Artigos Anteriores

LIÇÃO OLÍMPICA

ANO XIV - Nº 007/14 -

COMPETIÇÃO

Aproveitando que estamos próximos do encerramento dos Jogos Olímpicos -Rio 2016-, que  mereceu inúmeras críticas e comentários, muitos elogiosos e outros nem tanto,  o que mais espero e desejo, com todas as minhas forças, é que os brasileiros em geral, notadamente governantes, tenham aprendido a importância da COMPETIÇÃO. 

MÉRITO

Antes de tudo um importante esclarecimento: quem decide apenas PARTICIPAR é porque não está se propondo a ser um COMPETIDOR. Competidor é aquele que se prepara para concorrer de igual para igual. E a vitória é MÉRITO conquistado por aquele que apresentou o melhor desempenho.

QUADRO DE MEDALHAS

Dito isto vamos ao quadro de medalhas: aí fica notório o quanto o Brasil só COMPETIU mesmo em poucas modalidades esportivas. Na maioria, certamente, figurou apenas como mero PARTICIPANTE. E mesmo assim mostrou ao mundo todo que DERROTAS servem mais para produzir lágrimas e menos para produzir efetivos COMPETIDORES.

MERITOCRACIA

Pois, se os brasileiros em geral entendem, e exigem, que no esporte, nas suas mais variadas competições, só devem ser premiados aqueles que mostram  melhores desempenhos, o que mais espanta é que não agem da mesma forma quando estão em jogo todas as  demais atividades. Aí, infelizmente, não vale a MERITOCRACIA.

CAPITALISMO

Esta inquestionável lógica que o esporte impõe e evidencia serve para um outro esclarecimento: O CAPITALISMO é a prova da mais completa COMPETIÇÃO ECONÔMICA, onde os atores se dividem entre produtores e consumidores que procuram, através das REGRAS IMPOSTAS PELO LIVRE MERCADO, tirar o melhor proveito daquilo que fazem e adquirem. 

COTAS

Esta correta e indiscutível lógica que o esporte oferece para oxigenar o discernimento precisa ser muito bem compreendida para que possamos realmente COMPETIR EM TUDO. Mais: COMPETIDORES não são escolhidos por COR DE PELE ou por COTAS.  Quem impõe este tipo de coisa não quer COMPETIDORES, mas apenas PARTICIPANTES, que não conseguem mostrar MÉRITO ALGUM. 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IGP-10 E FIPE

    O Índice Geral de Preços -10 (IGP-10) apresentou deflação de 0,27% em agosto, ante alta de 10,6% em julho, conforme informado pela FGV. Em 12 meses, o índice acumula alta de 11,50% e de 6,16% no ano.

    De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo da segunda quadrissemana do mês diminuiu para 0,05% ante 0,24% na anterior. Os preços de quatro grupos avançaram, sendo eles: alimentação (+0,17%), despesas pessoais (+0,41%), saúde (+1,81%) e educação (+0,54%).
     

  • INNOVATION SHOP AWARD

    Seguem até o próximo domingo (21) as inscrições para o Innovation Shop Award do Bourbon Shopping, iniciativa voltada à cocriação de ideias para produtos, serviços e experiências alusivas ao calendário varejista da rede. O concurso é voltado a estudantes de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), que poderão participar através da elaboração de um calendário de ações para as principais datas comerciais do Bourbon Shopping como Liquidação, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal. Os projetos deverão ter como pilares a criatividade, a inovação e a satisfação dos clientes da marca com a experiência gerada pelas ações. As inscrições poderão ser realizadas no site bourbonshopping.com.br.

    Os projetos inscritos serão avaliados pela equipe de marketing do Bourbon Shopping, além do Diretor de Criação da Agência Matriz, Maurício Oliveira, e o professor universitário Fernando Santini. A equipe vencedora, que poderá ser composta por até três pessoas, ganhará uma viagem para Austin, no Texas (Estados Unidos), para acompanhar o South by Southwest (SXSW) em março de 2017, evento que reúne festivais de cinema, música e tecnologia.

    O regulamento completo está disponível no site do Bourbon Shopping, e os vencedores serão revelados no início de setembro.

     

  • EUA

    Nos EUA, a produção industrial de julho se mostrou acima do esperado, ao registrar crescimento de 0,7% na comparação mensal (consenso de +0,3%), ante alta de 0,4% no mês anterior. A produção manufatureira, que exclui setores como energia e mineração, também surpreendeu positivamente com avanço de 0,5% no mês em julho, acima do consenso em +0,3%.

FRASE DO DIA

Quero ganhar sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de demagogia.

Airton Senna