Artigos Anteriores

O CONSELHEIRO DO DIABO

ANO XIV - Nº 007/14 -

AGORA É QUE NÃO ACONTECE

Uma das piores coisas que pode acontecer para o Brasil é quando um representante do FMI diz que o Brasil só vai crescer se fizer reformas. Principalmente quando se refere à reforma da Previdência. Pronto, a partir daí, não há reforma alguma, mesmo que eventualmente pudessem ter sido iniciadas algumas propostas.

FORA FMI !

É óbvio que a reforma previdenciária não sai nem sairá em hipótese alguma por aqui. Mas bastou uma simples declaração da diretora do Depto. de Finanças Públicas do FMI, Teresa Ter-Minassian, e já é sepultada qualquer iniciativa. Aqui, o mais importante é: Fora FMI!

REFORMA TRIBUTÁRIA

O governador Germano Rigotto foi indicado pelo presidente nacional do PMDB para coordenar a proposta de reforma tributária que o partido vai elaborar e encaminhar ao governo federal, para ser debatida no Congresso Nacional. Temer adiantou que Rigotto já fez um grande trabalho à frente da Comissão de Reforma Tributária, quando deputado federal.

URUGUAI É UM SUCESSO

Ora, se o objetivo é fazer uma reforma fiscal e tributária no Brasil, Rigotto não precisa ir longe. Basta fazer uma visita ao Uruguai, que acaba de aprovar a sua reforma com promessa de fazer muito mais em 2007, como declarou ontem o ministro da Economia e Finanças do Uruguai, Danilo Astori, em palestra proferida na Câmara de Comércio Brasil Uruguai, em Porto Alegre. Foi um verdadeiro sucesso.

CRESCIMENTO DE 7%

O sentimento observado pelos participantes do almoço de ontem foi um só: todos gostariam de se mudar já para o Uruguai. Para desfrutar imediatamente dos prazeres do crescimento, do desenvolvimento e das vantagens fiscais e tributárias aprovadas. A festa é tão grande no país vizinho que a taxa de crescimento do PIB alcançou 7% neste ano e promete bisar em 2007. Viva o Uruguai! E Viva Punta del Este, lógico.

QUATRO PONTOS

Para dar uma nova faze ao país, o Uruguai tem como benchmark o Chile, guardando as peculiaridades, como disse Astori. Os quatro principais pilares para atrair investidores e dar o salto necessário para o crescimento sustentado são: estabilidade cambial, inflação baixa, diminuição e administração do risco-país e controle absoluto da dívida. Vamos para Punta?

TABARÉ VASQUEZ

Quem diria... Tabaré Vasquez se elegeu como social-comunista e está administrando pela lei de mercado e com parcerias privadas. Quer ficar mais longe possível de Kirchner, Chávez e Morales. Se convenceu, com certeza, de que boas companhias são vitais para o sucesso.

COLETIVA

A CDL de Porto Alegre promove na próxima segunda, 04, às 10 horas, coletiva de imprensa para analisar o desempenho do setor em 2006 e projeções para 2007. Na ocasião, o presidente da entidade, Vilson Noer, fará também um relato dos planos previstos para o próximo ano.

DESTAQUES SIMECAN 2006

Na quinta edição do TROFÉU DESTAQUES SIMECAN as empresas associadas que conquistaram resultados expressivos ao longo do ano foram: Areva Transmissão e Distribuição de Energia, CEL Construções Elétricas, Mach Motor, Full Gauge Controls, Omnitec Automação, Sulforja, Sulmatre e Usiforja. O SIMECAN, pela recomendação para a ISO 9001:2000, também recebeu o troféu.

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

O prazo para as inscrições do XXII Prêmio Jovem Cientista foi prorrogado para o dia 10 de dezembro, em todas as categorias. O prêmio, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho, levantará este ano o tema ?Gestão Sustentável da biodiversidade: desafio do milênio?. Objeto de estudo também de pesquisadores e estudantes brasileiros, a biodiversidade encontra aqui uma série de desafios, como a extração madeireira sem controle, o uso de plantas nativas no paisagismo e a biopirataria.

ENDOMARKETING

A evolução do endomarketing e seus desafios é o tema do Café Conosco, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O evento será realizado no dia 5, das 8h30min às 10h30min, no Hotel Deville, em Porto Alegre. O evento é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos@abrh-rs.com.br ou pelo telefone (51) 3254.8254.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Se você pensa e age como sempre fez, vai ser o que sempre foi.

Mario Diotto