Artigos Anteriores

O BRASIL NA COPA - RESUMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

TORNEIO

Não há uma viva alma brasileira que não dá algum pitaco sobre a participação do Brasil nesta Copa do Mundo. Poucos percebem, no entanto, que Copa do Mundo é um torneio e não um campeonato. Ou seja, as decisões acontecem dentro das chaves, o que implica que nenhuma seleção joga contra todas as demais.

O MELHOR

Um torneio, portanto, aponta que o vencedor, na maioria das vezes, não é o melhor da competição. Já nos campeonatos, mesmo admitindo que em jogos de futebol nem sempre a lógica se faz presente, os melhores geralmente aparecem ponteando.

RABUGICE DE DUNGA

Bem, como o Brasil foi desclassificado pela Holanda, que teve duas oportunidades aproveitadas, a mídia deixou de lado a análise consciente da derrota preferindo mais se vingar da rabugice do Dunga contra ela.

VILÃO DA SELEÇÃO E DO GRÊMIO

Poucos se dão conta, pelo que vi e li até agora, que o grande vilão do Brasil nos jogos mais decisivos, o meio campista Felipe Melo, foi um dos comandantes do Grêmio na jornada que levou o time gaúcho para a segunda divisão do Brasileirão. Naquele fracassado plantel o centro avante Grafite também fazia parte.

ERRO MAIS GRITANTE

É correta a admissão de que a defesa brasileira, o ponto alto da nossa Seleção, tenha falhado nos dois gols sofridos pela Holanda. Porém, a falha da zaga da Holanda, no gol do Robinho, foi muito mais gritante e vergonhosa. Aí, contudo, a mídia cega aplaudiu o passe de Felipe Melo e a conclusão de Robinho sem fazer qualquer menção ao terrível erro da zaga holandesa. Pode?

COMPETIÇÃO

No meu ponto de vista, mais um entre milhões, os atletas de uma seleção não podem ser igualados a soldados que lutam pelo seu país. O futebol, para quem ainda não se ligou, é um esporte. Devem ser preparados, portanto, para uma competição e nunca para uma guerra, como a imprensa muitas vezes exagera.

ESPÍRITO ESPORTIVO

E, neste particular envio os meus sinceros cumprimentos a Holanda, que a cada jogo nesta Copa tem, nas camisetas dos seus atletas a bandeira do país adversário. Esta foi a grande prova de espírito esportivo desta Copa. Até porque nunca vi qualquer exército colocar, no uniforme de seus soldados, a bandeira do país inimigo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • COPA DE 2014
    O Brasil está muito atrasado no que diz respeito a educação e infraestrutura. Inclusive, na preparação da Copa de 2014. A Fifa está muito, mas muito preocupada mesmo, gente.
  • EDUCAÇÃO
    O principal indicador de qualidade do ensino brasileiro, o IDEB, identifica uma forte piora em 1.146 cidades, 20% do total, no período final do ensino fundamental. Os números do MEC, de 2009, dão uma mostra das dificuldades para o Brasil crescer. Sem educação nada acontece. Com educação ruim tudo acontece de ruim.
  • APAIXONADO POR DITADURAS
    Em visita à África, o presidente Lula, um eterno apaixonado por ditadores e ditaduras, reuniu-se ontem com mais um deles. Desta vez com o presidente de Cabo Verde, quando anunciou a intenção de cooperar na exploração de petróleo em águas profundas naquele país.
  • DE OLHO NAS PESQUISAS
    Pelos novos números do Ibope, José Serra cresceu cinco pontos no Sudeste e chegou a 41%, contra 34% de Dilma Rousseff. O levantamento anterior, de 23 de Junho, apontou 37% para Dilma e 36% para Serra na região. O tucano também subiu no Norte e no Centro-Oeste. Nas três regiões, Dilma caiu. No Sul, os dois cresceram. No resultado geral, o Ibope deu empate de Dilma e Serra em 39%

FRASE DO DIA

IMAGINAÇÃO É A VOZ DO ATREVIMENTO.

H. Miller