Artigos Anteriores

O ASNO E A ANTA

ANO XIV - Nº 007/14 -

ASTROLOGIA CHINESA

A astrologia chinesa, para quem não sabe, segue um ciclo de 12 anos e cada um deles é representado por um dos seguintes animais sagrados: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Este ano (2015, ou 4.713 no calendário lunar chinês), por exemplo, é o ano do Carneiro.

CICLOS

Pois, como que imitando a China, independente do aspecto astrológico, a partir de 2002, quando Lula Petista assumiu o Poder Executivo, o nosso pobre país passou a viver também por ciclos representados por animais. Com um detalhe interessante: os mesmos, pela forma como são vistos e considerados mundo afora, nada têm de sagrados. 

CICLOS PETISTAS

O 1º CICLO PETISTA, ou CICLO LULA, teve duração de 8 anos (iniciou em 01/01/2003 e terminou em 31/12/2010) , e foi (muito bem) representado pelo ASNO.

O 2º CICLO, chamado de CICLO DILMA, que iniciou em 01/01/2011, mesmo que venha a ser interrompido por razões de ordem legal, é representado pela ANTA.
 

ASNEIRAS

Ainda que o preço das commodities tenha colaborado para que muita gente, tanto daqui quanto do exterior, tecesse loas (infundadas) ao ex-presidente Lula, o fato é que em termos de ASNEIRAS o ciclo teve plena correlação com as típicas atitudes atribuídas ao animal que representa.   

CICLO DILMA

Da mesma forma, pelas frases e pensamentos, constantemente manifestados e expressados pela presidente Dilma Neocomunista Rousseff, nenhum outro animal, senão a ANTA, poderia representar corretamente e plenamente o CICLO DILMA. 

MENTIRAS, CORRUPÇÃO E INCOMPETÊNCIA

O fato é que em ambos os CICLOS, como a maioria dos brasileiros -tardiamente- se deu conta, foram marcados por MENTIRAS, CORRUPÇÃO E INCOMPETÊNCIA. O que contribuiu, pelos resultados que estão sendo colhidos com esta fantástica crise plantada e cultivada ao longo deste período, para o reconhecimento definitivo daqueles que corretamente anteciparam o cenário atual.

UBER

Quanto à Dilma não é necessário recorrer a declarações antigas, pois todos os dias a presidente se esforça para mostrar o quanto suas revelações lembram as atitudes atribuídas às pobres ANTAS. Ontem, por exemplo, Dilma resolveu dizer que o UBER (serviço -concorrencial- de transporte público) vai promover desemprego de taxistas. Pode?

Ora, quem deve decidir se deve usar o Taxi ou o Uber é, exclusivamente, o cliente interessado em ser transportado. Ninguém mais. A presidente, para confirmar que pensa como uma ANTA, resolveu defender, publicamente, o -cartório- ao invés de ficar ao lado do consumidor. Que tal?


 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DEMOGRAFIA DAS EMPRESAS

    Em 2013, 47,5% das empresas que haviam nascido em 2009 ainda estavam ativas no mercado, ou seja, quatro anos após o nascimento, mais da metade (52,5%) das empresas não sobreviveu.

    A taxa de saída (relação entre o número de saída de empresas e o total) recuou 2,8 pontos percentuais em relação a 2012, passando de 17,4% para 14,6%.

    No ano, 695,7 mil empresas saíram do mercado. Por outro lado, a taxa de entrada das empresas no mercado (relação entre o número de entrada de empresas e o total), em 2013, foi de 18,3%, revelando um impacto significativo das entradas no estoque de empresas (871,7 mil empresas a mais).

    A taxa de sobrevivência (relação entre o número de empresas sobreviventes e o total) foi de 81,7% (3,9 milhões).

    Na comparação com 2012, houve um crescimento de 3,8% (176,2 mil) no total de empresas ativas no Brasil. O total de ocupações assalariadas cresceu 3,3% (1,1 milhão) de 2012 para 2013, e as empresas que entraram foram responsáveis por 887,7 mil novas vagas, sendo que 30,3% (268,6 mil) destas foram criadas no comércio.

  • IGP-DI

    O IGP-DI registrou alta de 0,40% em agosto, bastante acima do registrado por nós (0,30%) e pelo consenso de mercado (0,32%). Com esse resultado, o acumulado em doze meses acelerou de 7,43% em julho para 7,80%. Na abertura mensal, a diferença em relação à nossa estimativa foi explicada por uma inflação mais elevada nos preços ao produtor, com alta de 0,58% nos produtos agropecuários e 0,38% nos produtos industriais.
     

  • DESCARTE CORRETO

    A campanha Descarte Correto parte neste sábado para seu segundo local de coleta das lâmpadas fluorescentes. Desta vez, o ponto de entrega será na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551), das 9h às 17h. A campanha é uma iniciativa do Ministério Público do RS, em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU).

    Buscando garantir a destinação correta para a entrega de lâmpadas fluorescentes pelo público geral, a campanha conta com a participação das empresas Apliquim Brasil Recicle e Recilux – Descontaminação e Reciclagem de Lâmpadas Usadas. As lâmpadas de LED e incandescentes não estão inclusas no projeto e não podem ser recolhidas nos pontos, e o descarte é limitado a cinco lâmpadas fluorescentes por pessoa. Verifique todas as datas e os postos de entrega no flyer publicado no Facebook da Agas (www.facebook.com/PortalAGAS ).
     

  • RECEITA FEDERAL

    A partir de dezembro/2015 todos os seus movimentos financeiros passarão a ser enviados pelos bancos à Receita Federal, automaticamente. O seu Plano de Saúde e demais instituições financeiras com as quais se relaciona também enviarão.

    Veja resumo da Instrução Normativa 1.571/2015.

    COMUNICADO IMPORTANTÍSSIMO

    RECEITA FEDERAL INSTITUI a e-FINANCEIRA

    O QUE SIGNIFICA???

    Significa que os bancos, seguradoras, planos de saúde, distribuidora de títulos e valores mobiliários e demais instituições financeiras, deverão enviar para a Receita Federal, toda a movimentação financeira dos contribuintes ( mês a mês ) e ( saldos no final de cada ano ) de todas as operações que o contribuinte realizou no ano.

    Importante que não mais interessa somente o saldo em 31.12 de cada ano, pois a informação trará toda a movimentação (mês a mês) de todo valor financeiro que o contribuinte movimentar em suas contas bancárias.

    O propósito é conhecer a movimentação financeira detalhada de cada contribuinte brasileiro (seja pessoa jurídica e física) e assim confrontar os valores informados com os declarados pelo cidadão ou pelas empresas (“cruzamento fiscal”).

    Obviamente que o contribuinte deverá estar atento, e declarar com precisão sua renda e movimentação de recursos, sob pena de ser intimado a prestar esclarecimentos à Receita Federal.

    É uma nova fase no cerco aos contribuintes, um “BBB” eletrônico e universal, do qual ninguém escapa.

    As pessoas físicas deverão adequar-se, de forma imediata, aos novos cruzamentos eletrônicos.. A movimentação bancária, por exemplo, precisa estar justificada por rendimentos compatíveis ou devidamente esclarecida por documentos idôneos (como empréstimos bancários). Na discrepância de dados, prevalecerá a presunção de sonegação fiscal, com a consequente atribuição da responsabilidade e penalidades.

    Como se vê, cerca-se o contribuinte. Esperamos que a qualidade dos serviços públicos melhore na mesma proporção que este torniquete.

FRASE DO DIA

Algumas pessoas ainda confundem uma decisão errada com azar.