Artigos Anteriores

NA ITÁLIA, OLHANDO PARA O BRASIL

ANO XIV - Nº 007/14 -

VILLA MIRAGALLI

Nesta semana escrevo os editoriais do Ponto Crítico de um lugar incrível denominado Villa Miragalli, ao lado da bela cidade Positano, na Costa Amalfitana, considerada, indiscutivelmente, uma das mais belas regiões da Itália.

COSTA AMALFITANA

Graças a criação e ao desenvolvimento da Internet, ao desfrutar de um cenário impressionante rodeado de magníficas montanhas, com o mar Tirreno à minha frente e as pequenas cidades Positano e Amalfi à esquerda, não deixo de acompanhar as notícias do Brasil, cujos crimes do Mensalão parecem inesgotáveis.

FÉRIAS DE VERÃO

Mesmo que as férias de verão do Hemisfério Norte já estejam encerradas, esta região da Itália continua fortemente assediada por turistas do mundo todo, promovendo a festa dos donos e empregados de hotéis, restaurantes e empresas voltadas a passeios pela região.

SEM CRISE

Com isso, apesar do país estar de corpo inteiro mergulhado na crise que assola o continente europeu, o movimento turístico encobre, significativamente, os problemas econômicos e sociais que os jornais publicam diariamente.

REAL IDENTIDADE

Não fosse os escândalos que não param de pipocar aí no Brasil, principalmente quanto às falcatruas do rumoroso Mensalão cujo curso está contribuindo para escancarar, de forma lamentável contudo necessária, a real identidade e a ficha corrida do ex-presidente Lula, este editorial seria dedicado às fantásticas maravilhas desta ensolarada região.

MILITÂNCIA CONSCIENTE?

Ao ler a nota que o PT divulgou ontem, convocando a militância a defender o ex-presidente Lula, não tive alternativa. Ainda mais quando trombei com o trecho que diz: - É a militância consciente quem desfaz as mentiras, demarca o campo, afirma o projeto, reúne as alianças e constrói vitórias também políticas. Que tal?

BATALHA

Em nenhum momento, como se percebe, o PT prega pelo esclarecimento das denúncias e/ou pela a busca da verdade. Ao contrário: pede a união dos filiados para uma BATALHA DO TAMANHO DO BRASIL. Mais: afirma que a mobilização da militância é fundamental para o sucesso nas eleições. Como se o partido abrigasse somente gente decente, a nota sugere, ou impõe: que em cada bairro, em cada escola, em cada empresa, em cada movimento social, nas redes sociais, a militância petista (com estrela e bandeiras) - está chamada a mais uma vez cumprir seu papel histórico, de arquiteta e alicerce das grandes mudanças no Brasil. O pior de tudo é que o povo, com a educação que tem, vai atrás dessa turma. Bah!!!!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FLORENSE
    -O projeto -Art at Florense-, iniciativa da marca de móveis personalizados, terá uma exposição coletiva em parceria com a Gravura Galeria.De 25 de setembro a 15 de novembro, a loja da Florense na Av. Nilo Peçanha, 2593, em Porto Alegre, irá destacar cerca de 20 obras de vários artistas, sob a temática dos tons e cores da primavera. Além de pinturas sobre tela, a mostra terá diversas esculturas em cerâmica e papel machê. Participam da mostra, que é aberta ao público, Anelise Bredow, Angela Zaffari, Benno Pferscher, Cláudia Zirbes, Celma Paese, Corali Cardoso, Daniela Nunes, Kira Luá, Marília Chartune, Marion Lunke, Rosane Heck Theisen e Vânia Kwitko.
  • CONFIANÇA
    O índice que mede a confiança na economia da Alemanha, calculado pelo instituto de pesquisas Zentrum für Europaische Wirtschaftsforschung (Zew), subiu pela primeira vez em cinco meses. (Valor)
  • ARGENTINA
    A agência de classificação financeira Moody\'s Investors Service rebaixou nesta terça-feira de -estável- para -negativa- a perspectiva de evolução da nota da Argentina, ao destacar o caráter ERRÁTICO da política econômica de Buenos Aires. Alguma novidade?
  • V SAÚDE DO CORAÇÃO
    Para marcar o Dia Mundial do Coração, o Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, organiza nos dias 25 e 26 de setembro o V Saúde do Coração, no Bourbon Shopping Ipiranga. No evento, médicos, nutricionistas e enfermeiros do Hospital irão esclarecer dúvidas da comunidade e darão dicas de como manter o coração saudável. O público também poderá realizar gratuitamente a aferição da pressão arterial, verificar o nível de monóxido de carbono presente no organismo e calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC). A ação ocorre no primeiro andar do shopping, das 10h às 22h.

FRASE DO DIA

Os verdadeiros caráteres da ignorância são a vaidade, o orgulho e a arrogância.

Samuel Butler