Artigos Anteriores

HÁ QUEM GOSTE DO -NÃO-

ANO XIV - Nº 007/14 -

MOTOR

Da mesma forma como qualquer motor só consegue funcionar com algum tipo de energia, os países também só conseguem se desenvolver caso seus cidadãos forem adequadamente educados e capacitados. Portanto, sem o combustível EDUCAÇÃO o motor econômico de qualquer país simplesmente não funciona. O que impede o franco desenvolvimento do decantado crescimento sustentável.

ENEM

Pois, mesmo que todos saibam de cor e salteado sobre esta indiscutível verdade, os resultados do ENEM voltaram, pela enésima vez, a mostrar o tamanho do desinteresse do nosso pobre país pela educação.

IMPORTÂNCIA RELATIVA DO PIB

Chama muito a atenção o Estado do RS. Os resultados do ENEM dos últimos anos explicam, de forma clara e transparente, os motivos pelos quais o Estado gaúcho perde, ano após ano, importância relativa no PIB nacional, de forma gradual e segura e nada lenta.

A MARCA DO ATRASO

Ao longo dos últimos quarenta anos (já informei isso em várias oportunidades) o encolhimento econômico é visível e incontestável. Entretanto, em termos de gastos públicos por falta de reformas, os resultados são cada dia mais arrasadores. A marca do atraso já é praticamente indelével, lamentavelmente.

O RIO GRANDE PREFERE O NÃO!

O curioso é que ainda há quem imagine que com campanha do tipo - RIO GRANDE DO SIM -, as coisas podem mudar. Nada disso, gente. Acreditem: sem educação não há salvação. E isto, como informa o resultado do último ENEM, não é do interesse do Estado. Basta observar como o governo se comporta em relação aos comunistas que lideram o CEPERS, o sindicato dos professores do ensino público do RS.

OITAVO LUGAR

Observem que na edição anterior do ENEM, o RS ocupava a quarta posição. E nesta última o Estado pulou nada menos do que para o oitavo lugar. Um desastre. O pior de tudo é que depois da divulgação do resultado anterior, foram deflagradas várias campanhas pela Educação dos gaúchos.

FALTA O COMBUSTÍVEL

Fico imaginando em qual posição estaria hoje o RS, caso as campanhas não tivessem sido deflagradas. Aí, certamente, os gaúchos estariam ocupando os últimos lugares. Um horror. Detalhe desastroso: a cada aumento de salário concedido aos professores, quem mais onera a folha de pagamento da classe são os professores aposentados. Pode? No RS pode! Sabem porque nada muda? Porque falta o combustível EDUCAÇÃO, gente. Simples, não? Pois é...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • STF
    A posse de Joaquim Barbosa, como presidente do STF, deixou claro a falta de Justiça no país. Todos que foram lá só tinham um motivo: comemorar o resultado do julgamento do Mensalão. O resultado inédito diz bem o quanto não havia Justiça no Brasil.
  • 26° FÓRUM DA LIBERDADE
    Na próxima terça-feira, 27, às 11h, na Torre da Claro, a diretoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) vai apresentar a programação do 26° Fórum da Liberdade.
  • LIVRO
    Nesta segunda-feira (26), às 19h30min, ocorre o lançamento do livro: Privatize Já, do economista Rodrigo Constantino, em Porto Alegre. O evento será na livraria Cultura, no Bourbon Shopping Country. O livro é lançado pela LeYa Brasil e tem o apoio da Revista VOTO e do IEE.
  • CAFÉ COM LOJISTAS
    Na quarta-feira, 28, o Sindilojas Porto Alegre realizará mais uma edição do Café com Lojistas. Na 11º edição do evento, Roberto Resende apresentará o tema ?Varejo Multicanal e o novo ponto de venda?. O evento acontece às 8H30M, no auditório Henrique Gerchmann, localizado na Rua dos Andradas, 1234/9º andar, Porto Alegre.

FRASE DO DIA

EU TOCO O FUTURO. EU ENSINO.

Anônimo