Artigos Anteriores

GOVERNADOR SEM JUÍZO

ANO XIV - Nº 007/14 -

RESPONSABILIDADE NO RS

Como foi amplamente noticiado Brasil afora, nos últimos dias de 2015, o governador José Ivo Sartori, do RS, festejou a aprovação da importante Lei de Responsabilidade Fiscal em tumultuada sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado. 

CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Pois, com a aprovação da LRF, é de se supor que todos os gaúchos (ao menos aqueles que têm cérebro em razoáveis condições de funcionamento) devem ter entendido, claramente, que todo governante que ousar descumprir com a referida Lei estará cometendo CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

ESFORÇO

Como o governador Sartori fez um grande esforço para conseguir obter aprovação da LRF, o que mais espero é que cumpra à risca tudo aquilo que ele mesmo colocou no texto da Lei. Até porque ele deve saber muito bem qual a penalidade que está sujeito caso resolva pelo seu descumprimento.

 

PENA

É sempre bom lembrar que a pena para o governante que deixa de cumprir a LRF não é a prisão, mas tão somente a perda do mandato, o que significa, com todas as letras, o IMPEACHMENT.

CONTRA O IMPEACHMENT

Ora, depois de assistir o exaustivo esforço que o governador José Ivo Sartori fez para ver a LRF do RS aprovada, confesso que fiquei pasmo com a declaração que deu, ontem, no programa Frente a Frente, da TVE, ao afirmar que é contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. 


 

PROCESSO DE IMPEACHMENT

O governador do RS, por incrível que possa parecer, disse, alto e bom som, o seguinte:

- Pelo que está posto no processo, mesmo que as pessoas sejam de alta respeitabilidade jurídica e constitucional, acho que até o momento não existe isso, tem que aparecer uma coisa MUITO MAIS CONCRETA E OBJETIVA PARA DAR CURSO A ESSA SITUAÇÃO.

CONCRETO E OBJETIVO

Pelo amor de Deus, caro governador Sartori: a presidente Dilma cometeu CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Isto está mais do que provado pelo Tribunal de Contas da União. Como tal, como diz a Lei, a pena é o IMPEACHMENT. 

A declaração dada ontem, no Frente a Frente, dá uma pista perigosa: o governador se antecipa em dizer que o eventual descumprimento da LRF do RS, não deve ter punição. Segundo a afirmação de Sartori, não é algo CONCRETO E OBJETIVO. Pode? Ora, bolas, governador...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • GRAU BOLIVARIANO DE DESENVOLVIMENTO

    A perda do Grau de Investimento do Brasil, sem tirar nem por, está diretamente ligado à obtenção do Grau Bolivariano de Desenvolvimento. Em palavras corretas, significa que o SELO DO FRACASSO só é concedido aos países que, de forma sistemática, CRESCEM NEGATIVAMENTE.
     

  • RANKING

    Para aqueles que têm alguma dúvida desta inabalável vontade que os petistas&cia mostram pelo atraso, vejam que no ranking de 42 países, o nosso PIB ocupa a 41ª posição, no terceiro trimestre de 2015.

    A queda de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, em relação a igual período de 2014, manteve o Brasil na penúltima posição no ranking de 42 países, segundo estudo feito pela Austin Rating.

    A economia brasileira teve desempenho menos pior apenas que a da Ucrânia, que convive com uma guerra civil e cujo PIB encolheu 7% no período. Até a Rússia, que além de crise econômica enfrenta embargo de países ocidentais, passou o Brasil no segundo trimestre — seu PIB encolheu 4,1% no trimestre, colocando-a na 40ª posição da lista.
     

  • INVESTIMENTOS

    Nos resultados do acumulado do ano até o terceiro trimestre, o principal destaque negativo, mais uma vez, ficou a cargo dos INVESTIMENTOS (-12,7%), refletindo o ambiente político extremamente conturbado e que afeta diretamente a contínua perda de confiança na economia — observou Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating e responsável pela elaboração do ranking.

  • CONEXÃO VAREJO

    A cada novo ano as expectativas do varejo se renovam e é importante preparar o negócio para enfrentar o ciclo que começa. Esse é o objetivo da primeira edição de 2016 da Conexão Varejo, que aborda técnicas para começar o ano de forma positiva na sua empresa. A matéria especial da revista traz dicas de especialistas para que o seu negócio esteja preparado para superar os desafios do ano com segurança e tranquilidade, além de lições de 2015 e previsões para o novo ano que se inicia.

    Os exemplares da Conexão Varejo, do Sindilojas Porto Alegre são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pelo Sindicato, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da publicação estão disponíveis para download em formato digital no site: www.sindilojaspoa.com.br. 

FRASE DO DIA

O governo é como um bebê: um canal alimentar com um enorme apetite numa ponta e nenhum senso de responsabilidade na outra.

Ronald Reagan