Artigos Anteriores

NOTA 10 PARA A ESTUPIDEZ

ANO XIV - Nº 007/14 -

DECISÕES EM LINHA

O que se pode esperar de governantes que gostam de praticar a estupidez? A resposta é simples: se os mesmos forem coerentes e fiéis à ideologia do atraso, só podemos esperar por decisões estúpidas.

ARMA DA ESTUPIDEZ

Pois, ontem, sem mais nem menos, mas obedecendo

DOSE CAVALAR

Desta vez, contando com total apoio dos mercantilistas fabricantes de veículos nacionais (os mesmos que reclamam da carga tributária no país), o governo Dilma resolveu, através de uma dose cavalar de IPI, dar um basta definitivo na teimosia dos consumidores que preferem adquirir carros importados. Existe coisa mais estúpida?

PROCESSO DECISÓRIO

Em qualquer lugar deste mundo, nos cursos de Administração se aprende como funciona o processo decisório. A solução de mais problemas passa pelo levantamento criterioso das melhores alternativas até chegar na escolha da melhor. Infelizmente, os governantes em geral decidem tudo evitando o exame de qualquer alternativa. Tudo se resolve através da TRIBUTAÇÃO. Por impostos novos ou pelo aumento de alíquotas dos já existentes. Maravilha, não?

CARTAS NAS MANGAS

Como se vê, mesmo que a sociedade entenda que não há mais espaço para aumento da carga tributária, os governantes apaixonados pelo NACIONALISMO DO ATRASO não dão a menor importância. As suas mangas estão cheias de cartas para serem usadas em todas as ocasiões. Cartas essas com a mesma figura: um monstro com várias foices nas mãos, cujo nome é IMPOSTO.

MATRIZ GLOBALIZANTE

Volto a lembrar que o Brasil viveu o seu melhor momento quando, no governo Collor, o país substituiu a Matriz Nacionalista pela Matriz Globalizante. Foi aí que experimentamos as exportações e as importações. Com o fim da RESERVA DE MERCADO, a competitividade industrial ganhou força e com ela vários Estados entraram na briga por novos investimentos.

RESERVA DE MERCADO

Agora, infelizmente, estamos mergulhando novamente no atraso ao ressuscitar a velha e atrasada MATRIZ NACIONALISTA. Estamos ressuscitando a RESERVA DE MERCADO para vários produtos. Antes dos veículos os vinhos foram atingidos com o lamentável selo industrial assim como a carne com osso. Este é o Brasil do ENEM, gente. O Brasil que ama o ATRASO e a ESTUPIDEZ. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CLUBE DE JORNALISTAS DE OPINIÃO
    Na próxima segunda-feira, 19, os membros do Clube de Opinião de Porto Alegre vão se reunir, em almoço no Palácio Piratini, com o Governador Tarso Genro. O papo promete.
  • CARNE COM OSSO
    Diante de nota divulgada pela Procuradoria Geral do Estado do RS, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) presta esclarecimentos sobre a ação judicial que move contra a portaria 047/2011, que restringe o ingresso de carne com osso de outros estados brasileiros no RS.A portaria da Secretaria da Agricultura (Seapa) restabeleceu, a partir de abril deste ano, a necessidade de um pedido prévio para trazer a carne com osso de outras regiões e a necessidade de uma nova inspeção federal na chegada do produto ao local de destino. Como apenas os maiores grupos do setor supermercadista possuem entrepostos com inspeção federal ou estadual (Sif ou Cispoa), os grandes prejudicados com a medida são as pequenas e médias empresas.
  • ARTE PÚBLICA
    Dando continuidade ao projeto -Arte Pública- da Câmara Municipal de Porto Alegre-Gestão 2011, segue convite para visitação a obra -Monumento a Mãe e ao Bebê-, dia 16/09-sexta-feira, às 15h com a presença da artista Arminda Lopes.Para saber mais acessem: projetoartepublica.blogspot.com
  • JANTAR TEMÁTICO
    A Semana Farroupilha está sendo comemorada no Sheraton Porto Alegre com um jantar temático. No Sheraton Tchê, o chef Mauro Souza vai servir versões contemporâneas de clássicos como a salada de maionese com atum, palmito, aspargos e buque de folhas verdes e um suculento xixo de linguiça toscana, picanha, carré de cordeiro e coxa de frango recheada com mussarela de búfala e tomate seco. Como acompanhamentos, carreteiro de pinhão, polenta mole com queijo e abacaxi caramelado. Na decoração, toques gaudérios. Na hora da sobremesa, um petit dos doces mais famosos do Rio Grande do Sul: sagu, ambrosia, pastel de santa clara, dom rodrigo e ovos moles. Ao final, o brinde à data é feito com uma taça de espumante moscatel Cavalleri.

FRASE DO DIA

O futuro não é mais incerto que o presente.

Walt Whitman