Artigos Anteriores

O CARÁTER DO POVO BRASILEIRO

ANO XIV - Nº 007/14 -

CARÁTER

Quem acha que o caráter de qualquer pessoa é igual àqueles com quem se relaciona, por extensão do seu próprio pensamento também está admitindo que os brasileiros em geral, pelo fato de viverem num país cercado de corrupção por todos os cantos, são pessoas dotadas de mau caratismo. 

FAMA

Considere-se aí, também, que é possível medir o caráter de um povo pela classificação que o país ostenta no ranking de CORRUPÇÃO. E neste particular, como atestam os indicadores mundiais, o Brasil ocupa posição extremamente preocupante, com viés sempre de piora, lamentavelmente.    

PORTO ALEGRE

Vejam, por exemplo, que a Capital do RS, Porto Alegre, para desespero dos gaúchos que gritam aos quatro ventos - SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA-, já figura entre as 50 cidades (com população acima de 250 mil habitantes) com maior número de homicídios do mundo, segundo dados do Instituto Igarapé, revelados recentemente pela revista britânica The Economist. Isto mostra o caráter do povo, certamente.   

NADA ESPONTÂNEO

Aliás, já que estamos falando em CARÁTER, observem que até agora  não aconteceu nenhum caso de DELAÇÃO ESPONTÂNEA por parte dos CORRUPTOS envolvidos nas inúmeras etapas da Operação Lava-Jato. Ora, isto nos leva a crer, com absoluta certeza, que os bandidos só recorreram às DELAÇÕES PREMIADAS com um único propósito: obter apenas e tão somente redução da pena. Não houve, portanto, ARREPENDIMENTO algum pelos crimes que cometeram. 

LEVES E SOLTOS

Este comportamento nojento, carregado de mau caratismo, revela, com absoluta precisão, que tão logo esses criminosos venham a se livrar das penas (reduzidas), voltarão, leves e soltos, a praticar aquilo que sabem e gostam de fazer: crimes de corrupção. 

CONLUIO

Infelizmente, esta é a dura realidade que o povo brasileiro precisa não só entender como se responsabilizar. Até porque mais de 300 políticos (todos eleitos pelo povo), segundo informam os delatores, estão envolvidos em atos de corrupção. Ora, quando o povo escolhe não um ou dois, mas mais de 300 vigaristas, aí não se trata de um descuido ou mero equívoco. É conluio.

DEDUÇÃO LÓGICA

A dedução lógica deste comportamento mostrado e comprovado pelo povo, tanto nas eleições quanto fora delas, é a prova de que o tecido social está fortemente emporcalhado. O cheiro de mau caratismo é sentido por todos os lados, principalmente nos movimentos de pessoas que defendem os líderes que espalharam corrupção por todos os cantos do país.   

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PRODUÇÃO INDUSTRIAL

    A produção industrial no Brasil, segundo informou hoje o IBGE, subiu 0,1% em fevereiro ante janeiro deste ano. O dado ficou abaixo da mediana do grupo de instituições ouvidas pela Agência Estado, que era de alta de 0,70%. Em comparação com fevereiro do ano passado, o indicador recuou 0,8%.

  • COMPOSIÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA

    LEIAM E COMPAREM:

    1- A composição da Carga Tributária dos Estados Unidos tem como base 82,70% de sua arrecadação incidindo sobre a Renda, Lucro, Ganho de Capital, Folha Salarial e Propriedade (classes privilegiadas da nação americana) e apenas 17,30% incidindo sobre Bens e Serviços (arroz, feijão, remédios, transportes e educação). Com uma Carga Tributária total de apenas 26,0% do PIB.

    2- A composição da Carga Tributária média dos países da OCDE tem como base 66,68% de sua arrecadação incidindo sobre a Renda, Lucro, Ganho de Capital, Folha Salarial e Propriedade (classes privilegiadas das nações analisadas) e apenas 33,14% incidindo sobre Bens e Serviços (arroz, feijão, remédios, transportes e educação). Com uma Carga Tributária média de 35,3% do PIB.

    3- A composição da Carga Tributária do Brasil tem como base 48,46% de sua arrecadação incidindo sobre a Renda, Lucro, Ganho de Capital, Folha Salarial e Propriedade (classes privilegiadas da nação brasileira) e 51,54% incidindo sobre Bens e Serviços (arroz, feijão, remédios transportes e educação). Com uma Carga Tributária total de 32,4% do PIB.
    Conclusão:

    Dentre os países analisados, como informa o pensador Ricardo Bergamini, o Brasil é o que possui a mais injusta, imoral, criminosa, desumana e regressiva Carga Tributária. Uma vergonha internacional que certamente continuará tendo o silêncio de todos: por omissão, covardia ou conivência.
     

FRASE DO DIA

Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e esta é provavelmente a razão por que tão poucos se dedicam a ele.

Henri Ford