Artigos Anteriores

NOBEL DE ECONOMIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

O SÁBIO VEM AÍ

Atenção, interessados: Hugo Chávez, o Sábio, vem aí. Conforme escrevi na semana anterior, o ditador confirmou presença no FSM - Fórum Social-Comunista Mundial, que acontece em Porto Alegre, R$, já conhecida como capital mundial do comunismo.

AULA MAGNA

Imagino que os gaúchos e demais participantes do FSM devem estar ansiosos para assistir a palestra técnico-educativa do ditador, que certamente vai dar uma aula magna de economia. Afinal, ninguém como Chávez sabe a qual a forma mais correta de conduzir a economia de uma Nação.

INTERVENTOR

É preciso que Hugo Chávez discorra sobre o sucesso estrondoso que representou a desvalorização do Bolívar e o estabelecimento de dois tipos de câmbio na Venezuela. O estúpido interventor deve estar plenamente convencido de que, através desta dupla intervenção, conseguirá enfrentar a recessão e a inflação mais alta do continente.

DESVALORIZAÇÃO

Recapitulando: A taxa de câmbio, única, que estava em vigor até então, fixado desde 2005, era de 2,15 bolívares por dólar, que servia para todos os setores, o que significa uma desvalorização de 50% para o -dólar petroleiro- e de 17,3% para a taxa menor.

LÓGICA

Com isso, por óbvio, a corrida às compras de produtos em geral foi muito grande. Afinal, por mais idiota que seja, o povo sabe que os preços vão se elevar na mesma proporção da desvalorização da moeda. Até porque a renovação dos estoques das lojas só poderá acontecer com os preços atualizados da moeda.

DEFESA

No entanto, o ditador Chávez, sabendo que haverá desabastecimento caso os preços não sejam corrigidos, ameaçou de expropriação os comerciantes que aumentarem os preços das mercadorias. E cumpriu a promessa colocando nas ruas a sua Guarda Nacional, com o propósito de evitar a especulação com os preços. Especular? Como assim? Tanto os consumidores quanto os comerciantes só estão tratando de se defender, gente.

CORTEJADO E APLAUDIDO

Pois é, gente. Por incrível que possa parecer, este energúmeno será recebido em Porto Alegre neste mês. Com certeza, depois de cortejado e bastante ovacionado pela imprensa, vai dizer como a economia e outras coisas mais devem ser tratadas. E será aplaudido. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FECHAMENTO
    Os militares da Venezuela fecharam ontem 70 lojas, incluindo o supermercado Exito, ligado à rede varejista francesa Casino. Que tal?
  • VOANDO
    O governo japonês informou nesta terça-feira que a companhia aérea Japan Airlines, ameaçada de falência, continuará voando normalmente, apesar de seu título ter desabado 45% na bolsa de Tóquio pelo sentimento de pessimismo geral dos acionistas.
  • ELEIÇÕES
    No Chile, as pesquisas ainda apontam vantagem do candidato de direita Sebastián Piñera sobre o governista Eduardo Frei. Segundo o instituto Opin (para o jornal El Mercurio), Piñera tem 44% das intenções de voto, contra 39% de Frei.
  • TURISMO EM SC
    Acontece dia 13 de janeiro, às 18h, nas dependências do parque Beto Carrero World a primeira reunião do ano do conselho Estadual de Turismo de SC. Na ocasião o novo presidente Aristides Niehues será oficialmente empossado, entre os demais assuntos da pauta, destaques para aprovação de projetos do Funturismo, a presença do Diretor de Projetos Especiais da CASAN, para falar sobre a falta água no litoral, assinatura do contrato com o Banco Japonês, que tem como objetivo a melhoria do saneamento básico no litoral Catarinense.

FRASE DO DIA

NADA É FEITO ENQUANTO RESTA ALGUMA COISA A FAZER.

N. Bonaparte