Artigos Anteriores

MOSTRA DA INCOMPETÊNCIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

ARARA

A presidente Dilma Rousseff está uma verdadeira arara com o caso da espionagem americana. A irritação é tanta que a presidente está disposta a cancelar a viagem aos EUA, a qual já estava agendada para outubro.

PERDA IRREPARÁVEL

Peço, encarecidamente, que Dilma não tome tal decisão, pois certamente deixaria os americanos muito frustrados. Até porque tanto os EUA quanto o mundo todo perderiam muito, caso a presidente resolva não mais fazer a visita programada.

DESVIO DE ATENÇÃO

Bem, mas deixando de lado as ironias, o fato é que as caras e bocas cheias de espanto, mostradas pela presidente Dilma e seus ministros (da Justiça, José Eduardo Cardozo e pelo novo ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado), serviram para desviar a atenção do quanto o Brasil é zero em contra-espionagem.

DELAÇÃO

O pior de tudo, coisa que só poucos perceberam, é que a notícia da espionagem só chegou ao conhecimento do governo (e do público em geral) depois das revelações feitas, em junho, por Edward Snowden, o americano que decidiu delatar as operações de vigilância de comunicações realizadas pela NSA dentro e fora dos Estados Unidos. Ou seja, face à inexistência da contra-espionagem, ninguém sabia de coisa alguma por aqui.

GUERRA?

Pelo que vi, li e ouvi até o momento, o governo Dilma quer que o governo Obama dê todas as explicações sobre os atos de espionagem. Como é inegável a existência das ações bisbilhoteiras, o que mais quero saber é o que Dilma fará depois das confirmações oficiais. Vai declarar guerra aos EUA?

FORO DE SÃO PAULO

Considerando que só existe espionagem de um país quando há interesse em saber como pensam, agem e pretendem seus governantes, é de se imaginar que o governo americano está de olhos bem abertos para as ações propostas pelos líderes latinos, membros do Foro de São Paulo. Só pode...

PELA MÍDIA

O mais curioso nisto tudo é que Dilma e sua equipe só vieram a mostrar fúria depois que o programa Fantástico, da TV Globo, do último domingo, mostrou uma reportagem sobre o assunto. Fica a impressão, ou a certeza, de que o governo só fica sabendo das coisas pela mídia. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INVESTIGAÇÃO
    O Banco Central abriu um processo administrativo para investigar o Banco Votorantim, que teve sete trimestres seguidos de prejuízos. O BC está analisando as operações de crédito do Votorantim, sobretudo na área de veículos, para definir se houve gestão temerária ? o que acontece, por exemplo, quando executivos turbinam a concessão de crédito para aumentar o bônus do fim do ano.
  • MEGA-MANIFESTAÇÃO
    Está sendo montada uma mega-manifestação para o dia 7 de Setembro (sábado). Pelo que informam as redes sociais vai faltar rua para tanta gente. A cobra vai fumar...
  • 7 DE SETEMBRO
    O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital, incluindo lojas de rua e lojas de shopping, pode funcionar com empregados no feriado do dia 7 de setembro. Entretanto, como condição para o funcionamento, os estabelecimentos devem ter feito a opção pelo trabalho em feriados, bem como possuir a certidão de regularidade sindical emitida em conjunto pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre - Sindec.
  • GERDAU
    A Fundação Dom Cabral divulgou o Ranking das Multinacionais Brasileiras 2013, o qual reconhece a Gerdau como a segunda empresa mais internacionalizada do País. O estudo anual traz um panorama detalhado da internacionalização das empresas brasileiras e avalia os impactos da política externa do Brasil nesse processo. A pesquisa, que considerou os dados do ano de 2012 fornecidos pelas multinacionais brasileiras, mostra que as empresas seguem, ano após ano, aumentando o seu índice de internacionalização .

FRASE DO DIA

Se nos sentarmos agora, podemos ser atropelados mais tarde...

F. Roosevelt