Artigos Anteriores

LAMA MOVEDIÇA

ANO XIV - Nº 007/14 -

BARCELONA

Até agora o Ronaldinho, do Barcelona, era um cidadão brasileiro bem mais conhecido do que o Toninho da Barcelona. Creio que Ronaldinho vai precisar fazer muitos gols e belas jogadas de craque para poder competir com o Toninho nos noticiários. As declarações obtidas ontem no seu depoimento, mesmo que precisem das devidas comprovações, já dão uma idéia clara das jogadas que vamos assistir. Afinal, o homem já mostrou que também é um craque, ou melhor, em escroque. A sua agenda pode envolver e liquidar com muita gente.

EM CORNER

Quem está em corner, no jargão do mercado, é quem está sem saída. Aquele investidor, ou especulador de mercado, que tem posição comprada, ou vendida, e quer reverter tal posição, mas se vê impedido por falta de vendedor, ou comprador, está em córner. Pois, todos os políticos que freqüentam Brasília, e já tenham se envolvido com as meninas agenciadas pela respeitável senhora Jeani Mary Córner, estão na mesma posição. Literalmente, em Corner.

PAPEL EDUCATIVO

É inegável o papel educativo desta crise. Primeiro, para que todos tomem conhecimento das formas e práticas mais utilizadas para chegar ao Poder e fazer uso dele. Segundo, para abrir os olhos dos eleitores que acabam sempre como os responsáveis pela eleição de crápulas. Terceiro, para que sejam testados novos instrumentos que, se não venham evitar, ao menos se comprometam com a inibição de atitudes rasteiras. Quarto, e o mais importante, para mostrar a necessidade urgente de acabar com empresas estatais, acabar com o presidencialismo e diminuir o número de parlamentares. Menos gente no Parlamento já é menos gente para roubar.

MANIFESTAÇÃO VIRTUAL

Com a chegada da Internet, este magnífico instrumento de comunicação cada vez mais apreciável do mundo, e que vem ganhando espaço, muita coisa está mudando de forma significativa na sociedade. As manifestações públicas, por exemplo, até agora sempre dependendo da ocupação das pessoas nas ruas, onde as badernas são sempre freqüentes e o trânsito fica complicado, passou a ter muito mais efetividade na forma virtual, eletrônica.

PARTICIPAÇÃO EFETIVA

Aqueles que nunca tiveram tempo para participar de passeatas, quer pela distância que precisam percorrer para se encontrarem com os grupos, quer pela necessidade de estarem no trabalho, estão hoje participando de forma ativa, imediata e espetacular. Quando um assunto ganha interesse público, as redes de comunicação se multiplicam rapidamente e as adesões passam a ser espontâneas, livres e sem constrangimento. Participa quem quer e ninguém se sente obrigado, constrangido ou impedido. Maravilha.

FELICIDADE SEM HIPOCRISIA

Os acadêmicos da Universidade de Harvard e da Universidade da Pensilvânia concluíram um estudo cujo resultado acaba com um mito muito antigo. Aquele que sempre sustentou a bobagem de que o dinheiro não traz felicidade. Uma grande hipocrisia, com certeza. Pois, segundo as revelações da pesquisa, feita por ambas as universidades, o dinheiro traz, com certeza, a felicidade. O público pesquisado: pessoas de 20 a 60 anos, independente de raça, escolaridade e saúde. E o resultado, significativo, é de que as pessoas mais ricas têm tendência para serem mais felizes do que os mais pobres. Um dos pontos mais importantes, na convicção dos pesquisados, é de que a compra de uma escolaridade mais efetiva contribui para melhorar a capacidade dos ganhos, que se transforma em poder de compra de bens, de cura e de prestígio. Perfeito.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • EMPRÉSTIMO
    Até o dia 03 de outubro o Banco Mercantil estará disponibilizando empréstimo para empresas de TI associadas a ASSESPRO-RS, em 12 vezes com taxa pré-fixada de 2,15% ao mês.
  • FÁBRICA DE VAGÕES
    O governador Germano Rigotto fará amanhã, 18, no Palácio Piratini, às 15h, o anúncio da implantação, em Santa Maria,RS, da fábrica de vagões ferroviários, um investimento inicial de R$ 5,0 milhões. Segundo a SEDAI, a instalação da unidade industrial representa um fator da maior importância para o desenvolvimento da região, viabilizando o surgimento de um pólo metalmecânico para o fornecimento de peças, partes e componentes para o empreendimento. Para a conquista deste investimento foi decisivo o programa Integrar/RS, que apóia empreendimentos em áreas deprimidas do Estado.
  • BANRISUL CINEMA
    Filmes que tiveram a captação de recursos realizada ou estão em fase de captação através do Banrisul Cinema, produto gerenciado pela Banrisul Corretora de Valores, participam da mostra competitiva da 33ª edição do Festival de Gramado Cinema Brasileiro e Latino, que acontece até o dia 20 de agosto. Sal de Prata, de Carlos Gerbase, está em fase de captação de recursos e Diário de Um Novo Mundo, de Paulo Nascimento, já está com a captação finalizada. Os dois filmes concorrem na categoria longa-metragem 35 mm ficção brasileira.
  • INVERNO SOLIDÁRIO
    -Termina dia 28 de agosto, domingo, a Campanha do Agasalho no Sheraton Porto Alegre. Até lá, os hóspedes que doarem um cobertor ganham 50% de desconto na tarifa promocional de fim-de-semana. Desde junho, quando o hotel engajou-se à Campanha promovida pelo Governo do Estado, cerca de 90 cobertores já foram doados. Hóspedes provenientes de diversos países, além de desfrutarem da vantagem, ajudaram a tornar o inverno gaúcho mais solidário.

FRASE DO DIA

Bons tempos aqueles em que os mais graves erros de Lula eram os de português.

A Sociedade Brasileira