Artigos Anteriores

MÁ VONTADE COM A VERDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

LIBERDADE

Cada cidadão deve ter pleno direito de pensar, dizer e agir como bem entende. Esse princípio de liberdade é indispensável para quem defende um Estado Democrático. Esse direito individual, no entanto, tem limite: acaba quando o próximo fica impedido da sua liberdade.

ESCOLARIDADE

Para haver plena consciência e entendimento do que significa essa liberdade, um pré-requisito é essencial: uma dose de boa escolaridade. Sem isso não há como um indivíduo administrar o seu direito.

LIMITE

Como o povo brasileiro, infelizmente, está muito abaixo da média em termos de escolaridade, a liberdade não prospera adequadamente. Quem não tem suficiente conhecimento não consegue enxergar o limite da liberdade individual.

RUIM E DANOSO

Os nossos sucessivos governos, desde o tempo do Império, sempre fizeram de tudo para impedir que o liberalismo tivesse vez no Brasil. Quem chega ao poder sabe, perfeitamente, o quanto a liberdade complica as más administrações. Daí essa propagação, por parte dos governantes, de que o liberalismo é mau, ruim e muito danoso para o desenvolvimento.

MÍDIA ALIADA

Quem ainda poderia fazer algo para esclarecer essa verdade incontestável seria a mídia aberta, pelo alcance que tem junto à sociedade. No entanto, ao receber verbas polpudas de propaganda governamental, alia-se aos interesses e ideologias dos mandatários.

FORMAÇÃO DE OPINIÃO

E o resultado disso é péssimo para a sociedade, que forma opinião sobre diversos assuntos através da informação noticiada na mídia, e não por estudos mais profundos. De novo, a falta de escolaridade.

RAZÕES CLARAS

Um exemplo bem claro e atual: a crise em Honduras. A mídia insiste, diariamente, que aquele país foi vítima de um golpe. Ora, a verdade é outra, gente. Bem diferente, para quem se dedicou ao assunto.Quem pretendia dar o golpe no país hondurenho era o presidente deposto. O golpista Zelaya, ao desafiar a Constituição, foi preso e deportado. Mas, a nossa imprensa, comprometida pelas verbas de publicidade e forte ideologia, se recusa a informar a verdade. Só existe a seguinte razão para tanto: Zelaya é amigo de Chávez, que por sua vez é amigo de Lula, de Rafael Correa, de Evo Morales, de Fernando Lugo, de Fidel, de Ortega e da família Kirchner. Só pode...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • AS INADIMPLENTES
    As mulheres são a maioria dos inadimplentes de Porto Alegre, incluídos no mês de junho. De acordo com a análise do banco de dados do SPC/RS, entre os consumidores incluídos em junho, residentes na Capital, 59,23% eram do sexo feminino. Já no Estado, esse percentual cai para 52,82%.
  • COM O NOSSO DINHEIRO
    Em meio à maior crise econômica desde o fim da era soviética, Cuba comemora uma boa notícia: a construtora Odebrecht, com financiamento brasileiro, vai começar a reformar o porto de Mariel, a 50 km de Havana. Fechado na semana passada, o acordo foi o ápice de uma missão do Ministério do Desenvolvimento e da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) ao país, que levou uma comitiva de empresários brasileiros à ilha. Que tal?
  • FARC E CORREA
    O governo da Colômbia enviou ontem à OEA (Organização dos Estados Americanos) cópia do vídeo das Farc no qual a guerrilha diz que fez contribuições para a campanha do atual presidente do Equador, Rafael Correa.
  • FOCUS
    Os agentes consultados pelo Banco Central reiteraram a previsão de recuo de 0,34% para a economia brasileira neste ano, mas ampliaram a estimativa para o desempenho do PIB nos 12 meses à frente, de crescimento de 3,50% para 3,60%. Os dados constam do Boletim Focus de hoje.

FRASE DO DIA

VITÓRIA SEM PERIGO, TRIUNFO SEM GLÓRIA.

Corneille