Artigos Anteriores

NOME DE GRANDE RELEVÂNCIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

RELEVÂNCIA

Por óbvio, qualquer um dos 11 ministros do STF pode vir a falecer, independente da forma, motivo e circunstância para tanto. Por se tratar de uma autoridade pública de grande relevância, o espaço que os meios  de comunicação reservam para o ocorrido é proporcional à estatura social do falecido.

 

CASO REAL

Como estamos diante de um caso real, onde o falecido é o ministro-relator da Lava Jato, as circunstâncias que levaram o magistrado a um fim trágico propiciam todos os tipos de especulações, onde APENAS ALGUNS POUCOS aceitam a ideia de que se trata de um mero ACIDENTE, e MUITOS não arredam pé de que se trata de um ASSASSINATO.  

QUEIMA DE ARQUIVO

O fato é que o momento que o Brasil vive estimula o cérebro para o convencimento de que a morte de uma autoridade, do tipo que se transformou Teori Zavascki, trata-se de uma QUEIMA DE ARQUIVO. Como o ministro estava lidando, basicamente, com delações de políticos e empresários que podem provocar enormes estragos, a admissão de ASSASSINATO não pode ser vista como absurda.

O MOMENTO É OUTRO

Pois, independente dos motivos que levaram o ministro Teori a falecer no desastre aéreo, não creio que a Lava Jato esteja correndo algum risco. Depois que a operação de combate a Corrupção foi deflagrada pelo juiz Sérgio Moro, o Brasil mudou. A roubalheira, mesmo que nunca termine, já não será tão promissora.

 

GUERRA PERDIDA

Ainda assim, mesmo considerando que a maioria (ou todos) dos ministros do STF sejam declaradamente simpatizantes da esquerda, seria péssimo para o país se a relatoria da Lava Jato viesse a cair no colo dos ministros Lewandowski ou Toffoli. Aí, com absoluta certeza, podemos considerar que a guerra estará, definitivamente, perdida. 

DESASTRE MAIOR

A decisão, como se sabe, está nas mãos e na cabeça da presidente do STF, ministra Carmem Lúcia. Ela deve estar levando em conta, espero, que fazer um novo sorteio para definir o ministro-relator da Lava Jato é correr sério risco de vir a entregar a relatoria para alguém mais comprometido com aquele que o escolheu para ocupar o STF. Seria um desastre maior do que o aéreo, que matou Teori Zavascki.

IVES GANDRA MARTIN FILHO

Pois, independente da relatoria, assim como cada brasileiro tem o direito de apontar ou sugerir nomes para ocupar a vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki, o meu favorito é IVES GANDRA MARTINS FILHO.

Com total convicção afirmo: Ives Gandra Filho é tudo que o STF precisa para ser realmente JUSTO e CONFIÁVEL. Sob todos os aspectos. Tomara que seja o escolhido pelo presidente Temer. Trata-se de alguém de grande relevância.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • BOLETIM FOCUS

    1- O IPCA projetado para este ano caiu de 4,80% para 4,71%, enquanto a inflação esperada para 2018 permaneceu em 4,5%.

    2- as estimativas para a Selic tanto em 2017 quanto em 2018 recuaram, passando de 9,75% para 9,5% ao final deste ano e de 9,5% para 9,38% ao final do próximo.

    3- a expectativa para o PIB se manteve estável em crescimento de 0,5% em 2017 e de 2,2% em 2018.

     

  • FLORENSE FUTURO

    Florense Futuro. Com este nome, a Florense inaugurou em Flores da Cunha um novo showroom conceito que lembra as mais arrojadas feiras de móveis do mundo. Idealizado pelo Studio Florense e inspirado no Salão do Móvel de Milão, o glamouroso espaço foi montado no prédio onde a empresa nasceu, no centro da cidade, estabelecendo também um link emocional com o ano de sua fundação, 1953, quando Lourenço Castellan e Angelo Corradi iniciaram esta que é hoje a melhor fábrica de móveis de alto padrão do Brasil – e uma das melhores do planeta.


    Restrito ao uso profissional da empresa, o novo showroom tem como principal finalidade ser uma mostra permanente do conceito Florense para sua rede de lojas franqueadas e para os profissionais da alta decoração, exibindo em grande estilo os últimos e os futuros lançamentos da marca. Além disso, também funcionará como centro de treinamento para constante qualificação das franquias.

    O espaço é cinematográfico. Impressiona pela qualidade dos produtos, nos mínimos detalhes, um predicado que consolidou a Florense entre as melhores grifes universais, e pela exuberância, luxo, charme e extremo bom gosto dos ambientes. 

FRASE DO DIA

Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.