Artigos Anteriores

O BRASIL E O MUNDO

ANO XIV - Nº 007/14 -

RECEITUÁRIO

Pelo que dizem os noticiários, não são poucos os palestrantes estrangeiros, com formação em economia, que ultimamente vem se apresentando em várias capitais do país para dizer como vêem a economia mundial e de que forma o Brasil aparece no cenário.

PALESTRAS

Pois, até o presente momento, das palestras que participei como ouvinte, e daquelas que fui buscar informações através dos mais variados canais de comunicação, quase tudo que os economistas disseram o Ponto Crítico já abordou e comentou.

ATLETA BRASIL

Ou seja, por mais que o mar brasileiro esteja menos turbulento para a prática do surfe econômico, quando enfrentamos os nossos competidores em mar aberto (mercado internacional) fica evidente que a nossa prancha é muito frágil para suportar o elevado peso do ATLETA BRASIL.

DOPADOS

Hoje, todo mundo sabe que o Brasil, ao invés de impor um sério regime para conseguir ser mais competitivo, possibilitando assim a realização de manobras mais radicais, prefere insultar os competidores. Tanto governo quanto os próprios empresários-investidores parecem convencidos de que a vantagem obtida pelos competidores internacionais é fruto do uso de poderosos dopings.

EXORCIZAR OS DEMÔNIOS

Seria ótimo que, depois de ouvir esses economistas de fora assim como aqueles que vivem aqui, o governo se dê conta de que os nossos indicadores de competitividade são muito ruins. O governo brasileiro, além de não exorcizar os nossos inúmeros demônios, tenta convencer a opinião pública que o concorrente internacional é o diabo.

INDICADORES

Todos os indicadores de competitividade são conhecidos, mas mesmo assim é bom repetir: para registrar um novo negócio, o Brasil é o país onde se leva mais tempo. Idem, para regularizar licenças e oferecer o maior número de anos para finalizar um negócio. O pior, no entanto, fica por conta do estapafúrdio número de horas para planejamento fiscal, das excessivas alíquotas de impostos e estúpido custo de exportação. Que tal?

FECHAMENTO DA ECONOMIA

Em síntese: o Custo Brasil é de arrepiar. Como não estamos dispostos a resolver os problemas que afligem a nossa economia, a baixa competitividade vai prosperar. Hoje dependemos desesperadamente da China para vender as nossas commodities. Enquanto isso, o México se dá bem na competição industrial, uma vez que a nossa não consegue competir. Ao invés de fazer as reformas, o governo insulta os competentes estrangeiros e se vinga deles adotando, cada dia mais, medidas de fechamento da nossa economia. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CASO BANCOOP
    o TJ-SP determinou o pagamento de dívidas da Cooperativa Habitacional dos Bancários pelos ex-dirigentes. A decisão atinge o deputado federal Ricardo Berzoini e o secretário nacional de finanças e planejamento do PT, João Vaccari Neto, cotados para assumir a coordenação-geral e a tesouraria na campanha do petista à Prefeitura de São Paulo. Ficha Limpa????
  • SACOLAS PLÁSTICAS
    Os supermercadistas gaúchos consideram prematura a eliminação de sacolas plásticas do varejo, adotada em estados brasileiros como SP e MG. A afirmação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que realizará, no dia 11 de abril, a segunda edição do -Fórum Agas das sacolas plásticas: problema ou solução?-.
  • COLETIVA
    Na próxima terça-feira, 27, às 11h, no Centro de Convenções do Iguatemi Corporate (Av. Dr. Nilo Peçanha, 2825), o presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Ricardo Gomes, e os integrantes da diretoria irão apresentar a grade de programação e as novidades do 25° Fórum da Liberdade. A imprensa está convidada para a Coletiva de lançamento do Fórum, reconhecido internacionalmente e um dos maiores eventos de debate e discussão de ideias da América Latina.
  • INSPEÇÃO VEICULAR
    O Seminário Gaúcho do Mercado Automotivo acontece amanhã, 22, em Porto Alegre. Nesta edição, o evento contará com quatro painéis que abordarão a Inspeção Veicular Ambiental, seus reflexos e a frota alvo a ser inspecionada no RS. O seminário acontece no Shopping DC Navegantes (Rua Frederico Mentz, nº 1561) das 13h30min às 18h30.

FRASE DO DIA

O ouvido é um coletor cujo filtro é a inteligência.

Pierre Veron