhecimento internacional que fomenta a cultura e a educação e analisa questões sociais, discutindo novas alternativas e sugestões coerentes para a melhoria das mesmas.

PÁSCOA

O Nacional do shopping Praia de Belas é o primeiro supermercado do Estado a lançar sua campanha de Páscoa. Com o tema \\\"Páscoa Show de Bola\\\", a loja traz muitas novidades, grandes ofertas e excelentes condições de pagamento. A campanha chega aos demais supermercados Nacional na metade deste mês.Contando com uma decoração exclusiva, os chocolates, doces, e todas as delícias de Páscoa estão expostos na unidade de Praia de Belas em uma área de 235 metros quadrados, espaço 28% maior em relação ao ano passado. \\\"Estamos oferecendo aos clientes não só lançamentos e promoções das grandes marcas de chocolates do país, como também produtos diferenciados e exclusivos\\\", comenta Geraldo Caspary, diretor comercial.

RESTITUIÇÃO I.RENDA

O Banrisul já está operando duas linhas de crédito especiais que vão beneficiar aqueles clientes interessados em receber antecipadamente a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física do ano-base 2005 e o 13º salário de 2006. Basta que procurem as agências do Banco. Os procedimentos são rápidos e sem burocracia. O valor mínimo a ser financiado para a antecipação da restituição do IR é de R$ 140,00. A taxa de juros está entre 2,65% a 3,20% ao mês, e a forma de pagamento é em débito em conta, em parcela única, na data do crédito da restituição feita pela Receita Federal, com prazo máximo de até 29 de dezembro de 2006.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A MORTE PODE SER A EXPIRAÇÃO DOS ERROS MAS NUNCA PODE REPARÁ-LOS.

N. Bonaparte