Artigos Anteriores

INTERVENÇÃO INFORMAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

PEDIDO INFAME

Na semana passada, o ministro Guido Mantega entrou em contato com o governador de SP, Geraldo Alckmin, para lhe fazer um pedido: adiar o reajuste das tarifas do Metrô paulista para o segundo trimestre, com o propósito de tentar segurar a inflação. Interessante, não?

AGENTE INFLACIONÁRIO

Ora, diante da solicitação cheia de ternura, o governador Alckmin deve ter se colocado em frente do espelho para ver como ficou depois de ter vestido a saia justa que o ministro Mantega acabava de presenteá-lo, por telefone. Deve ter percebido que não atender o pedido basta para ser crucificado, em praça pública, por se comportar como um temível Agente Inflacionário.

FORMAÇÃO DOS PREÇOS DAS TARIFAS

A equivocada intenção do governo federal, de mascarar tudo que pode, é fazer com que o povo e a mídia, principalmente, fiquem felizes da vida quando os reajustes de preços são adiados ou não aconteçam. Mostram, desta forma, o quanto desconhecem que reajustes de tarifas não são causas de inflação, mas a única maneira de enfrentar a elevação dos custos dos fatores que formam o preço das passagens.

DESCONHECIMENTO

Aliás, diante das notícias estampadas pela quase totalidade dos meios de comunicação, de que o governo estaria querendo reajustar o preço dos combustíveis, se tem uma clara ideia do tamanho do desconhecimento do assunto.

DO CONTRA

Para a mídia e, consequentemente, para a população, pouco ou nada importa se o caixa da Petrobrás está sofrendo por não suportar, tanto o custo elevado dos fatores de produção quanto à necessidade de fazer novos investimentos para manter e aumentar a oferta de combustíveis. Basta falar em reajuste de combustíveis para que todos se manifestem, cheios de razão, dizendo que são contra.

INTERVENCIONISMO

Ora, depois da super-intervenção do governo nas empresas de energia elétrica, através de Medida Provisória (470), já se percebe que o governo Dilma não está satisfeito em fazer INTERVENÇÕES EXPLÍCITAS. O telefonema de Mantega ao governador de SP, mostra que vai fazer INTERVENÇÕES INFORMAIS. Que tal?

POBREZA

Pensando bem, quando a presidente Dilma Rousseff afirmou, na última sexta-feira, 18, no Piauí, que seu governo pretende por fim à pobreza extrema antes do fim de seu mandato presidencial, uma coisa me parece certa: quem vai ficar pobre antes disso é o Brasil. Basta ver o comportamento do PIB: enquanto alguns se mostram felizes porque estão melhorando de vida (o que pode ser medido pelo aumento patrimonial), o Brasil não sai do mesmo lugar, uma vez que a economia como um todo não cresce. Assim, neste quadro, se alguém está ganhando, um outro alguém só pode estar perdendo. Simples assim.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO
    A projeção do mercado para a inflação em 2013 subiu pela terceira semana consecutiva, de acordo com o Boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central. A mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou para 5,65%. Há um mês, a projeção era de 5,47%.
  • PIB
    Já quanto ao PIB, no mesmo Boletim Focus, a projeção deste ano foi ajustada para baixo, de aumento de 3,20% para alta de 3,19%, enquanto a de 2014 permaneceu em expansão de 3,60%. As estimativas para o aumento da produção industrial foram mantidas em 3,24% em 2013 e em 3,90% em 2014. (Valor)
  • FEBRAVAR
    O Sindilojas Porto Alegre promove o lançamento oficial da 1ª Feira Brasileira de Varejo - Febravar, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23. O evento acontecerá no Auditório Henrique Gerchmann, na sede do Sindicato, localizado na Rua dos Andradas, 1234, 9° andar, bairro Centro Histórico, às 19h30.
  • INTERNET
    Após o investimento em ações voltadas especialmente aos internautas, o Bourbon Shopping encerrou 2012 com crescimento em seus canais de relacionamento na internet. Durante o ano, o website da rede obteve mais de 3,5 milhões de visitas, gerando mais de 13 milhões de visualizações de páginas. Nas redes sociais, o perfil no Twitter @bourbonshopping ultrapassou 11 mil seguidores, consolidando-se como o primeiro entre os shoppings do RS e SP. No Facebook, a página do Bourbon Shopping também cresceu, chegando à marca de 44.800 fãs.

FRASE DO DIA

Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância.

Confúcio