Artigos Anteriores

FREE SHOP, NO BRASIL, É FRIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

PAPEL DE BOBO

Como os brasileiros são educados para cumprir e desempenhar o papel de bobo, por óbvio não seria nos Free Shops, ou lojas Tax Free, que existem nos aeroportos internacionais do Brasil que viriam a ser tratados de forma diferente.

CARGA TRIBUTÁRIA

Diante das facilidades que se oferecem para fazer viagens ao exterior, os brasileiros que já experimentaram este prazer têm noção do quanto é elevada a nossa carga tributária. Sabendo disso, quando informados de que alguma mercadoria estrangeira pode ser adquirida, aqui no Brasil, com isenção de impostos, suas veias de consumo ficam estimuladas.

SEM CONCORRÊNCIA

É aí, gente, que mora a inocência. Nos aeroportos brasileiros, os donos dos Free Shops do Brasil fazem os consumidores acreditarem que estão fazendo um grande negócio quando compram nos seus estabelecimentos. Como não têm concorrência, aumentam descaradamente o preço das mercadorias quase que na mesma proporção da redução do valor do imposto.

GANÂNCIA EXPLÍCITA

De novo: como os Free Shops não têm concorrentes, fica ao gosto do dono do negócio a colocação do preço que bem entender nas mercadorias ofertadas. Com isso, o consumidor, ao se livrar da ganância tributária, mal sabe que está se submetendo à ganância do empreendedor monopolista.

EUA E EUROPA

A confirmação dessa prática pode ser conferida, claramente, tanto nos Free Shops de aeroportos de outros países quanto nas lojas de rua, onde o imposto é cobrado. Na maioria das lojas americanas e europeias, por exemplo, (nem estou, portanto, comparando com lojas Tax Free), inúmeros produtos têm preços inferiores aos praticados nos nossos Free Shops.

TRAUMA

Como se vê, o trauma dos IMPOSTOS ELEVADOS faz com que a existência dos Tax Free seja suficiente para deixar os consumidores brasileiros em Pé de Compra. Ou seja: aqui, produto isento de impostos só livra o consumidor de ser bobo do governo. Por falta de concorrência se tornam bobos dos donos dos Free Shops. Isto, para que fique bem entendido, se resolverem consumir nos seus estabelecimentos.

CONSELHO

Portanto, o que resta é aconselhar: para diminuir o tamanho da babaquice, que já faz parte do DNA do brasileiro, o negócio é comprar o que se pode, tem direito e vontade, nos aeroportos do exterior, na hora do embarque para o Brasil. De novo: comprar aqui é fria.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DIA DOS NAMORADOS
    O Dia dos Namorados deve alavancar as vendas do varejo em 7,5%. A estimativa é do Departamento de Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS. De acordo com o estudo, o setor de vestuários e calçados é o mais procurado nesta época e deve alcançar aumento de 20%. Os artigos de uso pessoal, principalmente tablets e smartphones também serão beneficiados, com acréscimo de procura estimado entre 7 e 11%
  • LOJA SUSTENTÁVEL
    Manejo de água da chuva, uso de sacolas recicláveis e até a redução de papel para pacotes de presentes são ações simples, mas que podem representar um ganho inestimável para o meio ambiente. Projetos como esses serão certificados e premiados pela CDL Porto Alegre, na segunda edição do programa Loja Sustentável. Todas as informações sobre o programa e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site www.cdlpoa.com.br/lojasustentavel. Informações para lojistas podem ser adquiridas pelo telefone 3017-8000.
  • FESTIVAL
    Começa hoje, 5, o 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O evento, que terá como tema Razão & Emoção, será realizado no Serra Park, em Gramado. A programação contará com uma diversidade de temas, que abordarão questões científicas ? por exemplo, como a mente humana toma decisões ? e comportamentais ? como a emoção de criar.
  • VACINAÇÃO
    A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia neste sábado (08) em todo o país. No Rio Grande do Sul, mais de cinco mil pontos de vacinação (dois mil fixos e três mil volantes) farão a imunizando contra a paralisia infantil em crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos.

FRASE DO DIA

A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela.

Max Frisch