Artigos Anteriores

O FUTURO DO TRABALHO

ANO XIV - Nº 007/14 -

FÓRUM DA LIBERDADE

Infelizmente, não é com o mesmo espaço que a mídia concedeu às edições do Fórum Social Mundial, que o importante Fórum da Liberdade conta para melhor esclarecer o que tem sido discutido em todas as suas 17 edições realizadas. Realmente é uma pena, pois a inteligência, a lógica e as possibilidades de transformar o Brasil em coisa mais útil e decente, passam muito mais pelo Fórum da Liberdade. O ambiente é mais sadio, com interessados mais preparados.

UM TEMA BEM ESCOLHIDO

Hoje, 02, à noite, e amanhã, 03, durante todo o dia, teremos a 18ª edição do Fórum da Liberdade, que destaca o tema : O Futuro do Trabalho. Creio que foi muito bem escolhido o tema, uma vez que tivemos ontem o dia destinado ao trabalho. E, principalmente porque muitas das manifestações mostraram que a maioria do povo não tem noção de como se aumentam, decisivamente, as atividades que promovem a ocupação de um povo que precisa se sustentar e melhorar a sua renda individual.

A PRESENÇA DO PONTOCRITICO.COM

Experiências de vários países que conseguiram obter mais ocupação com melhor resultado para seus trabalhadores, deverão ser expostas pelos palestrantes para que possam ser discutidos entre todos os participantes nos painéis do 18º Fórum da Liberdade, promovido pelo IEE ? Instituto de Estudos Empresariais. E o PONTOCRITICO.COM estará lá, hoje e amanhã, no prédio 41 da PUC, em Porto Alegre, para ouvir, entrevistar e difundir os principais lances do magnífico encontro. Espero que haja a melhor repercussão, apesar de saber que a mídia aberta não tem o mínimo interesse em expor o que existe de mais inteligente.

DOENÇA SÉRIA

As razões para que a imprensa de massa fique à distância do Fórum da Liberdade é bem sabida. As coberturas precisam ser feitas por repórteres, gente. E a maioria deles, em todo o Brasil, obviamente, são portadores de uma doença séria e quase incurável: a ideologia de esquerda. A doença se manifesta muito cedo e seus portadores se identificam por terem deixado de pensar desde os tempos de escola. Permaneceram sempre com a idéia fixa de que só o socialismo nos leva a alguma solução.

MÁ PERCEPÇÃO

E apesar de participarem de todas as coberturas nas diversas edições do Fórum Social Mundial, ainda não perceberam que só colhemos enormes fracassos, como: mais informalidade, mais corrupção e mais assistencialismo. E menos desenvolvimento, menos liberdade e menos eficiência.

ESTACIONAMENTO

Os donos de alguns Shoppings Centers do Rio de Janeiro, como mostram as notícias, andam enfrentando problemas quanto a possibilidade de exercer seus direitos de cobrar pelo estacionamento de veículos dentro das suas propriedades. O assunto está na justiça, mas uma liminar voltou a permitir as cobranças até o julgamento do mérito. Mesmo assim, as fortes manifestações de freqüentadores/consumidores acabaram por promover a liberação por parte dos empresários do setor.

MERCADO LIVRE

É preciso entender que, num mercado livre não é o governo quem deve dizer o que deve e o que não deve ser feito dentro das propriedades privadas. O assunto é de um entendimento exclusivo entre duas partes: a compradora e a vendedora de produtos ofertados nos Shoppings. Os consumidores, através de manifestações e de consumo são os que devem promover: 1- a redução de preços; 2- a gratuidade do estacionamento; e 3- a manutenção da cobrança. A solução da questão não passa, portanto por intervenções governamentais, por legislação, mas, exclusivamente pela negociação.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SIMECAN EM HONG KONG
    -O presidente do Simecan - Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita, apresentou ao Grupo Temático de Informática da FIERGS, um projeto para levar empresas gaúchas à Feira Eletrônica de Hong Kong, que acontece de 13 a 16 de outubro. A iniciativa deve contar com o apoio de outras entidades, entre elas a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee/RS), Fiergs e Sebrae/RS. Duas indústrias associadas ao Simecan já garantiram presença no evento. Esta será uma das primeiras participações de empresas do Brasil como expositoras na China, pois normalmente as missões para aquele país são apenas de visitação.
  • POSIÇÃO
    A Banrisul Corretora de Valores atingiu a 4ª posição no ranking de volume de negócios do País. O ranking foi publicado na edição deste mês da Investidor Institucional, revista do mercado de fundos de recursos de terceiros, com sede em São Paulo.
  • CURSO DE EXTENSÃO
    Com o título SOFTWARE LIVRE: CONHECENDO FERRAMENTAS, COLABORANDO NA GESTÃO, o EuroInstitut está promovendo o curso de extensão para uso em computadores pessoais e coorporativos. O curso apresenta o conhecimento de ferramentas em Software Livre para auxiliar na gestão empresarial e profissional. Dias: 04, 11, 18 e 25 de maio, das 19h às 21h50min, na Sede do Euro Institut, Av. Berlim, 409 - Porto Alegre.

FRASE DO DIA

O TALENTO FORMA-SE NA SOLIDÃO. O CARÁTER, NA SOCIEDADE.

Goethe