Artigos Anteriores

NO LIMITE

ANO XIV - Nº 007/14 -

ENDOSSO

Pessoas minimamente civilizadas abominam badernas, atos de invasão e práticas de vandalismo. Porém, no caso da invasão do plenário da Câmara Legislativa do DF, ocorrida ontem, a sociedade reagiu de forma diferente. Endossou a atitude dos invasores.

VINGADOS

Desta vez parece que o limite foi testado. Indignado com tanta safadeza, ninguém está condenando os revoltosos. Para grande parte da sociedade os piores baderneiros, os verdadeiros vândalos são os políticos corruptos e não os invasores da Câmara. Houve, portanto, uma sensação de vingança pela impunidade reinante.

AVISO ÀS AUTORIDADES

Tomara que as autoridades tenham percebido o quanto falharam e foram omissos até agora. Daqui para frente, caso não tomem atitudes rápidas e eficientes para enfrentar a corrupção, o contingente de revoltosos e invasores vai aumentar. Com mais violência ainda.

TÍMIDA

De novo, para arrematar: pelo número crescente de práticas e de tamanhos dos roubos, qualquer atitude de revolta é considerada tímida diante de tanta safadeza. Portanto, para mostrar o cansaço do povo com relação aos bandidos, a pressão precisa continuar.

CONDOMÍNIOS

Semanas atrás escrevi sobre a importante decisão tomada pelo governo de São Paulo, com o propósito de reduzir o nível de inadimplência das cotas de condomínio. Ao permitir que os títulos emitidos pelos condomínios sejam passíveis de protestos e de notificação ao SPC, a inadimplência por lá caiu mais de 40%.

CATARINENSES ACORDADOS

Depois de perceberem o quanto os condôminos adimplentes paulistas ficaram muito satisfeitos com a decisão, os deputados catarinenses estão prontos para aprovar a mesma lei, que deve acontecer até o final de 2009. Maravilha.

GAÚCHOS OMISSOS

Considerando o sucesso da medida, quer pelo senso de justiça, quer pelos resultados comprovadamente alcançados, não posso entender a razão para que outros Estados não sigam este bom exemplo.

RS

Como o Estado do RS é um dos mais atrasados, fica a impressão de que os deputados gaúchos não gostam de pagar suas cotas de condomínio nos prédios onde moram. Também preocupa a atitude omissa e silenciosa do próprio SECOVI, Sindicato da Habitação, que nada faz para que o RS também seja premiado com a mesma decisão. Qual a razão? A lei é indecente?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NO INVESTIMENTO
    O PIB brasileiro pode crescer acima de 6% em 2010. Muita gente está apostando na recuperação muito forte da economia brasileira, como é o caso do Credit Suisse, que projeta crescimento de 6,5% no próximo ano. A variável-chave para o maior ou menor crescimento, dizem os economistas, está no investimento.
  • HONDURAS
    O mundo já entendeu e admitiu que as eleições hondurenhas foram legítimas. O Brasil, junto com os demais países bolivarianos, não aceita e não quer papo. Que tal?
  • FIBRIA
    Em 01/12, a Fibria recebeu o prêmio As Empresas de Maior Prestígio no Brasil, do anuário Época Negócios 100, publicado pela Editora Globo, como a primeira empresa do setor Papel e Celulose. Em sua 2ª edição, a premiação faz um levantamento nacional com 15 mil brasileiros a respeito de seis indicadores de reputação corporativa: admiração; compromisso social e ambiental; confiança e ética; história e evolução da empresa; postura inovadora e qualidade de produtos e serviços.
  • SAFRA GAÚCHA
    A Farsul estima uma perda de cerca de 4,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2009/2010, na comparação com a anterior, em função dos temporais que assolam o Estado do RS. Amanhã escrevo sobre o setor.

FRASE DO DIA

Promessa é dúvida. Mas promissória é dívida.

Desconhecido