Artigos Anteriores

O BRASIL EM CAPÍTULOS - 2

ANO XIV - Nº 007/14 -

JORNAIS E REVISTAS

Dando continuidade à animada conversa que mantive por quase duas horas com os empresários europeus, como referi ontem, bem antes que se mostrassem céticos quanto às minhas informações sobre o Mensalão e à economia brasileira, julguei importante mostrar os jornais e revistas que havia comprado no aeroporto antes de embarcar para a Itália.

NOTEBOOK ABERTO

Para que não pairasse mínima dúvida fiz questão de abrir o meu notebook para que, livremente, pudessem ler tudo que escrevi ao longo desses anos, sobre os temas dessa da nossa boa conversa.

VENDEDOR DE ILUSÕES

Quando o assunto foi para a Economia, com tristeza e constrangimento fui obrigado a dizer que tanto os brasileiros quanto os estrangeiros foram vítimas de um grande blefe, protagonizado pela equipe econômica dos governos Lula/Dilma. Agindo como um legítimo VENDEDOR DE ILUSÕES, o governo petista, de forma escancarada, anunciou ao longo desses dois últimos anos que o crescimento da economia brasileira ficaria acima de 4%.

PIB ENCOLHIDO

Pois, como todos já sabem, em 2011, o PIB cresceu míseros 2,7%. E, em 2012, a cada semana que passa a expectativa de crescimento encolhe. A última previsão, que saiu nessa segunda-feira, já mostra que o crescimento será mais do que pífio: apenas 1,57%. Com grandes chances de chegar a 1,2%. Que tal?

PIB PIADA

Como havia uma edição do Financial Times à disposição dos visitantes da Villa Miragalli, um dos empresários mostrou o artigo escrito pelo jornalista Jonathan Wheatley, com o título: PIB do Brasil entra no território da piada. Que tal? Aliás, o próprio Wheatley também lembra que o ministro Mantega chegou a projetar uma expansão de 4% para a economia brasileira neste ano; e que outras economias da América Latina, como Chile, Peru e México e Colômbia, estão crescendo mais do que o Brasil. E aponta, como causas, as políticas mais abertas e menos protecionistas.

RELATO COM PROVAS

Bem, depois que encerrei o meu relato repleto de provas, aí não teve jeito: os italianos, principalmente, constataram que não se tratava de um comentário ideológico sem base, feito por um comunicador que pudesse estar de má vontade para com o governo brasileiro petista.

TIGANELLO 2007

Encerrada minha participação pedi a um dos italianos que comentasse a situação de seu país. Pois, neste exato momento todos os empresários riram, se desculparam e disseram que tinham compromisso marcado nas suas empresas. Só não conseguiram esconder uma clara sensação de alívio, que dava a entender que o Brasil continua longe de ser um país confiável e/ou com vocação para a seriedade. Pode? Como a conversa acabou ali fui tratar de algo bem mais importante: almoçar um linguine ai frutti di mare, acompanhado de uma (na realidade foram duas) taças de vinho Tiganello 2007. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CABO DE GUERRA
    O site e newsletter diária www.polibiobraga.com.br e o Jornalista Políbio Braga, lançarão o livro Cabo de Guerra, com 499 páginas, que conta os sucessos e as insidiosas ações movidas sistematicamente pelo Eixo do Mal para desestabilizar o Governo Yeda Crusius no RS.Sessão de autógrafos do livro acontece às 19h do dia 24 de setembro, no Salão Brasília + Terraço do Hotel Sheraton, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre. A ex-governadora Yeda Crusius, personagem central do livro, estará presente.
  • MESA REDONDA
    A Fundação Getulio Vargas realiza no dia 28 de setembro a Mesa Redonda sobre Infraestrutura de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana no Brasil. O evento acontece em São Paulo e tem inscrições gratuitas.Haverá transmissão ao vivo pela internet no Portal do IBRE/FGV: http://www.fgv.br/ibre

FRASE DO DIA

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.

Epiteto