Artigos Anteriores

ILUSÃO E EXCESSO DE OTIMISMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

DOIS SENTIMENTOS

O povo brasileiro, inexplicavelmente, quando se defronta com um problema ou mesmo uma competição, como é caso da Copa do Mundo, nunca esconde o quanto se deixa levar pela ILUSÃO (que nada mais é do que viver um engano ou uma percepção falsa da realidade) e pelo EXCESSO DE OTIMISMO.

SEM DÚVIDA

Vejam, por exemplo, que na medida em que o Brasil cumpria os jogos da Copa, os brasileiros em geral, nas suas constantes manifestações diziam, de forma uníssona, que o Brasil -SEM A MENOR DÚVIDA- sairia deste mundial com o título de Hexa Campeão.

PREPARADOS PARA PERDER

É preciso ter sempre em mente que quem se deixa levar pela ilusão e pelo excesso de otimismo, geralmente está esquecendo que a probabilidade de PERDER não só existe como está presente em todas as situações. Isto vale, obviamente, para todas as competições.

OTIMISMO

Se estes eternos ILUDIDOS e/ou dotados de EXCESSO DE OTIMISMO, bastante influenciados pela mídia, não se preparam para uma sempre possível derrota e/ou desclassificação no Mundial, na economia e nas contas públicas, que vão de mal a pior, aí a situação é ainda mais dramática: além do brutal desconhecimento, a maioria crê que se -DEUS QUISER- tudo vai acabar bem.

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Vejam, por exemplo, o que acontece apenas com as contas da PREVIDÊNCIA da União, dos Estados e Municípios. Em todos os níveis, o que mais se vê é ROMBO e mais ROMBO. Pois, mesmo assim a REFORMA DA PREVIDÊNCIA não acontece. Pode?

COM FÉ TUDO SE RESOLVE

Ou seja, nem mesmo esta flagrante e acachapante DERROTA, onde as contas da PREVIDÊNCIA estão, literalmente, MATANDO o Brasil, os Estados e Municípios, consegue mexer com os ânimos dos brasileiros, que preferem se manter ILUDIDOS /ou com EXCESSO DE OTIMISMO, na certeza de que com fé tudo se resolve. 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-S E IGP-DI

    O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) perdeu força e subiu 1,01% na primeira leitura de julho, em relação à alta de 1,19% na leitura final de junho, informou a FGV. 

    O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta em junho e subiu 1,48%, após avançar 1,64% em maio, informou a FGV. Com isso, o IGP-DI acumula altas de 5,45% no ano e de 7,79% nos últimos 12 meses.

  • UMA ÓPERA BUFFA

    Eis o artigo do advogado Marcelo Aiquel, com o título acima: 

             A ópera bufa (Buffa em linguagem italiana) ficou conhecida como a ópera cômica, numa época em que a dramaturgia era feita através de espetáculos de ópera.
             Pois, desde então (meados do século XVIII) não se viu nada parecido com a comédia golpista praticada por algumas “inteligências” petistas com o auxílio indispensável de um magistrado pra lá de ideologicamente engajado ao projeto bolivariano, nascido no malfadado Foro de SP.
             E tudo começou com o plano “desesperado” de libertar o ser mais honesto do planeta. O plano parecia perfeito: (I) O “grande carrasco” S. Moro estaria de férias (a qual só deve ter direito quem trabalha, coisa que a petezada desconhece); (II) no plantão do TRF4 era a vez de um cumpanhero (dos bons!) estar jogando de mão; (III) na véspera, o Brasil despacharia a Bélgica da Copa; e (IV) no dia seguinte era feriado em SP (o que diminuiria, em muito, a gritaria).
             Mas, a maionese começou a desandar ainda na Rússia: a Bélgica ganhou o jogo e o Brasil dançou!
             Ainda assim, o “plano” parecia bom.
             Só não contavam (os gênios que planejaram tudo) que uma regrinha básica impediria a comédia de dar certo: esta (regrinha básica) ensina – já no primeiro semestre das boas Faculdades de direito – uma coisa chamada hierarquia (coisa que petista desconhece). E que foi solenemente ignorada!
             Tudo bem, isto ainda estava nos “planos”. O que não estava nos “planos” era o fato do juiz Moro fazer um despacho via internet, Ah, não pode, gritaram os petistas golpistas! Como não pode, se o STF tentou fazer até uma sessão virtual inédita, recentemente, para libertar o Luladrão condenado?
             Aí podia?
             Quanta hipocrisia!
             Mas o magistrado cumpanhero ainda insistiu, até que foi literalmente desmoralizado pelo Presidente do TRF4.
             E, o pano caiu, pondo fim a esta comédia dominical.

             O resumo da ópera foi até curioso:
    a) Descobriu-se quem é golpista;
    b) Descobriu-se – pela primeira vez, num ineditismo ímpar – um petista trabalhando, e logo num domingo!
    c) Descobriu-se também, a ignorância jurídica dos petistas
    d) E descobriu-se ainda, quem é quem na nossa esquerda.       

FRASE DO DIA

Uma nação que tenta prosperar à base de impostos é como um homem com um balde nos pés tentando levantar-se puxando a alça.

W. Churchill