Artigos Anteriores

NOVAS FORMAS DE INVESTIR

ANO XIV - Nº 007/14 -

COMPORTAMENTO

Mesmo que o ato de especular no mercado financeiro seja muito sadio, embora muitos profissionais da mídia (principalmente aqueles que exigem diploma para atuar no pedaço) ainda criminalizam a atitude, um fato já é incontestável: a redução da taxa Selic já mudou o comportamento dos investidores.

FUGA

Como as aplicações financeiras em títulos de crédito (chamados de renda fixa embora possam ter renda variável) já mostram rendimento líquido (depois de descontado o IR) bem menor, em média, do que a Caderneta de Poupança, a fuga desse tipo de aplicação tem sido intensa.

TRINÔMIO

De novo: essa atitude do investidor não é especulativa. E se fosse não teria a menor importância. Trata-se, porém, de uma simples comparação entre os rendimentos apresentados pelas formas de aplicação disponíveis. Considerando, logicamente, o importante trinômio - rentabilidade, segurança e liquidez -.

COMPETITIVOS

Se a grande maioria dos investidores tem dado maior preferência para aplicações desse tipo, daqui para frente certamente irão se interessar por várias ações de empresas negociadas nas Bolsas. Quanto menor for a taxa Selic, mais os dividendos podem se tornar competitivos.

RETORNO

Hoje, inclusive, considerando a taxa Selic de 9,25%, já é possível encontrar várias ações negociadas nas Bolsas de Valores, cujo retorno de dividendos (distribuição de lucros) é bem mais vantajoso do que os cada vez mais baixos rendimentos da Poupança e dos Fundos de Renda Fixa (DI).

MENSAGENS

Diante do descalabro que está acontecendo no Senado, produzido por descobertas sem fim, que a cada dia são divulgadas, a paciência dos internautas está chegando ao limite. Junto com a indignação, todas as mensagens que recebo identificam que ninguém está preparado para iniciar uma manifestação que dê visibilidade real.

PROCESSO

Como não estamos preparados, nem temos tempo para agir desta forma, além do fato de que Brasília é muito distante das cidades-tambores, faço a seguinte proposta:Formar grupos de indignados, em todas as capitais, para lotarem os aeroportos nas quintas e sextas-feiras com a finalidade de arremessar tomates e ovos nos políticos que retornam às suas bases. Se todos não são safados, ao menos são cúmplices.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • QR CODE
    Tecnologia criada no Japão, o QR Code ? Quick Response Code ? está presente no RS pela primeira vez em uma campanha. O código de barras interativo (ou ainda, código de barras bi-dimensional) revela um conteúdo exclusivo para as pessoas que fotografam o símbolo com câmeras de celulares. A ação que divulga o Vestibular de Inverno das Faculdades do Senac-RS orienta os usuários pelo site www.senacrs.com.br/codigodofuturo
  • DIPLOMA
    O presidente do STF, Gilmar Mendes, voltou a afirmar ontem, 22, que a não exigência do diploma deve ocorrer em outras profissões. Sem especificar quais, ele afirmou que a regulação só é - excepcional - quando há ameaça aos valores básicos ou à saúde, por exemplo. Perfeito. É preciso acabar com as reservas de mercado.
  • ALTO FORNO
    A Gerdau S.A. informa que no dia 1º de julho irá retomar a operação do alto-forno 1 da Gerdau Açominas, em razão da melhora gradual da demanda no mercado interno e mundial. O equipamento, com capacidade instalada de 3 milhões de ton/ano, é o maior alto-forno da unidade, localizada em Ouro Branco (MG).
  • VIRTUAL PLANNER
    Visualizar um salão em 3D pela internet e montá-lo virtualmente de acordo com o estilo da festa ou reunião e número de convidados sem ter que se deslocar até o espaço. Com a ferramenta Virtual Planner, que o Sheraton lança com coquetel no dia 1º de julho, às 19h, no Pool Bar (22º andar), qualquer pessoa, de casa ou do escritório, poderá preparar o seu evento de forma prática e personalizada.
  • LANÇAMENTO
    Dia 23 de junho acontece o lançamento do livro \" A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul\" , no Museu de Arte do RS Ado Malagoli.

FRASE DO DIA

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Mahatma Gandhi