Artigos Anteriores

GRANDE ESTADO BOLIVARIANO

ANO XIV - Nº 007/14 -

APOIO

A Venezuela continua nas manchetes dos noticiários de vários meios de comunicação do mundo. Graças, naturalmente, às atitudes e projetos de seu ditador Hugo Chávez. Que quer dominar e governar a América Latina de qualquer forma, onde os países aliados do continente latino comporiam o seu pretendido Grande Estado Bolivariano.

DE DIREITO

Se, de fato, a Venezuela já vinha sendo governada por Hugo Chávez, de forma ditatorial, dentro de poucos dias o tal regime será instalado definitivamente por lei. Até porque ninguém imagina que a mudança na Constituição, que vai conferir direitos inimagináveis ao ditador, não seja aprovada pelo povo.

MARCADOS

A situação por lá está de tal forma que a aprovação já é coisa líquida e certa. E nada tem de democrática como muita gente até imagina. Na verdade, quem se manifestar contra a perpetuação de Chávez no poder já estará marcado. Da mesma forma como estão sendo perseguidos todos aqueles que tomaram a mesma atitude no caso da RCTV e outras coisas mais.

IMAGINAÇÃO

Assim, a construção do Grande Estado Bolivariano, aos poucos vai tomando forma. Embora tudo esteja em claro processo de implementação, muita gente por aqui, há poucos dias atrás contestou as minhas opiniões dizendo que tudo era fruto de minha doentia imaginação. Coisa de lunático, melhor dizendo.

EVO MORALES

Pois, na mesma linha de Chávez, o presidente da Bolívia, Evo Morales, já mostra a mesma disposição. E conta, inclusive, com o forte armamento adquirido pelo colega Chávez para esmagar eventuais dissidentes ao novo regime latino. Com tudo isto acontecendo e divulgado, eu é que sou o lunático. Pode?

BLOCO BOLIVARIANO

Chamo a atenção, pela enésima vez, que o governo brasileiro se diz parceiro e sócio do grupo, cujo nome é Foro de São Paulo. Grupo este que está agindo de todas as formas para integrar a Venezuela ao Mercosul, bloco que muito em breve passará a adotar outra denominação, com toda a certeza. É provável, inclusive, que venha a ser chamado Bloco Bolivariano.

QUESTÃO DE TEMPO

É óbvio que a forma que está sendo adotada pelo governo brasileiro para chegar ao mesmo fim é bem diferente daquela adotada por Chávez. Aqui, com os programas sociais assistencialistas em curso, e as contratações espetaculares que estão sendo feitas pelo governo, tudo vai acontecer pela via democrática. Mas, os destinos do Brasil, pela forte amizade manifestada pelos nossos governantes para com os populistas e ditadores latinos, e pelo comprometimento com os objetivos definidos no Foro de São Paulo, em pouco tempo já estaremos compartilhando do Grande Estado Bolivariano. Tudo é uma questão de tempo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MESAS REDONDAS
    O Mesas Redondas especial de amanhã, 06 de novembro, vai apresentar a palestra - A Qualidade Impulsionando a Competitividade do setor de TI: o modelo MPS.BR -, com José Antonio Antonioni, Presidente da SOFTSUL e Diretor da SOFTEX, além de depoimento das empresas Advanced It e Qualità. A reunião-almoço acontece especialmente junto (mesmo dia e local) a SENACTECH, das 12h às 14h, no Hotel Plaza São Rafael.
  • CIA. DO ANO
    A Aracruz Celulose foi escolhida a Cia. do Ano do setor de Papel e Celulose no Prêmio Financial Officer 2007 que homenageia as companhias que mais se destacaram no ano em diversos setores, seguindo a estrutura adotada pela CVM, alcançando 300 companhias abertas listadas na Bovespa.
  • FESTIVAL DE QUILT E PATCHWORK
    A décima edição do principal evento de quilt e patchwork da América do Sul inicia na próxima quarta-feira, dia 07, no Serrano Centro de Convenções em Gramado/RS. O objetivo do evento é projetar as artes milenares do gênero e proporcionar o encontro e a troca de experiências entre quilteiras de todos os lugares.
  • LUTO
    Integrantes do Movimento Luto pelo Brasil estarão presentes na Feira do Livro de Porto Alegre na próxima terça-feira, dia 6 de novembro, a partir das 14h. A idéia é aproveitar o espaço da cultura para divulgar as ações e crenças do movimento que nasceu a partir da indignação de cidadãos comuns. Crescendo e ganhando integrantes a cada dia, o Movimento Luto pelo Brasil (www.lutobrasil.blogspot.com) terá ainda uma programação intensa até o final do ano. A cada final de semana uma ação acontece em algum ponto da cidade, sempre com distribuição de panfletos, venda de camisetas e transmissão de informações sobre o Movimento.

FRASE DO DIA

DEVEMOS PROSPERAR POR MERECIMENTO, E NÃO POR PROTEÇÃO.

Plauto