Artigos Anteriores

LULA, O PROFETA TRANQÜILIZADOR

ANO XIV - Nº 007/14 -

SER CELESTIAL

No meio de uma crise anunciada de energia, que por enquanto iniciou com a falta de gás (por pura falta de planejamento do governo), eis que o profeta e/ou grande ser celestial, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece para levar uma palavra tranqüilizadora a todos s brasileiros. Alto e bom som, o profeta informou que não vai faltar energia. Maravilha.

JÁ FALTA

O curioso, mas não menos irritante, é que já está faltando exatamente aquilo que o profeta Lula insiste em dizer que não vai faltar. Imaginem se fosse ao contrário. Pois, além de estarmos sendo governados por gente tão despreparada, ainda querem nos iludir que o Brasil é também o País das Maravilhas.

ESCALADA

Embora não exista uma alma sequer deste mundo que não esteja acompanhando a escalada fantástica dos preços do barril do petróleo, que quadruplicou de preço em pouco tempo, o Brasil volta a cometer o mesmo equivoco dos anos setenta. E ainda não reajusta o preço dos combustíveis.

CONTRAMÃO

Naquela época o governo brasileiro simplesmente ignorou a elevação fantástica do custo do petróleo, e, na contramão do mundo, preferiu endividar o país de forma monumental tentando garantir o crescimento econômico. Deu no que deu.

BIS

Agora, justamente no momento em que esboçamos um razoável crescimento sustentável, o mesmo fenômeno energético se repete. E, como da vez anterior, vai produzir fortes estragos em várias economias do mundo, além de provocar uma inflação que não tem como ser controlada. Sem querer assustar, mas com o devido compromisso de alertar, o fato é que esta alta do petróleo não vai ajudar a melhorar coisa alguma.

SEM PROFECIAS

Enquanto Lula tranqüiliza a sociedade dizendo que não vai faltar aquilo que já está faltando, o MST, pela terceira vez no período de um mês, invade e interrompe a ferrovia que leva minério e outros produtos de Carajás para a região portuária de São Luiz, no Maranhão. E o MST ainda afirma que a interrupção da ferrovia é por tempo indeterminado. Gente, o prejuízo da Vale do Rio Doce já chega a R$ 10 milhões. Mas, para isso Lula não reage nem faz profecias. Um horror.

PAIXÃO PELO SOFRIMENTO

Já no RS, o secretário da Fazenda, Aod Cunha, de forma humilhante faz de tudo para conseguir algum dinheiro junto ao governo federal para poder pagar o 13º salário dos servidores. Mas a governadora Yeda continua convencida de que é preciso manter empresas estatais. Mesmo que algumas delas contribuam, de forma imperativa, com o percentual elevado do comprometimento da dívida que o RS paga mensalmente ao governo federal. Isto é que é gostar de sofrer.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • APROVADO
    O CADE aprovou a operação de compra, pelo Grupo Gerdau, de 40% do capital social da empresa holding Corporación Sidenor, S.A., controladora indireta da empresa brasileira Aços Villares S.A.
  • INOCENTES
    Todos aqueles que foram presos pela Polícia Federal, considerados envolvidos na Operação Rodin, se dizem inocentes. Ora, se for assim, a única safada da operação deve ser a PF. Que tal?
  • TECNOPLAST 2007
    Estando a menos de um mês do início da Tecnoplast, a feira, que acontece de 20 a 23 de novembro, já conta com mais de cem empresas confirmadas. São importantes grupos fornecedores de máquinas, peças, equipamentos, produtos, acessórios, matérias-primas, embalagens, entre muitos outros segmentos. Os expositores vêm cheios de novidades e com grandes expectativas de negócios. O grande destaque é para as injetoras e extrusoras, que vão estar presentes com número expressivo de empresas.
  • PRÊMIO IBGC
    A terceira edição do Prêmio IBGC de Governança Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, condecorou a Aracruz na categoria Inovação. Parabéns.
  • AUTOMAÇÃO
    A Altus Sistemas de Informática SA será responsável pelo sofisticado sistema de automação do gasoduto Urucu- Manaus, da Petrobras, com 662km de extensão, em plena selva amazônica, que transportará, em sua fase final, 10 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. A supervisão e controle do gasoduto, via satélite, ocorrerá no RJ. O contrato tem o valor de R$ 32,8 milhões, com prazo de 15 meses.

FRASE DO DIA

QUEM NÃO TEM CARÁTER NÃO É HOMEM. É COISA.

Chamfort