Artigos Anteriores

NÃO SOMOS GOLPISTAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

LULA SABE DE TUDO

Lula, mais uma vez, foi Lula. Autêntico. Preferiu, como sempre, dividir opiniões no Brasil todo ao dizer desta vez, sem qualquer cerimônia, que não sabia da crise aérea. É lógico que sabia, assim como sabe muito bem de tudo que acontece no país e fora dele.

MANIFESTAÇÕES

Como a legião de brasileiros desinformados é imensa e a maioria está com Lula e acreditam nele, resta àqueles mais esclarecidos, que não suportam tanto descaso e tanta incompetência, o desconsolo, a conta a pagar e algumas manifestações já iniciadas.

AFIRMAÇÃO DE LULA

Vejam que um pouco antes de dizer que desconhecia a crise aérea Lula afirmou: - Com a democracia não se brinca, o que vem depois dela é sempre muito pior. Se quiserem brincar com a democracia, ninguém sabe nesse país colocar mais gente na rua do que eu.

ARMAS QUE DISPÕE

Estas são palavras de quem sabe muito bem o que quer. E sabe (porque ouve) das vaias e de onde elas partem. Mas também sabe das armas que dispõe para tentar fazer com que os aplausos sufoquem as vaias.

INSATISFEITOS

Como Lula já sabe, e muito bem, que muitos movimentos estão sendo organizados para irem às ruas com ruidosas manifestações, antes que sejamos rotulados é bom deixar claro que não temos pretensões golpistas. Estamos, isto sim, muito insatisfeitos com tanta corrupção e excesso de impunidade.

NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Desde o primeiro momento deixamos claro o que queremos e exigimos: mudanças, reformas e muita competência nas questões públicas. A nossa preocupação não se restringe ao governo Lula. Abrange todas as instituições e todos os privilégios. Também não estamos ligados a partidos políticos. Defendemos a postura ética.

OBSTÁCULOS

Mesmo deixando bem claro e transparente os nossos pleitos precisamos estar preparados para distorções. Muitos vão dizer que queremos um golpe. Portanto, quem quer participar ou promover manifestações contra os Poderes precisa saber disto. A coisa não é fácil, como bem diz o advogado paulista, Luciano Blandy. Eis o que diz a respeito da nossa iniciativa:1 - Penso que a questão da mudança, antes de passar por um enfoque político, deve abarcar o cenário psico-social. Veja: Em 1986, o atual presidente era uma caricatura ambulante. Comparecia a programas de televisão somente para ser discretamente objeto de chacotas. Ninguém levava as sandices dele a sério. O que mudou? Mudou que outras pessoas que pensavam como ele mas não tinham coragem de expressar seu pensamento por medo de serem ridicularizados pela sociedade, encontraram nele sua \"tábua de salvação\" ideológica e começaram a difundir as mesmas idéias. Porque isso não acontece hoje? Porque não temos ninguém que esteja disposto a difundir publicamente suas idéias, porque inicialmente essa pessoa irá se submeter ao escárnio e ao ridículo. Nesse ponto, Luis Inácio teve seus méritos, por não ter medo do riso alheio. Temos que encontrar alguém disposto a falar que não tenha medo de ser objeto de riso.2 - Qualquer trabalho, seja ele psicosocial, seja ele de manifestações e movimentos cívicos, deverá começar a partir de ontem. Estamos em fase final de um processo revolucionário que se iniciou há pelo menos 20 anos. Neste processo, todos os entes políticos mais relevantes já assumiram seu papel, acredito que da seguinte forma:PT - Partido Proletário de aglutinação e preparação das massas. Possível \"Partido Único\";PSDB - Partido de Inteligência. Teve a função de preparar o terreno político para a chegada do PT ao poder. Futuramente deve se agregar ao PT;PMDB - Partido de sustentação política. Sem ideologia clara, se presta exclusivamente à dar sustentação política ao partido no poder em troca de partilhar parte deste poder. Deve manter-se na mesma posição;PFL (DEM) - Partido de oposição. Se prestará sempre à oposição cênica. Como foi criada perante a sociedade a imagem de que é um partido de remanescentes da ditadura, servirá como oposição irreal, já que sempre que se opuser a algo, este posicionamento terá a pecha de \"opinião da ditadura\", fortalecendo ainda mais as posições do partido no poder.Assim, qualquer trabalho nosso deve levar em consideração essa realidade política, para que evitemos surpresas. 3 - Podemos esperar reações violentas (e quando digo violenta, quero dizer fisicamente mesmo) do PT, \"movimentos sociais\" e outros agregados a ele, até mesmo de entidades que esperávamos que encampassem a luta conosco. Devemos nos preparar para isso.

SETE DE SETEMBRO

Muita gente entende que o dia 7 de setembro não é um bom dia para manifestação. Há quem desfile e há um feriadão. Vamos ver outra data.

CPMF

Pelo visto já perdemos esta batalha. Chegam informações de que vai ser aprovada a manutenção do espinho.

CANSEI

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, defendeu nesta quinta-feira o - Cansei-, movimento de protesto organizado por empresários de São Paulo. Afirmou que é uma manifestação absolutamente legítima e um movimento democrático de insatisfação em relação a determinadas ações de governo

LEILÃO

No próximo domingo, dia 5 de agosto, às 18h, será realizado na Estação Lar - mostra de arquitetura, decoração e construção civil ? um leilão de móveis, peças e objetos que estão nos ambientes da mostra. Conforme o leiloeiro Jose Luis Pardo Santayana, os preços serão bem reduzidos em relação ao mercado e poderão ser parcelados em até quatro vezes.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

Platão