Artigos Anteriores

O ECO QUE VEM DO ORIENTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

BARBAS DE MOLHO

O som alto das vozes dos povos de vários países do Oriente Médio está ecoando por todos os cantos do mundo. Se nos países mais democráticos a preocupação com os agitos já impressiona, naqueles que são governados por ditadores, ou coisa parecida, os ditos-cujos, obviamente, estão com as barbas de molho.

CULTURA MILENAR

A cultura milenar dos povos daquela região, certamente, não admite uma mudança rápida de muitos comportamentos adotados pelos ocidentais. Isso, entretanto, não faz dos orientais povos cegos e sem discernimento.

IRAQUE

Percebendo o que está acontecendo no Iraque, que está começando a experimentar o regime democrático, os jovens de vários países da região se encheram de coragem e foram às ruas para dar um basta nas ditaduras e expulsar os ditadores.

ACABAR COM OS DITADORES

Pelo processo em cadeia deflagrado a partir do Egito, a encrenca promete ser muito grande. E o prazo de duração é imprevisível. Principalmente, porque a única coisa que os povos da região têm hoje, na cabeça, é acabar com os ditadores.

DAY AFTER

Não está claro, portanto, a existência de um plano para o dia seguinte. Algo que defina o quê e como os revoltosos pretendem, para seus novos governos. O que querem, enfim, que conste nas novas Cartas Constitucionais.

SANGUE QUENTE

Neste aspecto, para o bem daqueles povos, sugiro que não se deixem levar pela nossa Constituição, de 1988. Caso contrário, considerando que o sangue árabe está quente, a cobra oriental voltará a fumar. Com muito mais força.

RECADO

Chamo a atenção, principalmente, que para atender todos os privilégios, corporativos, concedidos aos ocupantes de cargos públicos, a carga tributária já chegou perto de 40% do PIB. Como os privilegiados são insaciáveis, a conta só pode aumentar. Até que o ponto em que alguns brasileiros percam a paciência e ocupem as ruas para fazer algo parecido com que estamos vendo no fervente Oriente Médio. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CPMF
    Os governadores do nordeste do país não estão admitindo o corte do Orçamento. Para tanto propõem a recriação da CPMF. Que tal?
  • DESACELERAR
    Ontem, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, enfatizou que a economia brasileira precisa reduzir seu ritmo de expansão. As consequências, embora esteja correto, será o desemprego. E com ele, a inadimplência...?Temos que desacelerar um pouco o crescimento da economia. Tivemos uma subida global de preço, que provocou um choque na inflação interna.
  • BANRISUL CORRETORA
    No ano em que comemorou 40 anos, a Banrisul Corretora de Valores atingiu o resultado operacional de R$ 17 milhões, o que representa um acréscimo de 71% em relação a 2009. O lucro líquido, em 2010, foi de R$ 11 milhões, 41% acima do obtido no ano anterior. O anúncio foi feito ontem pela diretoria da instituição.
  • AÇO
    Os embarques de aços laminados planos efetuados pelas usinassiderúrgicas nacionais para o mercado gaúcho atingiram a 1.312.856 toneladas em 2010: crescimento de 30% na comparação com 2009. A estes números devem ser somadas, ainda, aproximadamente 300 mil toneladas que foram importadas aproveitando os preços mais baixos de alguns tipos de chapas, elevando o total para 1,6 milhão de toneladas, ou 50% acima do ano passado.

FRASE DO DIA

A VERDADE DEVE TER ESCRAVOS E NÃO DONOS.

C.MAIA