Artigos Anteriores

O AMOR É CEGO

ANO XIV - Nº 007/14 -

BEM À VONTADE

Há meses atrás fiz comentários bem realistas sobre o Rio Grande do Sul que, embora absolutamente verdadeiros, provocaram reações apaixonadas de muitos gaúchos. Antes de concordarem com a exposição da situação caótica do Estado preferiram se revoltar com as minhas críticas. Mas, enfim, por ter nascido no RS me considero bem à vontade para dizer tudo aquilo que entendo como fracasso regional.

ACIMA DOS LIMITES

A impressão que resta nisto tudo é que a paixão que os gaúchos demonstram pelo Rio Grande está acima dos limites. Está simplesmente prejudicando o uso dos sentidos. Os gaúchos não enxergam, não sentem, não ouvem e, por conseguinte, não se manifestam. Acreditam que as coisas vão ser resolvidas naturalmente.

PEÇAS DE FICÇÃO

Para tentar exercitar estes sentidos já bastante atrofiados, volto para mostrar algumas verdades embora as reações se repetirão. Começo pelo Orçamento de 2007, que mais uma vez não será sério nem decente. O Pacto pelo Rio Grande, conquista tão elogiada, também não passou de uma peça de ficção. Assim como o Orçamento. Se não fosse trágico seria cômico.

CEGA PAIXÃO

Por ocasião da negociação da dívida do Estado com a União, dos acordos feitos praticamente nenhum deles vem sendo cumprido. As despesas de pessoal, como é sabido, não diminuem e não se enquadram no percentual definido sobre a RCL. O curioso é que nada disto é transparecido para que todos tomem conhecimento. Ou seja: vivemos às cegas, sem informação, mas com cega paixão. Os governantes sabendo disto agem com falta de respeito, falta de capacidade de administração e muito esconde-esconde. E as reações, pasmem, recaem contra quem expõe isto. É duro.

EM REAIS

Considerando a forte paixão que os gaúchos têm por estatais, a imprensa, sempre muito interessada na publicidade, ajuda a manter forte o sentimento da ignorância. Vejam que, ao mostrar o desempenho das empresas públicas, estampam sempre o lucro financeiro absoluto. Em reais.

ATRASO SURDO

O correto mesmo seria sempre informar o resultado relativo, sobre o patrimônio. Só assim é possível comparar o resultado com outras formas de remuneração de capital disponíveis no mercado. Um valor alto como lucro em reais pode ser insignificante considerando o patrimônio do empreendimento. Espertamente isto é sonegado ao contribuinte para que se mantenha cheio de paixões por coisa ruim. Quanto atraso, meu Deus do céu!

PRÊMIO

Nesta terça-feira à noite, 28, em São Paulo, serão conhecidos os vencedores do Premio Fernando Pini 2006, concurso que elege os melhores produtos gráficos produzidos anualmente no Brasil. O Fernando Pini é uma das mais importantes premiações do setor na América Latina e um dos mais conceituados do mundo. As gráficas gaúchas Caeté, Impresul e Print Press representam o Rio Grande do Sul na grande final. Na edição deste ano, foram inscritas mais de 1.522 peças, produzidas por 166 empresas de 14 estados brasileiros.

PESQUISA

A M. Stortti, de Porto Alegre, por meio de processo licitatório firmou contrato com a Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo. Através de sua área de Research Services- Pesquisa e Desenvolvimento, a M. Stortti fará pesquisa para identificar a MVA (Margem de Valor Agregado) de diversas bebidas, tais como refrigerantes, energéticos e cervejas. O estudo orientará na definição da MVA desses produtos juntos aos fabricantes e pontos de venda. Maiores informações contato@mstortti.com ou www.mstortti.com .

NF ELETRÔNICA

Nesta quarta-feira, 29, a Casa das Copiadoras recebe imprensa e cerca de 100 executivos e representantes das principais empresas gaúchas no Dado Tambor, em Porto Alegre, onde irá apresentar soluções de Outsourcing para a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), equipamentos multifuncionais, o que há de mais moderno em tecnologia de informação.

VIII JAT

A SOFTSUL e o Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS realizam nos dias 28 de 29 de novembro, a VIII JAT ? Jornada de Atualização Tecnológica, que este ano discutirá o WiMax, padrão aberto de conexão a internet em alta velocidade e sem fio. Informações: http://www.softsul.org.br/softsul/PStruct/pController.aspx?cc=3941 Fone: (51) 3346-4422 Inscrições: http://www.inf.ufrgs.br/cei/cursos/jat/

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A dúvida e o medo são as duas portas que todo ser humano tem que atravessar para conhecer e obter sua plena e completa liberdade.

Saint Germain