Artigos Anteriores

LULA E AS PESQUISAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

Faz alguns dias que venho considerando, com certo convencimento, sobre a vitória de Lula nas próximas eleições. As últimas pesquisas, inclusive, já estão mostrando esta possibilidade através da forte recuperação de imagem do presidente. Observando este comportamento antecipado do eleitor, Lula, muito esperto e bastante calejado, está aproveitando ao máximo tudo o que tem valor, e deve ser mostrado, antes de se dizer oficialmente candidato.

MUITO A APRENDER

Volto a dizer o que escrevi na semana anterior: o que ainda vai levar muita gente a votar em Lula sequer foi dito, como é o caso, por exemplo, da auto-suficiência em petróleo, que está sendo preparado pela Petrobrás com grande festa no mês de março vindouro. Vai ser um show eleitoral sem candidato, pois Lula não se declara até o último momento. Inteligente e esperto este Lula, não? Os demais candidatos têm muita coisa a aprender, com certeza.

PESQUISAS

A pesquisa CNT/SENSUS, que saiu hoje, impressiona. E deixa muita gente cética. Vejam: dias atrás uma outra pesquisa não dava números tão consistentes ao ainda não candidato Lula. Como pode ter havido, tão rapidamente, uma mudança tão grande na cabeça do eleitor? Estas e outras revelações é que fazem muita gente desacreditar em pesquisas. Não porque elas não são capazes de dizer a verdade, mas pela desconfiança de que podem ser manipuladas pelos interessados que pagam por elas.

O QUE IMPORTA?

A declaração dada pelo presidente da Caixa Econômica Federal, certamente querendo se defender das denúncias e de possíveis falcatruas, que espero sejam bem analisadas pelo BC, foram fantásticas. Eis o que disse o despreparado: a CEF dá lucro. Era só o que faltava. Se dá lucro pode tudo. Inclusive ser incompetente e, se comprovado, um safado. Gente, não é assim. Na empresa privada que não merece confiança de seu acionista o empresário é retirado e responde pela má administração. E na empresa pública? Basta dizer que dá lucro?

A CONTRAPARTIDA

A atitude defendida pelas autoridades brasileiras, com relação ao fechamento da fronteira com a Argentina pela descoberta de um foco de aftosa na província de Corrientes é fantástica. Na realidade ela é correta. O porém da questão é a contrapartida utilizada para o fenômeno. Quando outros países fizeram o mesmo com o Brasil e com o RS, o tal radicalismo foi largamente criticado. Ou seja, quando nos interessa é assim. Quando nos afeta e assado. Então tá.

ENTREVISTA IMPORTANTE

Entrevistei, para o PONTOCRITICO.COM - TV, que irá ao ar no Canal 20 da NetSul, o presidente da ABRAS, João Carlos de Oliveira. E entre tantas coisas abordadas perguntei como a associação congênere da Venezuela está reagindo ao confisco promovido por Hugo Chávez, às vagas de estacionamento nos supermercados privados. E como reage também à abertura de uma grande rede estatal de varejo, carregada de subsídios, objetivando desmantelar as redes privadas. A resposta: todos estão de cabelos em pé e o presidente da congênere será convidado a fazer uma exposição no Brasil sobre o assunto. João Carlos pretende que seja ainda em março ou abril. Imperdível.

CÂMARA DE INFORMÁTICA

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) criou nesta semana a Câmara Brasileira de Informática (CBI). Para coordenar este órgão consultivo foi nomeado o vice-presidente da Fecomércio-RS e, também, presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs), Renato Turk Faria. A criação desta câmara é um reconhecimento da CNC ao setor da informática como área significativa no segmento do comércio de bens e de serviços.O objetivo da CBI é oferecer estudos e sugestões que possam subsidiar estratégias e ações políticas da entidade na defesa das categorias econômicas integrantes do setor de TI.

TAP

Como forma de incrementar a sua operação para o importante mercado francês, a TAP passa a oferecer, a partir de abril, sete vôos diários ligando Lisboa à capital francesa. O aumento se deve ao início das operações no aeroporto de Charles de Gaulle, com dois vôos diários ? um de manhã e outro à tarde.

PARA ALÉM DA POLÍTICA

O Instituto Liberdade, com apoio do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), promove no sábado, 18 de março, o colóquio com o tema \"Para Além da Política?, a ser realizado no Centro de Convenções (salas Madri I e II) do Meliá Trip Hotel (Rua Comendador Caminha, 42), em Porto Alegre. A conferência terá como base a obra \"Para Além da Política\" de William C. Mitchel e Randy T. Simmons e será uma reunião multidisciplinar, com a participação de no máximo 15 pessoas por sala, além do coordenador dos debates.

CARNAVAL NA ILHA

É grande o movimento de gaúchos em Florianópolis nesse verão. Mesmo com as aulas começando mais cedo, o Carnaval na Ilha da Magia promete. Para quem procura qualidade de vida e conforto, uma das opções é o COSTÃO DO SANTINHO RESORT & SPA. O paraíso, localizado no norte da ilha de Florianópolis, possui uma natureza deslumbrante e atrações para quem quer relaxar ou aproveitar o feriadão ao máximo! Show de circo, Luau com banda, Festa Fundo do mar, patinação no gelo, mountain bike, trilhas, arvorismo, passeio de lancha e cavalgada são algumas das atrações que os hóspedes podem desfrutar nesse Carnaval.

WI-FI

A Claro disponibiliza a partir desta semana, para o consumidor final, o Claro Wi-Fi (Wireless Fidelity) - serviço de acesso à Internet banda larga, que estará disponível gratuitamente até o dia 1º de março para clientes pós-pago e do plano SuperControle. A solução para o varejo apresenta transmissão de dados, através de banda larga sem fio, para acesso à internet com cobertura em mais de 650 estabelecimentos

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A LEITURA TORNA O HOMEM PERFEITO.

Bacon