Artigos Anteriores

HOMENAGEM PELOS 15 ANOS DE FALECIMENTO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PÊSAMES

É preciso registrar os devidos pêsames pela passagem de ano do Mercosul. É neste clima de infelicidade que este falecido Mercado Comum está completando 15 anos. No período, o que mais se colheu foram crises entre seus associados. Todas, diga-se de passagem, por exclusiva vontade dos governos dos países associados. Ou seja, as regras de impedimento ao crescimento sustentado sempre foram mantidas intactas. E todos os países que não fazem o Mercosul também não querem a ALCA. Isto vale para Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

BRASIL

O Brasil, por sua vez, sempre fez questão de ser conhecido por um país-crise, confirmado através da farta estupidez Constitucional que há muitos anos impede o seu crescimento sustentado. Esta providência legal garantiu ao Brasil, no último século, o título de eterno país do futuro. Pelas condições e restrições impostas, no entanto, nunca conseguimos compreender quando chegará o tal futuro promissor.

ARGENTINA

A Argentina é confusa também, por natureza. A exemplo da palavra Brasil, Argentina quer dizer: encrenca e excesso de problemas. E, pelo que se tem notícia, é também portadora de doenças incuráveis. Principalmente se depender de seus governantes. Em pleno século 21 a Argentina ainda adota princípios ultra-intervencionistas com zero de liberdade. Além do sistema de cotas de importação de produtos está adotando também o congelamento de preços. Pode? Pois é. Este é o sócio mais importante junto com o nosso no tal de Mercosul.

AINDA A ARGENTINA

E mais: como não tem indústrias, a Argentina precisa desesperadamente de investidores que montem seus parques industriais por lá. Mas, por tratarem muito mal o capital, com políticas que tiram as perspectivas de retorno dos investimentos, vão continuar chupando os dedos por muito tempo. E fazem isto com gosto invulgar a ponto de seu presidente gozar de alta aprovação popular.

URUGUAI

O Uruguai não fica por menos. Nunca se definiu por um programa de sustentação fora do ambiente financeiro. Mais conhecido como paraíso fiscal latino-americano, depois que passou por uma séria crise bancária, nos últimos anos, não conseguiu se recuperar e o seu povo entendeu que um socialista resolveria o problema.

PARAGUAI

O Paraguai, apesar de algumas mudanças experimentadas no âmbito governamental, ainda é visto no Brasil como destino de veículos aqui roubados. Mas o que lhe mais dá notoriedade é o fato de ser sede de produtos chineses que são oferecidos aos sacoleiros brasileiros. Nada do que se produz no Paraguai é vendido no Brasil. Só o que não é produzido lá.

VENEZUELA

O último sócio, recém contratado pelos demais aliados ao Mercosul, é a Venezuela. Tudo porque seu presidente, Hugo Chávez, é o maluco-mor da América do Sul. Bolivariano revolucionário a ponto de querer transformar os países latinos em Eixo do Mal. E já tem inúmeros simpatizantes que não deixam de incluí-lo nas orações diárias. Com certeza será ungido presidente o Mercosul. Viva.

LIXO URBANO

Fantástica a iniciativa do Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, de enfrentar a questão do lixo urbano. Ações importantes deverão envolver desde a coleta feita por empresas quanto pela forte estrutura desenvolvida, informalmente, pelos carroceiros. As licitações a serem feitas devem propor soluções em vários níveis. Parabéns pelo enfrentamento desta questão social, até agora inatacada pelas administrações anteriores.

MARCAS DE QUEM DECIDE

Cumprimentos pelo excelente encarte: Marcas de Quem Decide 2006, veiculado no Jornal do Comércio do RS de 27 deste mês. Um caderno com 117 páginas de muita informação e explicação sobre os contemplados. Nota 10.

BALANÇO

O SICREDI divulga seus dados consolidados do ano de 2005 e apresenta seus principais projetos para 2006, incluindo a expansão para novos segmentos da sociedade, investimentos na região metropolitana do Rio Grande do Sul e estado de Santa Catarina. Amanhã, 30, às 11h30, no Sheraton Porto Alegre.

AGERT

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) homenageia, amanhã, 30, o ex-presidente da entidade, Afonso Antunes da Motta, vice-presidente de Televisão da RBS. A cerimônia acontece após a tradicional Reunião de Diretoria, às 12h, na sede da AGERT.

LOJA

Novos temperos no mix do Moinhos Shopping. Em abril inaugura a Uber, uma loja multimarcas para homens e mulheres, que promete trazer para o shopping grifes de peso como a Forum, a Zoomp e a Cantão. É a primeira loja de quatro experientes amigos na área da moda: Beto Camargo, Fernando Kruger, Dalimar Severo e Sandro Zadro.

FORMAÇÃO

Em abril , a Alfamídia, em parceria com a Unisinos e a Makoto, oferecerá uma formação exclusiva no RS do software Maya, a mais poderosa solução de modelagem, animação e geração de imagens 3D do mercado que vem sendo utilizada por artistas em filmes e vídeo, desenvolvedores de jogos, profissionais de visualização, designers e web designers para criar ambientes e imagens com textura e movimentação mais reais e verossímeis. Com 120 horas, a Formação Maya já está com as inscrições abertas e inicia no sábado que vem , dia 1° . Mais informações : (51) 2111-1666.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A RIQUEZA NÃO É O DINHEIRO ACUMULADO.

Kahlil Gibran