Artigos Anteriores

O JOIO E O TRIGO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ANÁLISE SEPARADA

Se a economia e a política brasileira forem colocadas em cima de uma mesa, para serem analisadas, separadamente, quanto aos propósitos que mostram para 2010, alguma coisa já podemos antecipar com total exatidão.

DESEMPENHO

Suponho que até o contingente de supersticiosos, aqueles que preferem trocar o pensamento lógico para dar ouvidos às previsões reveladas pela quiromancia, não teriam qualquer dificuldade para entender que a economia terá um ótimo desempenho, enquanto que a política produzirá resultados muito ruins.

IDENTIFICAÇÃO

Se esta análise puder contar com a boa vontade e o interesse da sociedade, não tenho dúvidas de que muita gente acabaria, finalmente, por identificar a parte que representa o joio, para combater a praga antes que ela acabe com o trigo.

FÓRMULA

Como uma expressiva maioria diz não gostar da política, preferindo concentrar as atenções no seu negócio, na economia, não percebe que o adubo que o governo está jogando na plantação tem o propósito de fazer crescer o joio.Com o passar do tempo, a parte boa (economia) acabará sendo devastada pela fórmula ideológica empregada para o desenvolvimento do joio (política).

SEMINÁRIOS

Resumindo: enquanto vários seminários vêm sendo realizados por empresários e ministros da área econômica, mostrando o enorme potencial do Brasil para este ano, o lado social-comunista-pensante do governo continua agindo e trabalhando suas fórmulas bolivarianas.

REVÉS

Enquanto hoje os resultados se mostram muito favoráveis na economia, o que é inegável, em consequência das ações macroeconômicas, as previsões de interesse social são pra lá de desastrosas. Este legítimo joio deixa claro que, se aprovadas as propostas do governo, a economia será atingida. E o revés será idêntico ao que acontece, por exemplo, na Venezuela.

OTIMISMO

Portanto, se queremos o crescimento econômico, que representa o trigo, é preciso impedir o alastramento do joio na lavoura. O otimismo precisa ser consciente. Só tem lógica se houver uma ação imediata contra estes fungos e estas pragas, cujo poder é simplesmente devastador. Aí está minha ótica otimista.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LIQUIDA PORTO ALEGRE
    O Largo Glênio Peres será palco da abertura oficial do Liquida Porto Alegre 2010. A festa será amanhã, 3, a partir das 10h. Para animar a cerimônia, os torcedores do Liquida Futebol Clube estarão fazendo embaixadinhas e distribuindo brindes para o público, como bolas de futebol e camisetas oficiais do time. O local foi escolhido para celebrar o primeiro ano do Centro sem os ambulantes.
  • OTIMISMO
    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou seu otimismo com a economia brasileira neste ano. Em seminário em São Paulo, ele repetiu sua projeção de que o PIB irá apresentar expansão de 5% a 5,5% em 2010.
  • IPC-S
    Índice de Preços ao Consumidor Semanal subiu mais em seis capitais avaliadas pela Fundação Getulio Vargas na última medição de janeiro. Em Belo Horizonte, o indicador saiu de um avanço de 0,83% na terceira prévia daquele mês para 1,01% na leitura final do período. Em Brasília, o IPC-S passou de 0,45% para 0,73%. Em Porto Alegre, foi de 0,28% para 0,76%.
  • IPI
    O presidente Lula reafirmou hoje na coluna semanal - O Presidente Responde - que o governo não renovará mais as reduções do IPI, mecanismo usado no ano passado para diminuir os efeitos da crise financeira mundial na economia brasileira.

FRASE DO DIA

O HÁBITO É UMA SEGUNDA NATUREZA.

Aristóteles