Artigos Anteriores

MAIS UM EDITORIAL LAMENTÁVEL

ANO XIV - Nº 007/14 -

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Na semana passada critiquei os editores do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, por terem publicado na sua página editorial afirmações inconcebíveis. Não tenho a pretensão de corrigir o Conselho Editorial da empresa, mas devo esclarecer que a CARTEIRA DE IDENTIDADE de um jornal é o seu editorial. Assim, o uso de máscaras para esconder o rosto nada mais é do que uma fraude. O que determina o fim da credibilidade.

EQUÍVOCOS

Dito isso, infelizmente volto a criticar, agora pela última vez, o péssimo editorial de ZH, publicado no domingo passado(29), sob o titulo A VIA DA LIBERDADE. Desta vez porque o jornal voltou a se manifestar de forma muito confusa e/ou carregado de inconcebíveis equívocos.

TEXTO

Na última parte do texto editorial consta o seguinte: Se o socialismo de Estado naufragou e o capitalismo de mercado enfrenta sucessivas turbulências, que se continue buscando uma terceira via capaz de conduzir os homens e mulheres a um futuro mais digno, justo e solidário.

CAPITALISMO?

Ora, que capitalismo de mercado é este? Onde ele se encontra? Até as pedras sabem, perfeitamente, que o capitalismo europeu é de Estado e não de mercado. Assim como o capitalismo brasileiro também nunca foi de mercado, mas de comando. Na Europa, mais do que sabido, os governos dos países mais atingidos pela turbulência eram todos socialistas. E, na América Latina, continuam sendo.

CLINTON

Nos Estados Unidos, mesmo que os jornais brasileiros não queiram informar, a crise das hipotecas (bolha imobiliária), que resultou nessa bagunça financeira mundial, surgiu no governo Clinton. Foi Bill Clinton quem impôs uma forte pressão governamental aos bancos exigindo que concedessem empréstimos de alto risco, a fim de fazer com que a casa própria ficasse mais acessível para os americanos de baixa renda e àqueles com um histórico de crédito ruim.

SECRETARIA DE HABITAÇÃO DOS EUA

Esta é a verdade nua e crua, gente. Gostem ou não. Clinton, à época nomeou Andrew Cuomo para a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento dos EUA, e Roberta Achtenberg como adjunta. Enquanto Cuomo, em combinação com muitos outros fatores, simplesmente jogou as empresas Fannie May e Freddie Mac ao mercado dos subprime, Roberta tratava de multar os bancos que negavam empréstimos imobiliários. Isto acontecia sem colocar em prática os meios para monitorar seus investimentos, cada vez mais arriscados. Isto é mercado?

TERCEIRA VIA?

Ora, que um repórter cometa equívocos até certo ponto é aceitável, uma vez que a maioria dos existentes (que exigem diplomas para exercer a profissão de jornalista) nada sabe de economia e negócios. Entretanto, quando se trata de pessoas escolhidas para compor o Conselho Editorial de um jornal, os erros são imperdoáveis. Jornais assim, decididamente, não servem a ninguém, não é mesmo?Ah, antes que me esqueça: que terceira via é esta, que ZH sugere?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-S
    O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) subiu 0,81% na última apuração de janeiro, desacelerando em relação à leitura da semana passada, quando a alta havia sido de 0,93%. O indicador, entretanto, contabilizou elevação superior à vista em dezembro, quando o avanço foi de 0,79%.
  • HORÁRIO DE VERÃO
    O horário de verão 2011/2012 vai terminar na noite do dia 25 para o dia 26 deste mês. Desta vez, a medida terá uma semana a mais devido à coincidência entre a data programada para o seu término, o terceiro domingo de fevereiro, e a semana do Carnaval.
  • MERCADO
    As bolsas europeias e o euro acentuaram os ganhos após a divulgação do índice dos gerentes de compra (PMI) industrial da zona do euro, que subiu para 48,8 em janeiro (46,9 em dezembro). A Alemanha foi o único país da zona do euro a apresentar um dado acima de 50 ? que significa expansão da atividade.O PMI do Reino Unido, que não integra a zona do euro, também provocou reação positiva nos mercados ao subir para 52,1 em janeiro (49,7 em dezembro). Os indicadores divulgados na Europa somaram-se aos anunciados pela China à noite, que também foram positivos.
  • LIQUIDA TCHE!
    O cartão Banricompras do Banrisul oferece três vezes mais chances no sorteio de prêmios do Liquida Porto Alegre, que inicia no próximo dia 6 de fevereiro. A cada R$ 100,00 em compras nas lojas que participam do Liquida Premiado, o cliente do Banrisul recebe um cupom com três números. Já nas outras formas de pagamento o consumidor recebe somente um número.

FRASE DO DIA

Eles elogiam o que conhecem e criticam o que ignoram.

Tertuliano