Artigos Anteriores

JUROS, IMPOSTOS E PEDÁGIOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

BC RESPONSÁVEL

Não houve qualquer surpresa na decisão do Copom por ter segurado a taxa Selic neste mês de outubro, em 11,25%. Mesmo que se entenda que competitividade se ganha quanto menor o custo da produção, e os juros fazem parte do processo, não é aí que reside o nosso maior drama.

CONSEQUÊNCIA

O problema está, com toda a certeza, no peso dos impostos. Que por sua vez representam a causa de todos os nossos males. Juros básicos definidos pela autoridade monetária são meras conseqüências. De despesas de governo.

RIDÍCULO

Não sei de quem foi a proposta, mas acenar com isenção da CPMF para quem ganha até R$ 1.200,00 ou R$ 1.700,00, na tentativa de tornar mais palatável a contribuição e assim obter votos suficientes no Senado, é mais do que ridículo.

DESCONTOS

Soa como algo tão besta que não cabe raciocínio. Nem Lula entendeu como possível e razoável. Pergunte a alguém que ganha até os valores anunciados se vai obter os descontos sobre os produtos por ele comprados, das vezes em que incidiu a CPMF. E o pior é que muitos senadores gostaram da proposta. Pro inferno.

FRASE INFELIZ

Independente da estupidez da proposta, pior ainda foi a frase do vice Jose Alencar, quando disse que sem a CPMF a inflação pode voltar. Aí é dose pra mamute. Diminuir carga tributária promove inflação? Só uma besta quadrada diz coisa assim.

PEDÁGIOS

Já se percebe o quanto é difícil falar e escrever sobre o assunto - pedágios - sem mexer com os ânimos de muitos assinantes. Tem gente que não quer, não gosta e não aceita a existência de pedágios e ponto final. E agora que o governo Lula resolveu fazer concessões rodoviárias querem que o PT volte a sua velha forma.

RETORNO DO INVESTIMENTO

Seria mais interessante se estas pessoas entendessem que a construção de estradas só acontece com empréstimos internacionais, do Banco Mundial. E a instituição, para tanto, exige alguma taxa de retorno do investimento para que possa receber o valor emprestado. Daí que a cobrança de pedágios é necessária e, inclusive, faz parte do contrato de financiamento. Lula só cumpriu o contrato.

PROPOSTA SAUDÁVEL

O que poderia ser proposto, isto sim, por algum deputado federal que se interessasse pelo assunto, é que entrasse com um projeto de lei que estabelecesse uma compensação para quem paga pedágios. Exemplo: um abatimento do IPVA, do todo ou em parte. Já seria alguma coisa. Vamos propor?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PALESTRA
    O Sindilojas de P.Alegre promove nesta segunda, 22, às 19h30 na Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 400), a palestra ?Faça e aconteça neste Natal. Turbine sua equipe!?. O convidado é o antropólogo empresarial Luiz Marins. Informações: eventos@sindilojas-poa.com.br.
  • SITE
    O portal da companhia Aracruz Celulose registrou no mês de setembro o maior número de visitas do ano: foram mais de 134 mil, um crescimento de 33% em relação a agosto. O volume de páginas acessadas no site também aumentou, ultrapassando a 813 mil page views no mês. Além da página principal, os itens mais procurados foram Dia da Árvore, Gestão de Pessoas, Quem Somos, Campanha publicitária 2007 e Produtos e Serviços.
  • TÍTULO
    Nesta terça, 23, às 19h, o Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, recebe o Título Honorífico de Cidadão de P.Alegre. A cerimônia acontece no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, Av. Loureiro da Silva, 255.
  • SEMINÁRIO
    \"OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL\" é o tema do Seminário Britcham/RS, que acontece dia 23, no Hotel Plaza São Rafael - Av. Alberto Bins, 514. Informações pelo e-mail: eventos.rs@britcham.com.br .
  • LÍDERES & VENCEDORES
    A Federasul e a Assembléia Legislativa do Estado anunciam nesta segunda, 22, às 10h, no Palácio do Comércio, os agraciados do Prêmio Líderes & Vencedores 2007. Estarão presentes na entrevista coletiva o presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, e o presidente da Assembléia gaúcha, Frederico Antunes.
  • PARTIDO FEDERALISTA
    O Presidente Nacional do Partido Federalista, Thomas Korontai, se reunirá com adeptos da causa federalista, e ministrará palestra neste sábado, 20/10, na sala 301 da Assembléia Legislativa, a partir das 09h30.

FRASE DO DIA

TODOS OS DIAS ME LEVANTO PARA VENCER.

Onassis