Artigos Anteriores

GESTÃO DA INCOMPETÊNCIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

Se é verdade que a presidenta Dilma Rousseff quer que os Ministérios sejam ocupados por gente com perfil mais técnico, sugiro que ouça e leia o que disse o ministro Guido Mantega, ontem. Seria o bastante para que mandasse Mantega pra casa. Demissão por justa causa.

TAXA DE INVESTIMENTO

O infeliz, ao invés de admitir que a taxa de investimentos do país é baixa porque a carga tributária é excessivamente alta e os gastos públicos são exagerados, com total ignorância colocou a culpa na crise financeira internacional. Pode?

JOGAR A TOALHA

Com gente assim no comando da economia do nosso país, como posso continuar insistindo com a necessidade das Reformas Estruturais? Reformas, repito, únicas capazes de fazer aumentar a nossa taxa de investimento. É de jogar a toalha, não?

REFORMAS NOS ESTÁDIOS

As únicas reformas que estão em curso, no Brasil todo, são as dos estádios de futebol, que precisam estar concluídos para a Copa de 2014. Reformas que vão no sentido totalmente inverso do que o país necessita, pois além do alto custo para os cofres públicos são superfaturadas. Que tal? Cai fora, Mantega.

AYN RAND

Embora nada vá mudar no nosso pobre país, ainda assim sugiro a leitura da frase proferida pela filósofa e escritora Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa. Eis:

FRASE

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; Quando você comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; Quando você perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; Quando você perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; ?Então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada. É o nosso caso, infelizmente.

INCOMPETENTES

Pelo que está fazendo no DNIT, a impressão que Dilma nos dá é que os corruptos devem ser varridos dos ministérios. Acontece que os incompetentes também são tão prejudiciais ao país quanto os corruptos. Talvez maiores, no meu entendimento. Pelo que Mantega declarou, Dilma já tem um bom motivo para se ver livre do tipo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • TURISMO
    O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ontem o bloqueio de bens do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), organização não governamental, safada, que assinou convênio com o Ministério do Turismo e está sendo investigada pela Polícia Federal.
  • ALGEMAS
    O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, defendeu ontem a atuação do Judiciário na prisão das 36 pessoas envolvidas na Operação Voucher. Ele refutou críticas de políticos que alegaram que houve abuso de poder do Judiciário e do Ministério Público no caso. Ainda bem.
  • FAXINA
    Começou a faxina na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O atual procurador-geral da companhia, Rômulo Gonçalves Jr., será afastado. Em seu lugar assumirá Rui Magalhães Piscitelli, procurador federal da Advocacia-Geral da União.
  • AEROPORTO
    Para tratar do andamento das obras do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o prefeito José Fortunati recebeu o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, e o superintendente da regional Sul, Carlos Alberto as Silva Souza. De acordo com Souza, a região está em primeiro lugar no país, em termos de cronograma de obras para a Copa de 2014. Em relação ao aparelho antineblina, o ISL, foi informado ao prefeito que a previsão de instalação é para dezembro de 2012. Sobre o terminal, Souza destacou que já foi finalizado o projeto de ampliação que deverá estar concluído em dezembro de 2013. Será?

FRASE DO DIA

DE CEM FAVORITOS DO REI, NOVENTA E CINCO FORAM ENFORCADOS.

N. Bonaparte