Artigos Anteriores

IMPEACHMENT: ASSUNTO ENCERRADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PREFIRO O LULA

O assunto impeachment está encerrado. Pode acontecer de tudo, até uma possível, mas pouco provável renúncia de Lula. Impeachment, jamais. Motivo principal: um Congresso muito desmoralizado não tem estôfo para julgar qualquer pessoa. E como não há grande interesse em moralizar o Congresso vamos ficar reféns, mais uma vez, da corporação. Pensando bem, se for para o Severino assumir prefiro que Lula continue. Ruim por ruim fico com o mais previsível. Ah, não duvidem se ainda vier a ser proposto, e aprovado, mais um aumento de salário aos parlamentares, para compensar a perda do mensalão.

A MESMA SOCIEDADE

Como bem disse Fernando Pinto Ferreira, diretor da Globalinvest, na sua palestra na semana passada em Curitiba: a mesma parcela da sociedade que temia pela vitória de Lula na eleição presidencial é a mesma que mais teme hoje pela queda do presidente. Na época, Lula era sinônimo de calote da dívida. Hoje, a permanência de Lula é sinônimo de queda de juros. Para fechar, Ferreira arrematou: a incerteza é sempre o pior cenário.

PERDENDO OPORTUNIDADE

Enquanto estas coisas acontecem por aqui estamos perdendo a maior oportunidade deste mundo para atrair uma parcela da fantástica e excessiva liquidez financeira internacional. As migalhas que estamos conseguindo, infelizmente não estão direcionadas para projetos e investimentos, mas para alavancar ganhos que vão melhorar o retorno dos investimentos. Que depois serão levados para outros países mais sérios e menos cheios de burocracia. Estamos tão apaixonados por Hugo Chávez que só damos adeus a quem tem dinheiro e inteligência.

CONCLUSÃO ACACIANA

A FGV - Fundação Getúlio Vargas - e o ETCO - Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - fizeram inúmeros estudos econométricos para chegar a uma conclusão mais do que óbvia: a redução da carga tributária geraria maior crescimento do PIB, mais empregos e menos inflação. Fantástico, não? Pois é. Tudo aquilo que é o mais acaciano possível, ainda é motivo de estudo e de revelações espetaculares. Aí é duro. Mais lamentável ainda é que os estudos foram feitos para buscar a reforma do ICMS, não a reforma tributária. Estão enganando o povo dizendo que reforma tributária é uma mera simplificação do ICMS. Vão pro inferno!

OBRA DO DIVINO

O governo, espertamente, aproveitou o fato de o clima ter sido altamente favorável, assim como a curva ascendente dos preços das commodities no mercado internacional, para iludir o povo. Gritaram aos quatro ventos que foram as suas ações as responsáveis pelo sucesso do agribusiness nos anos anteriores. Propositadamente, confundiu a natureza com providência governamental. Como o povo brasileiro prefere crer mais nos santos do que no mercado, é provável que esteja pensando que, além de fiscalizarem, Deus e os santos não gostam de rompantes idiotas.

HONESTIDADE? ONDE?

E por isso, certamente devem ter mandado, mais recentemente para o Brasil um clima altamente desfavorável. E ainda por cima promoveram uma queda de preço das commodities. Resultado: a ética e a honestidade, palavras usadas sempre de forma inconseqüente pelo presidente, já não admitem mais a hipótese de que o governo seja o responsável pelo clima e pelos preços, neste mau momento da agricultura. Isto é ser honesto? Onde?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PALESTRA GRATUITA
    O EURO INSTITUT convida para a palestra gratuita: \\\"Dinâmicas que Estimulam a Criatividade nas Organizações\\\", que tem como objetivo fornecer subsídios para estimular a criatividade nas empresas. Direcionada a gerentes, gestores que exerçam a função de liderança e profissionais interessados em buscar novas estratégias para o desenvolvimento de suas capacidades e para a superação de novos desafios. Dia 24, às 19h30min, na sede do Euro Institut, Av. Berlim, 409 - Bairro São Geraldo, PA. Inscrições: nemachado@euroinstitut.org.br.
  • FÓRUM
    \\\"As vantagens da inovação\\\" será a palestra do industrial José Antônio Fernandes Martins, da Marcopolo, que abrirá o Iº Fórum Estadual de Inovação na Indústria, a ser realizado dia 24 de agosto, a partir das 9h, na sede da FIERGS. O evento, que busca elaborar propostas do RS para o Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pela CNI, em setembro. Inscrições para o evento, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone: (51) 3347-8772.
  • AGROPECUÁRIA
    O mercado mundial vem cada vez mais exigindo certificações que assegurem a qualidade dos produtos consumidos, em especial no segmento agropecuário.Diante desta realidade, o setor pecuário do RS está semobilizando para atender as exigências do mercado internacional. Uma das mobilizações do setor está relacionada ao Projeto de Indicação Geográfica deProcedência da Carne do Pampa Gaúcho, que foi apresentado ontem no Iº Seminário Internacional que trata do assunto.
  • FESTIVAL DE CINEMA
    A Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer preparou uma intensa programação para o seu estande no 33º Festival de Cinema de Gramado. A Secretaria está instalada no Centro de Eventos da UFRGS e durante os sete dias do Festival, o estande irá servir de palco para a divulgação das mais importantes e tradicionais festas do RS, promovendo a cultura do Estado para os milhares de turistas que prometem tomar conta da Serra gaúcha.
  • SQL SERVER
    A Alfamídia promove na próxima 5ª feira, 18, às 10h,no auditório da sede da empresa, na rua Hilário Ribeiro 202, PA, o evento gratuito - Performance em Sistemas com SQL Server -.Informações e inscrições on-line, no site: www.alfamidia.com.br.

FRASE DO DIA

PREFIRO RECEBER CENSURAS A RECEBER CONDOLÊNCIAS.

Golda Meir