Artigos Anteriores

NA FLÓRIDA

ANO XIV - Nº 007/14 -

CURIOSIDADE

Passo esta semana na calorenta Flórida, EUA, movido pela curiosidade e outras coisas mais. Quero observar - in loco - os efeitos e o quanto é visível a crise que abalou as economias do mundo mais desenvolvido.

AR CONDICIONADO

O Estado da Flórida, cuja atração turística é impressionante, se consagrou mundialmente depois da descoberta do ar condicionado. Foi a partir daí que foram construídos os maiores parques de diversão, que atraem gente do mundo todo.

FORÇA DO COMÉRCIO

Além dos parques temáticos que tem o poder de atrair a família toda, o comércio já se destaca como outro fantástico produto turístico. Por toda a região de Orlando, centro do Estado, dezenas de shoppings e outlets fazem a festa de quem procura mercadorias a preços baixos.

COMPRAS

Hoje, a minha convicção é de que as compras são as maiores responsáveis pela viagem de brasileiros à Flórida. Os parques ficaram para segundo plano, embora ainda justifiquem a razão da escolha pela região.

CARGA TRIBUTÁRIA

Considerando este lado extremamente vantajoso do comércio, muita gente prefere comprar na Flórida simplesmente porque a nossa carga tributária é escandalosa. Se os produtos são praticamente os mesmos que existem no Brasil, a diferença está no valor que se paga. Em termos gerais, para o consumidor, as mercadorias custam metade do preço praticado no país de Lula.

NORMAL

Se o mercado imobiliário é aquele que mais está sofrendo, porque o surto de construções foi acima do normal, o lado turístico não mostra vestígios de preocupação. Vôos lotados, hotéis idem. E as locadoras de veículos não demonstram preocupação ou desespero.

INFRA-ESTRUTURA

O fato é que o mundo todo continua prestigiando os EUA. Pelo menos na Flórida, onde todas as nacionalidades estão presentes, com muito sorriso no rosto. Um detalhe: não se ouve qualquer comentário depreciativo quanto à infra-estrutura apresentada. A qualidade é tão visível quanto a inteligência aplicada em toda a sua extensão.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • COLETIVA DE IMPRENSA
    A Trensurb e o Consórcio Nova Via ? formado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Toniolo Busnello ? lançam nesta quinta-feira, 17/09, às 11h, na Av. Primeiro de Março, 5268 ? Novo Hamburgo, com exclusividade para a imprensa, a fábrica de vigas pré-moldadas que funcionará 24 horas por dia e empregará mais de 250 trabalhadores. As vigas serão produzidas em série e utilizadas nas obras de extensão da Trensurb até Novo Hamburgo.
  • Agenda 2020
    A \"Agenda 2020 e as questões de infraestrutura\" é o tema da reunião-almoço que a Divisão de Infraestrutura, Energia e Comunicações da Federasul irá realizar nesta terça, 15/9, às 12 horas, no Palácio do Comércio. Estarão presentes os voluntários integrantes dos Grupos de Trabalho de Logística e de Energia da Agenda, além do Diretor Executivo da Pólo RS e da Agenda 2020, Ronald Krummenauer.
  • MEETING DE TECNOLOGIA
    José Renato Hopf, Presidente da GetNet Tecnologia, é o palestrante da edição de setembro do Meeting de Tecnologia da Federasul, que acontece amanhã, 15, às 12h, no Palácio do Comércio. O executivo falará sobre ?GetNet: sucesso gaúcho num mercado de gigantes?.
  • CONGRESSO
    Sob a temática ?Líderes focados nos grupos - a transformação realizadora?, o VI Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos - da SBDG, acontece de 16 a 18/09, no Hotel Plaza, em Porto Alegre. Informações pelo e-mail congressodg@racional.com.br.

FRASE DO DIA

DE ERRO EM ERRO, DESCOBRE-SE A VERDADE INTEIRA.

Freud