Artigos Anteriores

LEI DO ATRASO

ANO XIV - Nº 007/14 -

VEREADOR MÍOPE

Ao invés de se preocupar com a liberdade, com a abertura de mercado e com os consumidores, o vereador de Porto Alegre, Reginaldo Pujol, que se diz liberal, mostra não ter a mínima vocação para tanto. Ele é que foi o autor da ridícula e protecionista Lei Complementar nº 532, de 02 de maio de 2005, que impede a construção de novas lojas de varejo de gêneros alimentícios (supermercados e hipermercados) com área superior a 2.500 m2.

DITADOR

Incapaz de procurar entender a questão, o edil preferiu defender a bobagem cometida dizendo que foi uma solicitação das redes estabelecidas na Capital. Afinal, o vereador está no cargo para defender interesses dos cidadãos ou de certas redes varejistas? Isto é demais para a minha compreensão. E quando afirma que os mega empreendimentos ocasionam problemas ambientais e viários mostra muita capacidade para ser ditador. E mau.

EMPRESÁRIO?

O presidente da Associação dos Minimercados de Porto Alegre vai mais além: disse que é contra a vinda do Wall-Mart porque os preços que esta empresa pratica, por serem sabidamente menores, prejudica todo o mercado. Aí está: não admite que os consumidores tenham alguma vantagem. Só para os empresários. Assim, crê que a lei é boa por limitar a entrada de concorrentes. É duro, gente.

PÉSSIMA REPRESENTAÇÃO

As Donas de Casa, lamentavelmente, também estão muito mal representadas. A presidente do movimento da classe, Edy Mussoi, foi impressionante quando disse que a restrição beneficia o consumidor. Onde? Quando? É o contrário Sra. Mussoi. Com gente assim na representação o melhor mesmo é sair daqui.

AGAS

Se ainda pode haver algo de pior nestas declarações catastróficas, a que foi dada pelo presidente da AGAS ? Associação Gaúcha dos Supermercados ? é uma verdadeira pérola. Típico de quem tem forte vocação para interventor, o dirigente afirma que as lojas menores são as que mais crescem e que, por isso, atendem a maioria da população. Fantástico, não? Tomara que a empresa que este presidente está à frente jamais cresça para não sofrer com as leis que ele mesmo apóia.

O MERCADO É SOBERANO

Embora cheio de equívocos, mas, ainda assim admitindo o que declara o tal ditador, qual a razão, finalmente, para fazer uma lei impositiva? Por favor, senhor dirigente, deixe que os maiores corram o risco. Deixe que eles façam o que acharem melhor e deixe, principalmente, que os consumidores façam o seu papel. Não é preciso que alguém diga o que deve e o que não deve ser feito. O mercado é que cuida disso, gente.

EMPECILHOS

Espero que o povo tenha um mínimo de discernimento para compreender estas coisas e como estamos sendo governados. Cada dia que passa é mais e mais suprimida a pouca liberdade que ainda existe. Tudo aquilo que deveria ser feito pela negociação, pela avaliação dos riscos de mercado, o governo se mete e cria mais empecilhos. E com o apoio dos mercantilistas. Um horror.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SEMINÁRIO DE CONSUMO DE MÍDIA
    A Starter, junto com o Grupo de Mídia RS, realiza amanhã,16, das 8h às 12h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, o Seminário de Consumo de Mídia, onde estarão presentes com seus Cases: Aglaé Gonçalves da AES Sul, Alexandre Pradier do Governo Estadual, Márcio Pretto da Fiat e Thiago Baisch da Claro. Haverá também uma palestra com Moacyr Guimarães, Diretor de Mídia da Talent (SP) com o tema \\\"O profissional de comunicação na nova realidade\\\".
  • AÇÕES: UMA ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO E CRESCIMENTO ECONÔMICO
    A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS/SL) realiza quinta-feira (16.6) às 12h palestra sobre o tema ?Ações: Uma Alternativa de Investimento e Crescimento Econômico?. O assunto será apresentado pelo gerente regional da Bovespa, Jessé L. Grimberg e pela diretora da Solidus S.A. e presidente da Apimec-Sul, Débora de Souza Morsch. O evento é uma promoção conjunta com a Agência de Integração e Desenvolvimento ? AID ? da Unisinos e faz parte do programa comemorativo do 85º aniversário de fundação da ACIS/SL. Informações ? fone 589.6060.
  • CAMPANHA DO AGASALHO
    A Campanha do Agasalho 2005 ganha o reforço de dois Empreendimentos da Capital gaúcha: o Sheraton Porto Alegre e o Moinhos Shopping. O Sheraton está concedendo desconto de 50% na tarifa promocional de fim-de-semana aos hóspedes que doarem cobertores, nos meses de junho e julho e o Moinhos Shopping integra-se à Campanha introduzindo um novo benefício para quem possui o Cartão Inteligente: consumindo R$ 500,00 reais nas lojas do estabelecimento, o cliente pode optar por trocar seus pontos por um cobertor, que pode ser doado diretamente ou utilizado na promoção do Sheraton.

FRASE DO DIA

Aquele que não duvida de nada, não sabe nada.

Provérbio Grego