Artigos Anteriores

O BRASIL, NA MENTE DOS ESTRANGEIROS

ANO XIV - Nº 007/14 -

TOP OF MIND

Aquilo que, imediatamente, vem à mente das pessoas quando perguntadas sobre marcas, produtos, pessoas ou países, por exemplo, é conhecido mundialmente pela expressão: TOP OF MIND.

SAMBA, CARNAVAL E FUTEBOL

Pois, no início do século passado, quando a palavra Brasil era expressada, o que vinha, imediatamente, à cabeça de quem vive no exterior era: SAMBA E CARNAVAL. Só a partir de 1958, quando o Brasil ganhou a Copa do Mundo, passamos a ser também lembrados como país do FUTEBOL.

PELÉ

Neste particular, embora o nome de vários jogadores venha à lembrança das pessoas, o primeiro, que sempre vem à mente de todos é PELÉ, personagem conhecido e reconhecido em todos os cantos do mundo pela sua genialidade futebolística.

OUTROS BRASILEIROS LEMBRADOS

Entretanto, alguns outros brasileiros que são imediatamente lembrados mundo afora, cada um na sua especialidade, são: Paulo Coelho, no ambiente literário; Gustavo Kuerten, no tênis (que só não foi mais adiante por questões físicas); e Gisele Bündchen, como modelo, por exemplo.

SÍMBOLOS RECENTES

Mas, neste momento, dois outros personagens estão sendo lembrados quando a palavra BRASIL é pronunciada lá fora (e aqui dentro idem): O primeiro, indiscutivelmente, é o ex-presidente LULA, que já é considerado como um dos maiores SÍMBOLOS DA CORRUPÇÃO. O outro, do ramo dos negócios, é EIKE BATISTA, que já virou SÍMBOLO DA ENGANAÇÃO e do CALOTE.

SÍMBOLO DA TRAGÉDIA ECONÔMICA

Ambos, neste momento, estão ocupando os noticiários do mundo todo, identificados como grandes e exímios enganadores e fraudadores. Lula, no entanto vai mais longe: colocou a atual presidente, Dilma Rousseff, como candidata à SÍMBOLO DA TRAGÉDIA ECONÔMICA DO PAÍS. Que tal? Belos símbolos o Brasil tem, não?

CULPADOS

Ontem, a gota que fez com que o copo extravasasse, foi a notícia da queda da produção industrial do país. Os estrangeiros, que já estavam muito desconfiados não perderam tempo: trataram de tirar o máximo que puderam de dinheiro do Brasil. Uma coisa é preciso deixar bem clara: esta situação que o país vive no TOP OF MIND tem culpados: o PT, O SOCIALISMO e/ou o BOLIVARIANISMO.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • HORROR
    A queda de 2% na produção industrial em maio, anunciada pelo IBGE, é pior do que a maioria esperava. E a confiança do empresário caiu em junho. O consenso para PIB em 2013 é de que continuará em queda. Por enquanto está em 2,4% na pesquisa Focus.
  • SÓ AGORA?
    Pressionado, o Palácio do Planalto e a equipe econômica bateram o martelo de que é preciso -cortar na carne- e promover um novo bloqueio, da ordem de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões, nas despesas previstas para este ano. Só agora? E as Reformas?
  • ANARQUIA
    Apesar de decisão judicial que proíbe a paralisação de rodovias federais pela categoria, caminhoneiros continuam com os protestos. Na manhã desta quarta-feira, 3, em ao menos cinco Estados do País. Isto tem nome: ANARQUIA.
  • BOVESPA
    A partir de segunda-feira, 08, a Bovespa passará a ter 30 minutos a menos de negociação. Segundo ofício circular o segmento Bovespa continuará tendo início às 10h, mas o pregão regular terminará às 17h, e não mais às 17h30.

FRASE DO DIA

O PODER SEM MORAL CONVERTE-SE EM TIRANIA.

J.C. Cotrim