Artigos Anteriores

O FUTEBOL É MAIS IMPORTANTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

INTOLERÁVEL

Se há alguma coisa que a maioria dos brasileiros considera como intolerável é o Brasil não figurar entre os melhores do mundo no ranking do futebol. Melhor: o nosso destruidor ufanismo só admite, como limite máximo da desgraça, ocupar uma segunda colocação. Ficar por muito tempo na terceira posição no ranking mundial, por exemplo, é o suficiente para promover uma forte depressão popular.

CONVOCAÇÃO

Como estamos às vésperas da Copa do Mundo, e os atletas de todas as seleções classificadas já estão sendo convocados, uma coisa é certa e real: em nenhum outro país as atividades serão interrompidas da forma como aconteceu ontem, em todo o Brasil. Não há nada, portanto, mais importante no nosso pobre país do que o futebol. Especialmente para a mídia.

COMPETITIVOS

Pelas escolhas feitas por Luiz Felipe Scolari, técnico da nossa Seleção, a mídia, em geral, se mostrou bem satisfeita. Da mesma forma, praticamente 100% do povo brasileiro também entendeu que os escolhidos são, realmente, os mais competitivos para este Mundial.

TOLERÂNCIA INFINITA

Pois, o mais triste nisso tudo é que os brasileiros só se mostram exigentes com os escolhidos para jogar na Seleção. Quando se trata de escolhas feitas pelos governantes, com o propósito de colocar o nosso país em lugares mais dignos nos mais diversos rankings mundiais, em que o Brasil é analisado e comparado entre todos (192) que fazem parte da ONU, aí a tolerância é infinita.

HORROR

Nas áreas da Educação, Saúde e Segurança, por exemplo, ainda que sempre estivemos no pelotão dos países que disputam as últimas colocações, só nos governos Lula/Dilma, o Brasil passou a figurar em posições ainda mais dramáticas. Um horror.

CRAQUE

Aliás, a bem da verdade, no governo Dilma só é chamado para ocupar qualquer cargo público, o petista (ou aliado do PT) que assegura não ter a mínima capacidade profissional. O imprescindível, lamentavelmente, é que tenha um alto grau de incompetência ou familiarizado com a corrupção. O melhor mesmo é quando demonstra ser um craque em ambas. Pode?

DESEMPENHO

Para comprovar o que estou dizendo vejam a posição que o Brasil ocupa em apenas alguns rankings: 1- No ranking global de velocidade de conexão de Internet, o Brasil figura na 84ª colocação, tendo caído quatro posições em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme estudo State of The Internet, da empresa de segurança online Akamai.2- No questionário aplicado a estudantes de 15 anos, para avaliar sua capacidade de solucionar problemas concretos, o Brasil foi parar na 38ª colocação entre 40 países analisados, conforme estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).A média dos brasileiros foi de 428 pontos, bem abaixo dos asiáticos que lideram o ranking ? Cingapura (562 pontos), Coreia do Sul (561) e Japão (552). 3- No ranking de desempenho ambiental, o Brasil aparece em 77º colocação. 4- Entre os países que formam o G-20, o Brasil é o país mais protecionista de todos, de acordo com o Índice de Abertura de Mercados, calculado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI). 5- Em matéria de corrupção e violência, aí sim o Brasil vem ganhando destaque e já ocupa as primeiras posições. Pode? Pois é, gente, mas como o que importa mesmo é o futebol, aí, para felicidade dos brasileiros, o Brasil passou a ocupar o 4º lugar no ranking da Fifa. Ufa.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INDÚSTRIA
    O faturamento da indústria brasileira caiu 6,3% em março na comparação com fevereiro deste ano. Trata-se da maior retração mensal desde novembro de 2008, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Caíram também as horas trabalhadas no setor (2,4%), a massa salarial real (2,4%) e o rendimento médio real (0,6%). Houve também redução do uso da capacidade instalada, que ficou em 80,9%, 1 ponto percentual abaixo do resultado de fevereiro. Que tal?
  • BEIRA RIO
    Os pavimentos personalizados que irão complementar as obras no entorno do estádio Beira-Rio foram fornecidos pela Tecmold. Cada piso de concreto da marca pode ser customizado através de uma placa metálica com o nome do torcedor que adquirir o pavimento. As peças estão disponíveis nas cores vermelha e cinza e foram desenvolvidas pela engenharia da Tecmold especialmente para atender a demanda do Internacional. Inicialmente serão comercializadas 40 mil unidades, com previsão de instalação para o segundo semestre do ano.
  • PETROBRÁS
    O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, decretou a quebra do sigilo bancário da Petrobrás nas operações financeiras envolvendo empresas contratadas para as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. (Valor)
  • LEITE
    A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) já está orientando seus associados a interromperem imediatamente a comercialização dos leites das marcas envolvidas na nova fase da Operação Leite Compensado, deflagrada pelo Ministério Público Estadual.

FRASE DO DIA

A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento.

N. Bonaparte