Artigos Anteriores

O CRASH DAS BOLSAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

O NOVO CRASH

Se em 1929 o mundo todo assistiu o Crash da Bolsa de New York, neste momento todos nós estamos assistindo o Crash de todas as Bolsas do planeta. E, da mesma forma como ocorreu em 1929 e nas demais crises que se sucederam, aqueles que se imaginam como mais entendidos nestes momentos dizem que o desastre não está afetando a economia real. Bobagem pura e infantil.

FIM DAS VACAS GORDAS

É óbvio que um caos atual, pelo tamanho que já alcançou, já está afetando sim a economia real. Aceitem, portanto, o seguinte: o longo período de vacas gordas acabou. Doravante o mais provável é que passaremos a assistir e constatar, em torno do mundo, mais apatia econômica, algumas situações de recessão e, em alguns pontos, até casos de depressão.

MAIS ROBUSTOS

No caso Brasil, as declarações feitas pelo ministro da fazenda, Guido Mantega, e pelo presidente Lula, ambos dizendo que estamos melhor estruturados para enfrentar uma crise internacional, deve ser entendido como correta. De qualquer forma, pelo fato de estarmos mais robustos para poder enfrentar eventuais crises financeiras, não significa que estamos imunes a elas.

PAÍS EMERGENTE

É sempre importante que se entenda que o Brasil faz parte do mundo. E que é, reconhecidamente, um país emergente, ainda em desenvolvimento. Frágil, portanto, se comparado com as economias de primeiro mundo bem mais fortes. Estar melhor estruturado, enfim, não significa que não nada vai acontecer por aqui.

CÂMBIO FLUTUANTE

Mas vamos deixar uma coisa bem clara: o grande trunfo que o Brasil ostenta para enfrentar crises deste tipo é indiscutivelmente o câmbio flutuante. Este foi o grande acerto do país, que até poucos dias atrás muita gente queria derrubar. Não fosse o câmbio flutuante a saída de capitais teria sido brutal nos últimos dias. E as reservas teriam chagado a quase zero.

MENINAS DO JÔ

Ao mesmo tempo em que parabenizo a comentarista Lucia Hipólito, pela lógica de raciocínio que sempre mostra nas exposições dos assuntos que envolvem o ambiente político brasileiro, deploro, com a mesma intensidade, as opiniões da jornalista Ana Maria Tahan, do Jornal do Brasil e da ex-apresentadora da TV Globo, Liliam Witte Fibe, chamadas de Meninas do Jô, e que se apresentam às quartas feiras no Programa de Jô Soares.A jornalista Tahan é uma desvairada. Acelerada. Não entendo como a direção do Jornal do Brasil ainda mantém a jornalista. Mas, se os mesmos assistem ao programa do Jô deveriam se livrar da cobra. E a Liliam, a cada manifestação que faz, mostra claramente o acerto da TV Globo em se livrar da medíocre comentarista. Um horror.

O MERCADO

Antes que alguém comece a jogar pedras no mercado, pela catástrofe que atingiu as bolsas do mundo todo, é bom saber que não é ele o culpado. Embora os ânimos não estejam preparados para muita explicação é sempre bom que se entenda que a grande janela para conhecer tudo o que se passa no mundo é exatamente o mercado. e não é só o financeiro. O mercado está na arte, na política, no esporte, na moda e tudo o mais.

CADASTUR

O Ministério do Turismo e o Instituto Marca Brasil estão realizando ampla campanha de contato com empresas e profissionais do turismo no Rio Grande do Sul para atualizar o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Guias de Turismo e Bacharéis em Turismo (Cadastur). A ferramenta online reúne informações de 24.019 empresas e 8.662 profissionais de todo o país e oferece vantagens aos que ingressarem no sistema. Entre elas, está a participação em eventos do Ministério, acesso às linhas de crédito oficiais e inclusão em sites para divulgação dos serviços prestados.

MESAS REDONDAS

?Estatísticas da Internet no Brasil?será o tema da edição do Mesas Redondas nesta sexta,17, das 12h às 14h, no Hotel Praza São Rafael, em Porto Alegre. O assunto será abordado pela diretora executiva do Ibope/Net Ratings, Fábia Gerorgetti Juliasz.

VIZINHANÇA SEGURA

O Programa Vizinhança Segura será lançado no Parque Moinhos de Vento, no domingo, 19, às 11h, dentro do Projeto Parques e Praças na Capital. As ações de prevenção em segurança urbana serão desenvolvidas com a participação dos agentes da Guarda Municipal em duas viaturas, uma circulando na área do Parque e outra realizando o patrulhamento sete dias por semana, em turnos de 12 horas.

DMAE

A partir do dia 22 o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) emitiráas contas de água e esgoto com o nome do cliente. Hoje, as contas trazem apenas o endereço do consumidor. Nesta primeira etapa, 9.500 consumidores já cadastrados receberão as contas em seu nome. Os clientes ainda não cadastrados receberão, por meio dos leituristas, umformulário que deve ser preenchido com o nome do morador e/ou proprietário. Após ser devidamente preenchido, deverá ser devolvido pelos Correios ou ser entregue em um dos seguintes postos de atendimento do Dmae, de segunda a sexta, das 8h às 16h30: CENTRO - Rua José Montauri, 159; AZENHA - Rua Barão do Triunfo, 714; MOINHOS DE VENTO - Rua 24 de Outubro, 200;PARTENON - Rua Prof. Cristiano Fischer, 2402; ZONA NORTE - Rua Aliança, 70

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O MAL DE QUASE TODOS NÓS É QUE PREFERIMOS SER ARRUINADOS PELO ELOGIO A SER SALVOS PELA CRÍTICA.

Norman Vincent